Páginas

quarta-feira, 29 de março de 2023

Aula 5-Instrumentação II-22.2-Projeto de Eletrostática com Canudos de Tomar Água de Coco, nesta quarta, 29

 


Professor Rafael com os ex-estudantes Alex e Rayssa da antiga disciplina de Instrumentação III da UFCG, Cuité-PB.

Eletrostática com materiais de baixo custo: pêndulo eletrostático, cola eletrostática e eletroscópio de duas folhas
      Feira de Ciência da escola estadual Orlando Venâncio de Cuité, 2014


                            

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do professor Rafael de Lima Rodrigues, na disciplina de Instrumentação sobre  Eletromagnetismo, do Curso de Licenciatura em Física da UFCG.

Resumo
            Este trabalho propõe explicar a eletrostática utilizando um kit chamado de eletrostática de canudos de refrigerante, onde utilizamos materiais de baixo custo para seu desenvolvimento e de fácil aplicabilidade para o Ensino da Física, em nível de ensino médio, podendo ser adaptado para o ensino fundamental e aplicado tanto em salas de aula, quanto em laboratórios, ajudando assim a melhorar a aprendizagem dos discentes. O principal objetivo é despertar assim os olhares para a ciência, de modo que a Física possa ter sentido para eles e ser visto como algo presente em seu cotidiano, sendo produzido de maneira fácil simples para um melhor entendimento dos alunos.

Palavras-Chaves: Materiais de baixo custo, Ensino de Física, Ensino Médio
  
Sumário
Introdução
Objetivos
Fundamentação Teórica
Material Utilizado
Metodologia
Cronograma
Orçamento
Referências
Anexo

Introdução

Eletrização por atrito é o processo bem simples de geração de cargas eletrostáticas, ele pode ocorrer sempre que dois corpos de materiais diferentes são esfregados um no outro.

Veja o projeto completo, clicando em


 Professores Rafael e Manoel Deodato(em memória), ao lado do gerador de Van de Graff, no laboratório do CFP, campus Cajazeiras da UFCG. Essa foto foi registrada no então campus V da UFPB, em Cajazeiras, onde ambos  professores  lecionaram  por 16 anos.
Blog rafaelrag



Cálculo das componentes do vetor campo elétrico.





Um comentário: