Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Hoje, 25 de janeiro, o município de Cuité comemora 86 anos de emancipação política.



Hoje, 25 de janeiro é comemorado o aniversário de 86 anos da Emancipação Política da Cidade de Cuité. Parabéns. Que Deus abençoe a todos os cuiteenses e desejamos um feliz dia do aniversário da cidade. Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité).

Parabéns Cuité, que se destaca pelo seu clima e suas belezas naturais da serra de um povo acolhedor e pacato. Veja um pouco da história de Cuité, extraído de textos de historiadores. O documento abaixo é considerado a certidão de batismo de Cuité.

Escritura de doação para patrimônio que fazem o Tenente Coronel Caetano Dantas Correia e sua mulher D. Josefa de Araújo Pereira, de meia légua de terra na Serra chamada Cuité, ora regida pela freguesia do Seridó, para a Capela que na dita Serra, pretendem erigir com a invocação de Nossa Senhora das Mercês. Saibam quantos virem este público instrumento de escritura de doação para patrimônio da Capela que vai se erigir com a invocação de Nossa Senhora das Mercês, nesta Capitania, que no ano de mil setecentos e sessenta e oito, aos dezessete dias do mês de julho do dito ano, nesta povoação de Nossa Senhora do Piancó, da Capitania da Paraíba do Norte, no meu cartório compareceram partes presentes e outorgantes, a saber – Tenente Coronel Caetano Dantas correia e sua mulher dona Josefa de Araújo Pereira, moradores no lugar “Picos de Cima”, ribeira do Seridó, possuidores de parte de terras adquiridas por compra na Serra chamada do Coyté, aonde pretendem erigir uma Capela com a invocação de Nossa Senhora das Mercês, para patrimônio da qual disseram que doavam como de fato doaram, desde dia para sempre, meia légua de terras no lugar onde será erigida a dita Capela, principalmente, a dita terra doada no olho d’Água de Coyté, correndo para parte do norte, para a lagoa, com meia légua de comprido e uma de largura, a qual terra doada a quem diretamente pertence a administração da dita Capela para o patrimônio da Igreja. E para constar lavrei esta escritura, a qual lida e achada conforme, assinaram com seus parentes, Capitão João Rothea, João da Gaya Gama Rocha e Tenente Luiz Pereira Bulcão, este a rogo da doadora, morador na ribeira do Seridó e os demais nesta Capitania. Eu, Antonio Gonçalves Réys Lisboa, Tabelião a escrevi. Documentos assinados por: Caetano Dantas Correa, a rogo da doadora Josefa de Araújo Pereira, Luiz Pereira Bulcão, João Dantas Rothea, João Gaya Gama Rocha. (MOBRAL, 1983, pág.36).

No dia 17 de julho, será feriado na cidade Cuité, completará 255 anos de sua fundação. O dia da fundação da cidade de Cuité começou após a construção de uma Capela na serra de Cuité, em 17 de julho de 1768. Não confundir com a emancipação política do município, que significa zona rual e zona urbana.


Matérias relacionadas,
https://rafaelrag.blogspot.com/2018/07/na-proxima-terca-17-sera-feriado.html

Tradicionalmente, a gestão municipal realiza uma programação que mescla esporte, cultura, educação e infraestrutura. Em 2023 serão 08 dias ,,,
https://rafaelrag.blogspot.com/2023/01/cuite-comemora-86-anos-de-emancipacao.html?m=1

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário