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segunda-feira, 24 de julho de 2023

UFPR sediará a 75ª Reunião Anual da SBPC, em Curitiba-PR, de 23 e 29 de Julho. Mesa redonda: O Novo Ensino Médio

 No final dessa postagem você enontra todos os mini-cursos.

Mesa redonda: O NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DOS JOVENS BRASILEIROS E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Data: 23 a 29 de julho de 2023
Local: Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR
Tema: Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido
SBPC e UFPR

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizarão a 75ª Reunião Anual da SBPC, em Curitiba, entre os dias 23 e 29 de julho de 2023. As atividades serão realizadas no Campus Centro Politécnico da UFPR, Complexo da Reitoria, Praça Santos Andrade e Prédio Histórico da UFPR. Algumas atividades serão virtuais. O tema central desta edição é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

A programação contará com atividades de diversas áreas do conhecimento, com temas importantes da atualidade, para estudantes, professores, pesquisadores, profissionais diversos e o público em geral. Entre os temas que serão abordados, destacam-se:
1. Mudanças climáticas e a descarbonização da economia
2. Riscos climáticos em áreas urbanas
3. Construção de instituições e cultura política democráticas
4. Direito à educação: melhoras no processo de ensino-aprendizagem na educação básica
5. Desafios e mudanças no ensino superior
6. Cultura: preservação, criação e acesso
7. Ciência Básica e os 17 ODS
8. Aguando as cidades e o campo
9. Inclusão social e diferentes dimensões das desigualdades
10. Fome
11. Desafios para infraestrutura de pesquisa em todas as áreas
12. Guerra e paz
13. Desarmamento da população
14. Saúde
15. Sociedade digital e vigilância
16. A preservação dos biomas e biodiversidade
17. A década dos oceanos
18. Construção de um sistema energético sustentável.

Veja os formatos de programações no menu “Atividades”.

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

O evento é aberto ao público e, com exceção da participação em webminicursos (que requer matrícula antecipada), todas as atividades são abertas para qualquer pessoa que quiser assisti-las e frequentar as exposições ou outras atividades do evento!

Efetue sua inscrição de forma gratuita ou com o pagamento de taxa (de acordo com sua participação). Todos os inscritos que fizerem o credenciamento durante o evento terão direito ao certificado online de participação geral.

O pagamento de taxa de inscrição é necessário para quem fizer a submissão de trabalho ou desejar receber o material do evento. Para frequentar webminicurso será cobrada a taxa de matrícula no mesmo.


As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.


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Para manter-se informado sobre as atividades da SBPC lhe convidamos a tornar-se sócio (caso ainda não seja). Mais informações:

Lista de webminicursos:


WMC-01: MATEMÁTICA E REALIDADE ESPACIAL: RUPTURAS E APROXIMAÇÕES DE EUCLIDES A HILBERT

Proponente: UFPR

Ministrantes: Leônia Gabardo Negrelli (UTFPR) e José Carlos Cifuentes (UFPR)

Ementa: A problemática sobre a conceitualização do espaço, seja como palco da realidade ou como parte de sua essência, foi assunto das diversas formulações da geometria desde Euclides até Hilbert, passando por Descartes e Klein. Nesse processo, o método axiomático revela-se fundamental, sendo sua evolução produto de diversas rupturas ontológicas e epistemológicas que o consolidam como parte do conhecimento matemático e científico atuais. O objetivo deste minicurso é apresentar e discutir essa problemática, permeada por um olhar filosófico da matemática, elemento significativo na educação científica.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Professores do ensino fundamental II e do ensino médio, estudantes de graduação e de pós-graduação.

Carga horária: 6 horas



WMC-02: BIOESTATÍSTICA: DA BANCADA À METANÁLISE

Proponente: UFPR

Ministrantes: Quelen Iane Garlet (UCPel), Cláudia Sirlene de Oliveira (IPPPP) e Diancarlos Pereira de Andrade (IPPPP/FPP)

Ementa: O curso englobará noções básicas de bioestatística, discussão de artigos, interpretação de resultados e aplicação de testes estatísticos. Discussões sobre o número amostral, normalidade dos dados e qual teste estatístico usar serão prioridade.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Alunos de Pós-graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-03: INTRODUÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SOCIEDADE

Proponente: UFPR

Ministrante: Fabia Cristiane Ioscote (UFPR)

Ementa: Aspectos históricos e conceituais em torno da Inteligência Artificial. Transformações e aplicações: pesquisas e avanços tecnológicos; principais técnicas de IA; aplicações e transformações em diferentes setores; Cidades inteligentes; usos e apropriações; relações humano-algoritmo; IA e a comunicação em ambiente convergente. Implicações: dilemas éticos, econômicos, socioculturais e comunicacionais em relação ao uso da IA. Futuro da IA: panorama em tópicos emergentes como AIoT (Artificial Intelligence of Things); 5G; Metaverso; perspectivas futuras (tecnológicas, econômicas e socioculturais).

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 8 horas



WMC-04: A ERA DOS GRANDES OBSERVATÓRIOS E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA

Proponente: UFPR

Ministrantes: Rita de Cássia dos Anjos (UFPR), Alexandre José Tuoto Silveira Mello (UTFPR) e André Fabiano Steklain Lisbôa (UTFPR)

Ementa: Em 2023, comemoramos 111 anos desde que Victor Hess descobriu os raios cósmicos com voos de balão; nestes mais de 100 anos de estudo, avançamos em várias descobertas em altas energias. Descreveremos o funcionamento de alguns dos grandes Observatórios terrestres construídos para medir partículas multimensageiras: o Observatório de partículas Pierre Auger; o Cherenkov Telescope Array que detecta radiação gama e o experimento DUNE, dedicado ao estudo de neutrinos. Estes experimentos são formados por diversos países em busca de uma ciência diversa, gerando inovação e desenvolvimento para todos.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-05: COMO A EXPRESSÃO DE SEUS GENES É REGULADA?

Proponente: SBPC

Ministrante: Ana Maria Bonetti (UFU)

Ementa: Reconhecer a expressão dos distintos fenótipos dos organismos eucariotos como resultado da expressão dos genes e de sua interação com o ambiente, por meio de regulação específica. Entender a regulação da expressão gênica como base da diferenciação celular e do funcionamento equilibrado dos diferentes tipos celulares em um organismo pluricelular.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante

Carga horária: 6 horas



WMC-06: PRÁTICAS CORPORAIS E SAÚDE MENTAL

Proponente: CBCE

Ministrantes: Heitor Martins Pasquim (UNIFESP), Felipe Wachs (UNIFESP) e Sanderson Soares Silva (UFNT)

Ementa: O curso apresenta e discute a relação entre as práticas corporais e a saúde mental. Serão desenvolvidos três blocos temáticos: práticas corporais, promoção de saúde e o processo de mudança no modelo assistencial; práticas corporais, sofrimento psíquico e a organização do cuidado; álcool, drogas e as práticas corporais. Espera-se que o participante vivencie uma perspectiva crítica à sistemática causal que apresenta a atividade física como “pílula” contra transtornos, abusos e dependências.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-07: PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Proponente: UFPR

Ministrantes: André Cesar Furlaneto Sampaio (Sociedade Chauá), Pablo Melo Hoffmann (Chauá) e Ollyver Mauricio Rech Bizarro (Sociedade Chauá)

Ementa: Curso sobre conceitos básicos e passos dos métodos de marcação de matrizes, coleta de sementes e organização de viveiro utilizados pela ONG Sociedade Chauá em seu principal projeto destinado a produção de mudas de espécies ameaçadas. Trabalharemos: conceitos de espécies ameaçadas, busca e marcação de matrizes, organização de lotes de coleta, principais técnicas de produção das principais espécies.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-08: CONSTITUCIONALISMO FEMINISTA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO

Proponente: UFPR

Ministrantes: Ana Cláudia Milani e Silva (UFPR), Emmanuella Magro Denora (UFPR) e Fábio Rezende Braga (UFPR)

Ementa: O curso tem como objetivo examinar a perspectiva de gênero como campo de estudo necessário para uma transformação educativa dos espaços de inteligibilidade do direito, tendo como base os entrelaçamentos entre a abordagem oferecida pelo constitucionalismo feminista, o ensino jurídico e o Direito.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Alunos de graduação

Carga horária: 8 horas



WMC-09: CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA ECOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL

Proponente: ECOECO

Ministrantes: Andrei Domingues Cechin (UnB), Cecília Lustosa (UFAL) e Anderson Henrique dos Santos Araújo (UFAL)

Ementa: O curso aborda o debate sobre a (in)sustentabilidade ambiental do desenvolvimento brasileiro a partir de conceitos fundamentais da economia ecológica, de uma perspectiva biofísica para a evolução recente da economia brasileira e de um olhar sistêmico para inovações e políticas públicas.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-10: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ABERTA PARA UMA COMUNICAÇÃO CIDADÃ

Proponente: UFPR

Ministrantes: Rodrigo Reis (UFPR), Anabela Maria Gradim Alves (UBI) e Regiane Regina Ribeiro (UFPR)

Ementa: Debater a ciência aberta como um modelo democrático, apresentando os conceitos fundamentais apresentados na recomendação de ciência aberta da UNESCO. Defendemos que a participação cidadã nesta discussão é importante para a construção da imagem de instituições de pesquisa ao incentivar culturas políticas democráticas.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-11: MILHOS (ZEA MAYS) INDÍGENAS, ALIMENTO TRADICIONAL ENTRE AS ETNIAS GUARANI

Proponente: SBEE

Ministrantes: Cajetano Vera (UFGD) e Fábio Conscianza (UFGD)

Ementa: Este minicurso tem como objetivo promover o conhecimento sobre a importância cultural do milho (Zea mays) para as etnias Guarani Kaiowá e Nhandeva, em particular, a variedade conhecida como milho saboro branco. Serão abordados os saberes tradicionais indígenas sobre técnicas de cultivo, armazenamento de sementes, a diversidade de preparos de alimentos, bebidas desta espécie e o papel do milho na cosmologia guarani. Participação especial da professora mestre Ivanuza Pedro da etnia Kaiowá. A gravação foi realizada na cidade de Dourados-MS, na área urbana e também na aldeia "Terra Indígena Panambizinho". Devido às dificuldades de sinal, contamos com a compreensão de todos sobre eventuais ruídos em imagem e som da filmagem.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Professores do ensino fundamental, estudantes de graduação e de pós-graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-12: PLANEJANDO UMA EXPOSIÇÃO PARA A CIÊNCIA ABERTA

Proponente: UFPR

Ministrantes: Claudia Irene de Quadros (UFPR), Paulo Reis (UFPR) e Naotake Fukushima (UFPR)

Ementa: Os conceitos de ciência aberta são debatidos neste curso que ensina a planejar uma exposição colaborativa. A proposta é fortalecer a comunicação mais democrática, divulgando a pesquisa que defende os princípios da ciência aberta. Os ministrantes desse curso são os professores Claudia Quadros (CV: http://lattes.cnpq.br/8293988696774235), Paulo Reis (CV: http://lattes.cnpq.br/7123959718032577) e Naotake Fukushima (CV: http://lattes.cnpq.br/1164541561523972)

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-13: MAPEANDO CONFLITOS AMBIENTAIS EM BUSCA DOS ODS

Proponente: UFPR

Ministrantes: Sandra Dalila Corbari (UEPG), Paula Turra Grechinski (Unicentro) e Patrícia Denkewicz (UNESP)

Ementa: A proposta está centrada nos conflitos ambientais desde a perspectiva da ecologia política, e pretende provocar discussões teóricas e reflexões a partir de experiências reais acerca de questões envolvendo (in)justiça ambiental. Apresentará ferramentas brasileiras e de outros países (mapas) que revelam conflitos ambientais e o uso dessas ferramentas para contribuição para o alcance dos ODS.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-14: O ARTIGO CIENTÍFICO: COMO PREPARAR, AVALIAR, PUBLICAR E DIVULGAR

Proponente: ABEC

Ministrantes: Piotr Trzesniak (UFPE), Sigmar de Mello Rode (UNESP) e Germana Fernandes Barata (UNICAMP)

Ementa: O curso apresenta a construção de artigos científicos de qualidade, sob as perspectivas de seus fundamentos e de sua escrita, avaliação, publicação e divulgação. Um artigo de sucesso é produzido a partir de uma pesquisa consequente, desenvolvida respeitando-se critérios epistemológicos, terminológicos, éticos e metodológicos. Assim, discutir-se-á a estratégia de uma boa redação científica, mais do que seus aspectos operacionais e normativos. Descrever-se-á a trajetória do texto após ser submetido a uma revista, detalhando-se os papéis dos diversos atores nessa trajetória envolvidos. Os movimentos integrantes da Ciência Aberta e seus reflexos sobre a comunicação científica contemporânea se farão presentes sempre que pertinente, com especial atenção para a divulgação científica fora dos limites da academia.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 8 horas



WMC-15: PODCAST E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POTENCIAL E DESAFIOS

Proponente: UFPR

Ministrantes: Valquíria Michela John (UFPR) e Robinson Samulak Alves (UFPR)

Ementa: O podcast é um fenômeno midiático mainstream, com cada vez mais ouvintes em todo o mundo — incluindo o Brasil, um dos cincos países do mundo que mais produzem conteúdos nesse formato. É um tipo de produção democrática, com temas e formas narrativas que dialogam com diferentes faixas etárias. A partir da experiência na produção do Fala, Cientista, podcast criado e produzido pela Agência Escola UFPR (onde atuam os ministrantes), abordaremos o potencial do podcast para a Divulgação Científica, bem como dicas e desafios para o desenvolvimento de propostas de podcasts pelos participantes.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-16: POR QUE DIVULGAR SUA PESQUISA? A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Proponente: UFPR

Ministrantes: Juliana Marques Borghi (UFPR) e Chirlei Kohls (UFPR)

Ementa: Refletir a comunicação pública da ciência enquanto processo que permeia e enriquece o desenvolvimento da extensão universitária, e para a valorização das culturas, pluralidades e diversidades. Compreender sua abrangência como uma construção coletiva, que contribui para a formação da ciência, e sua democratização à sociedade, por meio da inclusão popular. Discutir as lógicas de produção do jornalismo e da ciência para divulgar o conhecimento científico em linguagem acessível em diferentes meios e formatos. Explorar o combate à desinformação a partir da divulgação científica.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-17: DAS PAIXÕES ÀS EMOÇÕES: A CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DE DARWIN

Proponente: UFPR

Ministrantes: Wilson Antonio Frezzatti Jr. (UNIOESTE) e Frederico Ramalho Romero (UNIOESTE)

Ementa: Na tradição filosófica, desde Aristóteles até Hume, passando por Tomás de Aquino e Descartes, as paixões eram geralmente consideradas antagonistas da razão e do processo de conhecimento. O objetivo deste minicurso é expor como as teorias de Charles Darwin, especialmente aquelas presentes em ""A expressão das emoções no homem e nos animais"" (1872), contribuíram decisivamente para que esse tema se transferisse do âmbito da metafísica para o da ciência. Paralelamente a esse movimento, ocorre a substituição do termo “paixão” por “emoção” ou “sentimento”.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Professores do ensino fundamental e básico, estudantes de graduação e de pós-graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-18: TRÊS VISÕES DE MUNDO QUE REVOLUCIONARAM A CIÊNCIA: KEPLER, DESCARTES E NEWTON

Proponente: UFPR

Ministrantes: Claudemir Roque Tossato (UNIFESP), Paulo Tadeu da Silva (UFABC) e Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR)

Ementa: A chamada “revolução científica do séc. XVII” posicionou a ciência no centro da vida cultural, social e econômica do ocidente. O mundo moderno e a própria ciência contemporânea são incompreensíveis à margem das teorias e práticas que perpetraram esse movimento de ideias. Este minicurso tem como objetivo proporcionar um painel aprofundado das teorias e práticas científicas protagonizadas por três dos maiores expoentes dessa insigne revolução: Kepler, Descartes e Newton. Partindo das suas principais obras, reconstruiremos suas ideias sobre a mecânica celeste e o sistema de mundo.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 8 horas



WMC-19: WALKING ETHNOGRAPHY NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PENSAR NOVOS MUNDOS NO CAPITALOCENO

Proponente: UFPR

Ministrantes: Valéria Ghisloti Iared (UFPR), Sônia Mara Samsel Geraldo (UFPR) e Helen Abdom Gomes (UFPR)

Ementa: O webminicurso apresentará orientações filosóficas contemporâneas como o novo materialismo e teoria não-representacional, os quais vem rompendo com a centralidade da agência humana. Nessa perspectiva, o mundo mais-que-humano (vento, clima, pedra, animais, plantas, vírus) tem agencialidade e fazem parte do fluxo de relações da nossa existência no mundo. Tomando o corpo como base para nossa interpretação no mundo, discutiremos práticas do walking ethnography como possibilidade para perceber e nos atentarmos ao mundo mais-que-humano em uma perspectiva mais horizontal e respeitosa.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-20: PRECONCEITO DE CLASSE SOCIAL: UMA COMPREENSÃO DE SUAS DIMENSÕES COGNITIVA, SOCIAL, AFETIVA E MORAL BASEADA EM EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Proponente: UFPR

Ministrante: Carlos Eduardo de Souza Gonçalves (IFPR)

Ementa: Dimensão cognitiva: lógica operatória, lógica das significações e mecanismos cognitivos. Dimensão social do preconceito: preconceito como fato social, ideologia e preconceito. Dimensões afetiva e moral do preconceito: conservação do preconceito, valorização e desvalorização, papel vontade na conservação ou superação do preconceito.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-21: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-INDEPENDÊNCIA: AS AÇÕES AFIRMATIVAS E AS LUTAS ANTIRRACISTAS

Proponente: ABA

Ministrantes: Gilson Rodrigues Junior (IFRN), Marcos Silva da Silveira (UFPR) e Denise Jardim (UFRGS)

Ementa: O acesso ao ensino técnico integrado federal e superior, através da lei federal 12.711/2012, alcança mais dez anos. Ela é fruto de lutas sociais, dos movimentos e intelectuais negras e negros, que questionam o status de igualdade formal. Tratamos do alcance das ações afirmativas, suas bases histórico-analíticas, protagonistas e debates sobre antirracismo na educação pública.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 8 horas



WMC-22: O LUGAR DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO FEMINISTA NA CIÊNCIA: TRANSVERSALIDADES, ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Proponente: UFPR

Ministrantes: Marlene Tamanini (UFPR), Henrique da Costa Valerio Quagliato (UFPR) e Fábio Augusto de Souza (UFPR)

Ementa: A perspectiva das teorias feministas e sua transversalidade como olhar e forma de produzir conhecimento, desafios à sua inclusão social e institucional. Consequências para as políticas democráticas e de igualdade.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 8 horas



WMC-23: VOCABULÁRIO POLÍTICO: OLHARES SOBRE O POLÍTICO DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE

Proponente: SBEC

Ministrantes: Priscilla Gontijo Leite (UFPB) e Igor Barbosa Cardoso (UFMG)

Ementa: Palavras como democracia, república, senado, monarquia, oligarquia, ditadura, aristocracia têm em comum o fato de serem corriqueiras em nosso cotidiano e de terem origens clássicas. Contudo, nem sempre esses conceitos estão claros, principalmente considerando sua perspectiva histórica, uma vez que o sentido desses vocábulos foi se alterando ao longo do tempo. As mudanças de sentido são evidências das disputas em torno das ideias sobre qual seria o regime ideal para cada época. Um dos momentos importantes para a consolidação de alguns desses sentidos foi na Antiguidade, através do debate sobre formas políticas da pólis e da res publica, que hoje conhecemos como Teoria das Formas de Governo. As Formas de Governo são entendidas a partir de critérios quantitativos (governo de um, poucos e muitos) e qualitativos (governos bons e ruins). A presente proposta de Webminicurso pretende discutir os vocábulos políticos em dois momentos: primeiro, no período da Grécia e Roma antiga e, segundo, no Brasil oitocentista, com o intuito de demonstrar como permanências e mudanças das ideias políticas chegaram da Antiguidade até nós. No primeiro momento serão abordadas as percepções de bons e maus governos em Heródoto (História); Aristóteles (Política), Políbio (História Pragmática) e Cícero (A República). Por sua vez, no segundo momento, a partir da recepção dos clássicos, discutiremos o vocabulário democrático e republicano em torno de algumas experiências na formação do Brasil moderno. Assim, esperamos que as reflexões propostas no Webminicurso ajudem a entender a conjuntura política do presente, promovendo uma participação cidadã que seja pautada em valores republicanos e democráticos.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 8 horas



WMC-24: COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE UNIVERSITÁRIOS: COMO COOPERAR EM AMBIENTES COMPETITIVOS

Proponente: UFPR

Ministrantes: Andrey Santos Souza (UFPR), Ana Carina Stelko-Pereira (UFPR) e Gabriel Gomes de Luca (UFPR)

Ementa: Particularidades da formação em nível superior. Teorias sobre habilidades sociais. Teorias sobre comportamento cooperativo. Evidências científicas sobre cooperação. Cooperação e estabelecimento de vínculos. Cooperação e maximização de aprendizagens. Fenômenos contemporâneos relacionados à cooperação.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Alunos de graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-25: ETNOMUSICOLOGIA UMA ALTERNATIVA EDUCACIONAL E CULTURAL EM COMUNIDADES DE PRÁTICA

Proponente: CESA

Ministrantes: Júlio César Matos Borba (UFMS), André Pinheiro de Souza (UFPR) e Amanda Moura Possette Paladino (UFPR)

Ementa: O minicurso Práticas Etnomusicológicas transdisciplinares do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR, na qual os membros apresentam o resultado prático das suas pesquisas, através de aulas interativas com os alunos. São abordados os seguintes temas: história, geografia, antropologia, sociologia, instrumentos, repertório e apresentação musical.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-26: ROCK EM CURITIBA E RUMPILEZZ: OUTRAS EPISTEMOLOGIAS

Proponente: CESA

Ministrantes: Paulo Afonso Chaves Macan (UFPR), Celso Soares Costa Segundo (UFPR) e George de Almeida Pessoa (IFCE)

Ementa: O Rock é uma das trilhas sonoras da cidade de Curitiba, hoje pesquisado na Universidade Federal do Paraná na linha de estudos, UFPRock, onde são levantados os aspectos transdisciplinares e de complexidade sociocultural e econômico. Demonstrando que a música possui um aspecto capaz de transformar a cidade em um importante meio de comunicação artística onde espaços delimitados, acabam tendo a função de mensagens ou mensageiros.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 8 horas



WMC-27: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FILOSOFIA DA TECNOLOGIA: ABRIR OU NÃO ABRIR A “CAIXA-PRETA” DOS ARTEFATOS?

Proponente: UFPR

Ministrantes: Alex Calazans (UTFPR) e Veronica Bahr Calazans (UTFPR)

Ementa: A filosofia da tecnologia possui múltiplas abordagens conflitantes. Uma das questões de disputa é a de estabelecer o papel que o conhecimento técnico dos artefatos desempenha nas reflexões filosóficas. Tentaremos mostrar que, no que diz respeito à educação tecnológica – especialmente na formação dos engenheiros –, não é viável renunciar completamente ao conhecimento técnico dos artefatos, como parece permitir a abordagem cujo viés é exclusivamente humanista. Como contraponto, apresentaremos uma abordagem na qual se faz filosofia a partir da abertura da “caixa-preta” dos artefatos tecnológicos.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-28: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Proponente: UFPR

Ministrantes: Talita Ferreira Marques Aguiar (Columbia Univ), Andreia Juliana Rodrigues Caldeira (UEG) e Luciana Schleder Gonçalves (UFPR)

Ementa: A divulgação científica (DC) consiste em transformar a linguagem acadêmica em uma menos formal que possa ser entendida por pessoas que não são especialistas, contribuindo para a formação de uma cultura científica. Em tempos de uso da internet para propagação de informações falsas ou imprecisas, a popularização científica é um compromisso social. O objetivo deste minicurso é apresentar uma visão teórico-prática da DC, com foco na sua contribuição para o desenvolvimento da ciência, para inclusão e equidade no país, políticas públicas para a DC e combate às pseudociências e fake news.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-29: AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM NEUROPSICOLOGIA

Proponente: UFPR

Ministrantes: Ana Paula Almeida de Pereira (UFPR), Amer Cavalheiro Hamdan (UFPR) e Luiz Gustavo Nasser Tavares Veiga (UFPR)

Ementa: O desenvolvimento de novas tecnologias sociais, materiais, equipamentos e aplicativos utilizados com diferentes objetivos durante a intervenção neuropsicológica é parte das pesquisas realizadas no LABNEURO - Laboratório de Neuropsicologia da UFPR. Os docentes apresentarão algumas das inovações desenvolvidas e estudadas no laboratório como games e utilização de mídias sociais. O debate sobre os aspectos técnicos e éticos que a inclusão de novas tecnologias traz para a intervenção neuropsicológica será facilitado.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Estudantes de graduação e de pós-graduação

Carga horária: 6 horas



WMC-30: DESIGN DE SERVIÇO APLICADO À PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS SEM FERRÃO

Proponente: UFPR

Ministrantes: Naotake Fukushima (UFPR), Aguinaldo dos Santos (UFPR) e Félix Varejão (UFPR)

Ementa: Os conceitos de Design de Serviço serão abordados nesse webminicurso que ensina a planejar ações de maneira colaborativa. A proposta é abordar a questão das abelhas sem ferrão no ambiente urbano utilizando a metodologia do Design de serviços proporcionando maior consciência e propondo soluções práticas para a sua implementação.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-31: DIREITO À EDUCAÇÃO E À EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS INTERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Proponente: CBCE

Ministrantes: Allyson Carvalho de Araujo (UFRN), Giuliano Gomes de Assis Pimentel (UEM) e Braulio Nogueira de Oliveira (IFCE)

Ementa: Apresenta e discute possibilidades de criação, uso e circulação de Materiais Didáticos Digitais Interativos na Educação Física Escolar como potência para uma cultura de colaboração e partilha entre professores de todo Brasil. Defende criticamente o papel da tecnologia na condição de mediadora do processo educativo e de promover a justiça social, exercitando contra-argumentos a visão utilitarista, produtivista e mercadológica da tecnologia no campo educacional.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Geral

Carga horária: 6 horas



WMC-32: UNIVERSO CIENTÍFICO: DO ENSINO BÁSICO À PÓS-GRADUAÇÃO

Proponente: UFPR

Ministrante: Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza (FIOCRUZ)

Ementa: Apresentar oportunidades de interação entre o ensino básico, médio e a Fiocruz, apresentar estratégias de comunicar o universo científico e a carreira científica para professores de ensino básico, médio e superior.

Videoaulas: 30/06 a 06/08/2023

Público alvo: Professores do ensino básico ou profissionalizante

Carga horária: 6 horas


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