Páginas

domingo, 22 de outubro de 2023

XX SNCT, último dia, neste domingo, 22. Do que Somos Feitos e o LHC | Física para Todos


Hoje é o último dia da XX Semana nacional de ciência e tecnologia(SNCT).

 
Veremos nesta postagem, a palestra do professor Alexandre Suaide do IFUSP sobre o acelrador de partícula LHC, que tem 27km de circunferência.  O circulo amarelo representa o LHC, que foi construído no subsolo.




Quem usou um televisor de tubo, tinha um acelerador de partículas em casa.

Do que somos feitos? Qual a nossa origem? Como será o nosso futuro? Estas são algumas das perguntas mais importantes que a humanidade vem se fazendo desde a sua origem. Hoje em dia podemos abordar estas perguntas sob o ponto de vista da filosofia, biologia, química e, também, da física.


O processo de colisão das partículas elementares tem um tempo muito curto.


Os acelradores são cada vez maiores e mais potentes. Pois, quanto menor for a estrutura de um ojeto que os f'ísico de part;iculas estudam é preciso a energia cada vez maior.

Nesta live do ciclo Física para Todos, o Professor Alexandre Suaide do IFUSP discorre sobre como são entendidas as estruturas mais básicas do universo, além de como cientistas investigam suas propriedades de modo a procurar respostas para alguns dos questionamentos mais fundamentais da humanidade. *Mais informações em bit.ly/FisicaParaTodos

 


Veja mais


Nos anos de 1950  se inventor acelaradores mais potentes e foram descobertas outras paratículas. Hoje, temos mais 600 partículas parecidas com prótosn e nêutros.

Murray Gell- Mann faleceu em fevereiro de 2019.




Hoje faz 11 anos que os Bósons de Higgs foram descobertos.
De onde vem a nossa massa?













 Blog rafaelrag

Um comentário: