Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Páginas
▼
sexta-feira, 1 de março de 2024
Aula 08-23.2-Instrumentação I- Força de Atrito, professor Rafael, nesta sexta, 1
A Força de atrito é Responsável por você Caminhar.
Hoje, é a Aula 08-Instrumentação I- Coeficiente de Atrito, nesta sexta, 1 de março.
Experimentos Propostos para a disciplina de Física Geral Experiemnteal I:
1) Aceleração experimental no MRUV, usando um trilho de cortina ou um carrinho ou uma linha esticada
2) Lançamento horizontal, usando uma calha de madeira ou de borracha(mangueira)
3) Leis de Newton, usando um carrinho e polia
4) Força de Atrito, usando dois pedaços de madeira
A Força de atrito é uma força de resistência, contrária a direção do movimanto. Ela é responsável por você conseguir sentar e um carro fazer uma curva.
Ao empurrarmos uma caixa sobreuma superfície asparas temos dificuldade não pelo peso e sim pela força de resistência denominada de Atrito. Depois de vencer a força de atrito estático, teremos a força de resistência de atrito dinâmico, cujo coeficiente de atrito cinético é menor do que o coeficiente de atrito estático.
Respostas Comentadas do ENEM 2012 ENEM 2012. questão 52. Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:
A resposta é a letra A. A força de atrito estática não é constante, ela é crescente até um valor máximo. Após esse valor ela passa a ser força de atrito dinâmica e, agora, sim possui um valor constante, que é menor que a estática. No caso dos freios sem ABS, as rodas vão travar a partir de uma certa pressão aplicada no pedal. Antes dessa situação limite, o atrito é do tipo estático e a partir daí passa a ser dinâmico. No caso dos freios com ABS, a intenção é não travar as rodas, ou seja, manter o atrito sempre estático.
Questão do ENEM 2013. Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
Iniciamos colocando as forças que atuam na tábua, o peso, as forças de normais, devido ao contato na parede(Força vertical) e no pino (Força horizontal).
Veja mais detalhes sobre outras soluções no seguinte Link
Nome: Danilo Gonçalves Sousa
ResponderExcluirMatrícula: 522110172
Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO EM CIEN NAT E SUAS TEC I
OK!
Nome: Maria da Guia Santos de Souza
ResponderExcluirMatrícula: 522110071
Disciplina: Inst em Cien Nat e Suas Tec
Ok!
Nome: Bicarla Souza Santos
ResponderExcluirMatrícula:522110124
Disciplina: Inst em Cien Nat e Suas Tec
Ok!
Nome: Carolina Felix Silva
ResponderExcluirMatrícula: 522110120
Disciplina: Instrumentação em Cien Nat e suas Tec l
Ok.
Nome: Raiana Reure da Silva Santos
ResponderExcluirMatrícula: 522110239
Disciplina: Introdução a pesquisa em física
Ok.
Nome: Taise Abigail Martins da silva
ResponderExcluirMatrícula:522110039
Disciplina:INSTRUMENTAÇÃO EM CIEN NAT E SUAS TEC I
OK!