Páginas

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Professor da UFCG coordena um projeto de extensão, para melhorar a qualiade de ensino da educação básica em sala de aula

Professor Rafael do Curso de Licenciatura em Física da UFCG, em Cuité, fazendo demonstrações de eletricidade com materiais de baixo custo. Ele está segurando um eletroscópio de duas folhas e no quadro branco, os canudos eletrizados foram colados devido a força de atração entre o canudo de plástico com cargas elétricas negativas e o quadro com cargas positivas.

O professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, coordena um projeto de extensão, sob título, aspecto matemático em experiência de Física para estudantes de escolas públicas da Paraíba. Em 2017, o seu projeto foi aplicado dentro da programação de Extensão da UFCG, para estudantes de escolas públicas de Alagoa Grande, Nova Floresta, Sossego, Barra de Santa Rosa  e Cuité, tendo somente um estudante bolsista da UFCG. 

O seu projeto tem a finalidade de melhorar a qualidade do ensino na educação básica de oito municípios paraibanos: Alagoa Grande, Alagoinha, Juarez Távora, Campina Grande, Arara, Sossego, Nova Floresta e Cuité. O estudante universitário receberá uma  bolsa de estudo, a ser paga pela prefeitura e o governo estadual para ajudarem o professor da respectiva escola, por exemplo, com experiência de Física utilizando materiais de baixo custo. Possibilitando a realização do intercâmbio científico entre os docentes da escola e  universidade.

 A tendência é aumentar o número de cidades participantes, dependendo do secretário de educação do estado da Paraíba. O professor Rafael Rodrigues irá apresentar o seu projeto para o secretário de educação Roberto Souza.

Na próxima segunda-feira,  22, das 7h às 9h, ele e uma estudante da UFCG, estarão na escola estadual de ensino fundamental e médio Clementino Procópio, no bairro São José de Campina Grande.

O projeto divulga também as seguintes olimpíadas de conhecimentos:  olimpíada brasileira de Astronomia (OBA) 2023 e a olimpíada brasileira de Física 2023.

Blog rafaelrag 

Um comentário: