Páginas

sábado, 28 de outubro de 2023

Quilombola de Caiana dos Crioulos faz reivindicação para construir sua barraca

 


Professor Rafael Rodrigues, um dos incentivadores na educação dos jovens quilombolas, entre as suas reivindicações, ele destaca a falta de curso preparatório completo para o ENEM, no quilombo Caiana dos Crioulos.  Ele tem feito um esforço voluntário e mantém o seu curso de reforço GEMAG, tendo dicas de Física, matemática e redação. O professor Rafael ajuda também, no preenchimento de formulários do ENEM, de bolsas quilombolas,  esporte, cultura, solicitação de documentos, etc

Uma quilombola mãe de Caiana dos Crioulos faz uma reivindicação dizendo que não está conseguindo construir sua barraca de barro. Ela está sendo obrigada a construir uma barraca com barro, para a festa da consciência negra, na comunidade, sendo que ela estaria satisfeita se a sua barraca fosse feita com palhas apenas.

Fica a pergunta por que a prefeitura municipal não faz essa barracas para a festa da consciência negra de Caiana dos Crioulos? Falta apoio e incentivo aos jovens quilombolas.

Eu sempre disse essa frase, os descendentes da escravidão continuam vivendo vida de escravo e ainda enfrenta o racismo em Alagoa Grande-PB. Vemos jovens quilombolas trabalhando em casa de família, mesmo tendo sido classificada e desistiu para estudar na UFCG, campus Cuité-PB, tendo uma bolsa quilombola no valor maior do que um salário mínimo e podendo acumular com outras bolsas da UFCG.

Por exemplo, Ednalva Nascimento do quilombo Caiana dos Crioulos é bolsista quilombola no curso educação do campo da UFCG campus Sumé e está acumulando a bolsa do PIBIC, no projeto de pesquisa sobre Física moderna, supersimetria em mecânica quântica, sob a orientação do professor Rafael Rodrigues .

Bolsa quilombola é uma assistência ao estudante morador de quilombo, no valor de R$1400,00.

BIBIC é uma bolsa de estudo para fazer pesquisa, no valor de R$700,00.


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário