INSTRUMENTAÇÃO II-UFCG-2022.2
U=Ri
(Quem ver ri)
A tensão elétrica é diretamente proporcional a corrente elétrica i. A resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento do fio e inversamente proporcional a área da seção transversal A, ou seja,
R=ᑭL/A,
sendo L o comprimento, A a área e ᑭ a constante de proporcionalidade denominada de resistividade.
Em um circuito com Resistência R, a potência dissipada pelo efeito Joule torna-se:
P=Ui=U²/R,
com a diferença de potencial(ddp) ou tensão elétrica U.
Resposta.
Ligando as lâmpadas usando uma fonte de 12 V, que transforma a tensão elétrica de 220V de corrente elétrica alternada para 12V de corrente continua.
Exemplo 1) Questão do ENEM 2013. Um chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar a energia elétrica em energia térmica, o que possibilita o amento da temperatura da água. Considere que um chuveiro elétrico de 110V é instalado em uma rede elétrica de 220V. O que acontece com a resistência para que seja preservado a mesma potência do chuveiro?
Resposta.
Como P=U²/R. Se a tensão elétrica(dddp) duplicou, passando de 110V para 220V, para não alterar a potência, devemos trocar a resistência por outra de resistência 4 vezes maior. Pois, a ddp aparece ao quadrado e ao ser aumentada em duas vezes, o numerador vai contribuir com um fator 4. Como a resistência está no denominador, a nova resistência deverá aumentar em 4 vezes.
Como R=ᑭL/A, vemos que se a Resistência R foi aumentada em 4 vezes, a área A deve diminuir na mesma proporção, ou seja, A=4a, onde a é a área da seção reta do fio da resistência original.
Exemplo 2) Associação de duas lâmpadas, na primeira elas estão ligadas em série(positivo com negativo) e na segunda associção as lâmpadas estão ligas em paralelo(positivo com positivo e negativo com negativo).
Atividade de hoje: cada estudante deve montr sua associação de lâmpadas ligas em série e em paralelo com duas ou mais lâmpadas, podendo serem lâmpdas de 12 V ou 1,5 V.
Circuitos elétricos com uma fonte de 12 volts.
Na aula anterior da disciplina de instrumentação III, o professor Rafael Rodrigues explicou como montar um kit com associação de resistores ligados em série e em paralelo. Ele utilizou uma fonte de 12V, que ligado na rede transforma a voltagem de 220V para 12V.
Na aula anterior da disciplina de instrumentação III, o professor Rafael Rodrigues explicou como montar um kit com associação de resistores ligados em série e em paralelo. Ele utilizou uma fonte de 12V, que ligado na rede transforma a voltagem de 220V para 12V.
O professor Rafael usou a sua fonte de 12V e, por isso, ele conseguiu acender as lâmadas de 12V. Isso é importante, para evitar a alta tensão elétrica da rede de 220V da UFCG, campus Cuité.
Veja mais
A carga elétrica é uma propriedade característica dos constituintes internos da matéria. Um corpo neutro de eletricidade, significa que ele tem o mesmo número de cargas posivita(prótrons) e negantiva(elétron).
Atritando o canudo de beber água de coco com um pedaço de papel higiênico ele adquire eletricidade negativa. Ao aproximar o canudo eletrizado do quadro, ele induz uma separação das cargas, repelindo os elétrons e naquele local da parede fica com eletricidade positiva. Neste caso, a parede atrai o canudo.
Atenção! Não devemos jogar os canudos de plástico no lixo, pois eles poderão chegar até os rios e oceanos. Vi um vídeo recente com uma tartaruga sofrendo com um canudo no nariz.
Observe, que é um abuso de linguagem dizer que a carga positiva atrai a carga negativa. São os corpos carregados de eletricidade que exercem força um sobre o outro.
Os elétrons são responsáveis pela eletricidade. Os prótrons estão presos no núcleo dos átomos por uma força de interação forte. Quando um corpo ganha elétrons ele fica carregado negativamente e se o corpo perde elétrons ele fica carregado positivamente.
Blog rafaelrag
ok
ResponderExcluirOk!
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirJosefa Tamara Souza Da silva - ok
ResponderExcluirok
ResponderExcluirok
ResponderExcluir