Páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Aula 07, 2023.2. Prática de Ensino II, Lei de Gauss e Ddp no Ensino Médio, ministrada pelo Professor Rafael, acontecerá nesta quinta, 22

 

 Veja o vídeo  sobre a primeira equação de Maxwell do eletromagnetismo: a lei de Gauss. 

 

Na aula 07 da disciplina de Prática  II o professor Rafael fez  uma revisão sobre condutividade, condutor, isolante e semi-condutor. A força elétrica(lei de Coulomb) devido a um par de partícula com cargas elétricas(pontos materiais com cargas elétricas). Ele faz uma análise também dos processos de eletrização.

Esta aula 07- 2023.2-Prática II-Lei de Gauss e o Consumo de Energia-Professor Rafael-22/02/24 é baseada na Live de Instrumentação II, em 18 de março de 2021, com o professor Rafael. Nesta live são vistos os seguintes temas: Diferença de Potencial elétrico, linhas de força e Lei de Gaus. É visto também o conceito de energia de consumo.

Segue o vídeo da aula 07, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta quinta-feira, 22. No final desta postagem foi colocado o link da live anterior sobre o campo elétrico

Na avaliação dessa disciplina, o estudante deve fazer um resumo de cada aula, fazer experimentos com materiais de baixo custo, relatórios técnico científico  e plano de aula, no nível de ensino médio.

Lei de Gauss para condutores e não-condutores. Veja como foi a live sobre a lei de Gauss, diferença de potencial elétrico (Ddp) e o consumo de energia elétrica no IQUANTA da UFCG, campus sede.

 


Por que as Linhas de Força nunca se cruzam?




Como introduzir a Lei de Gauss no Ensino médio?

A lei de Gauss estabelece a relação entre o fluxo e o campo elétrico. com a carga elétrica dentro de uma superfície fechada, denominada de superfície gaussiana.

       qint
ϕE = ____,
  
     ∈0

sendo ϕE o fluxo elétrico, qint a carga líquida no interior da superfície gaussiana e é a  constante de permissividade elétrica no vácuo, que está relacionada com a constante eletrostática no vácuo,

k0=1/( 4𝛑∈0)=9x109(Nm2)/C2 
Note que a unidade de medida da constante do eletromagnetismo denominada de constante de permissividade elétrica no vácuo 0 é o inverso da unidade da constante eletrostática, ou seja, 
 0=8,85x10-12(C2/Nm2).

Não importa as posições das partículas com cargas elétricas dentro da superfície gaussiana.  Por exemplo, se dentro da superfícies tem 3 partículas com as seguintes cargas elétricas: 

q1= -3e        q2=2e              q=-5e      

Então, obtemos o seguinte valor da carga líquida dentro da superfície gaussiana:  

qint=-3e+2e-5e=-e-5e=-6e.

 Lembre-se que a carga elementar, no SI, tem a seguinte intensidade:

e=1,6x10-19C.

Iremos considerar nesta disciplina somente os casos em que o campo elétrico é constante e, por sua vez, o fluxo elétrico torna-se:

ϕE =EAcos(θ).

Com cos(θ) sendo o cosseno do ângulo θ(theta) formado entre o vetor unitário perpendicular a superfície de área A e a direção do campo elétrico.

Veja mais




Veja mais









Blog rafaelrag

6 comentários: