Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Dia Nacional de Luta e Denúncia contra o Racismo, neste 13 de maio

 


Adendo do blog rafaelrag. Nenhum governo federal ainda se preocupou com a  educação do Negro e de pessoas humildes. Não é programa de pequena ajuda financeira como o pé-de-meia que resolve a situação dos quilombolas. È preciso uma educação de qualidade, tendo acesso a laboratórios de informática, material de esporte, organização de torneios de futebol e outras modalidades de esporte. É preciso ajudar na divulgação e orientação na inscrição de processo seletivo, como as vagas do curso de educação do campo da UFCG, campus Sumé, para quem fez o ENEM 2018 a 2023 ou o ensino médio ou ENCCEJA. Quem da UFCG, procurou a comunidade quilombola para divulgar e orientar a fazer a  inscrição? Teve quem  queria fazer e não conseguiu até o dia 8 de maio, prazo curto da inscrição. Ainda hoje duas jovens  quilombolas de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande tentaram, mas estava fora do prazo.  Sendo que esse mês teremos três bolsistas quilombolas de Caiana dos Crioulos, que irão concluir o curso de educação do campo da UFCG e estão de parabéns. Elas  não tiveram tempo de fazer a divulgação. 

No Brasil, o período escravocrata durou quase quatro séculos e teve fim no dia 13 de maio de 1888, sendo o último país das Américas a abolir a escravidão. Faz-se necessário questionarmos o protagonismo da princesa Isabel nessa data, pois os negros nunca aceitaram a escravização, resistiram à sua maneira, seja por meio das fugas, revoltas, formação de quilombos, bem como a atuação do Movimento Abolicionista, além de outras formas de resistências. 

Mas o que aconteceu com os negros egressos do cativeiro? Como foram tratados no 14 de maio? Essas questões merecem reflexões. No Pós Abolição e nas primeiras décadas da nascente República (1889), ficou evidente os limites da liberdade e da cidadania, como bem pontuou Oliveira Silveira (2012), “Treze de maio traição, liberdade sem asas e fome sem pão”.

Diante disso, na década de 1970 o Movimento Negro lutou para que 13 de maio fosse considerado um dia nacional de denúncia da existência do racismo e da discriminação racial.


Racismo é crime. Denuncie! ✊🏿

O texto aqui postado replica boa parte do texto encaminhado pela profa. Angélica e de autoria do Neabi da UFAC. 

 No mês de maio teremos 4 estudantes concluintes desse curso, Edilene da serra de Paquivira, as quilombolas Ednalva, Daiane e Simone.

 https://rafaelrag.blogspot.com/2024/04/ufcg-abre-50-vagas-para-vestibular-de.html?m=1

     A prova de redação acontecerá no próximo dia 22 de maio, das 14h às 16h, em Sumé. Veja a lista das inscrições homologadas. 

https://rafaelrag.blogspot.com/2024/05/homologacao-das-inscricoes-para-o-cirsp.html?m=1

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário