Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Projeto da UFCG promove formalização de Associação de Catadores de Materiais Recicláveis




Reunião será realizada nesta quarta na Escola Estadual Monte Carmelo, em Campina Grande. Podem participar catadores em geral do município.

Um projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que desenvolve ações junto à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Campina Grande (Amare-CG), promoverá nesta quarta-feira, dia 21, assembleia geral para formalização da cooperativa e admissão de novos associados. A reunião acontecerá às 14h, na Escola Estadual Monte Carmelo, no bairro do Centenário.

O projeto “Saúde, Educação e Meio Ambiente: ações e articulações necessárias para a garantia de direitos junto às Catadoras de materiais recicláveis do Pedregal/Campina Grande-PB”, coordenado pelas professoras Luzibênia Leal de Oliveira e Luciana Leandro da Silva, dos cursos de Enfermagem e Educação, respectivamente, vem desenvolvendo desde 2020 atividades com o objetivo de promover melhores condições de trabalho e de renda para esse público, além de fortalecer ações voltadas para a educação ambiental e a economia solidária.

A ideia é estabelecer articulações junto a órgãos públicos para a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a conquista de um espaço físico que propicie condições adequadas e dignas de trabalho para as catadoras que residem no bairro. Cerca de 40 catadores de materiais recicláveis do bairro do Pedregal, em sua maioria mulheres, já foram beneficiadas pelas ações do projeto desde o início da pandemia, incluindo iniciativas de conscientização ambiental e de saúde, e distribuição de EPIs doados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sesuma) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Já são três anos nessa luta, com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do trabalho das catadoras para a saúde de todas as pessoas e do nosso planeta, pois estas mulheres retiram diariamente toneladas de resíduos que iriam para o aterro sanitário e recolocam esses materiais de volta no ciclo produtivo”, explica a professora Luciana Leandro.

Na pauta de discussões da assembleia desta quarta-feira estão a admissão de novos associados, a aprovação do estatuto da Amare e a eleição e posse da diretoria da associação, recém fundada no último dia 15 de dezembro.

De acordo com a professora Luciana, para participar da reunião basta ser catador e querer se organizar formalmente. A Escola Estadual Monte Carmelo fica localizada na Rua Professor Carlos Francisco Medeiros de Almeida, S/N, no bairro do Centenário.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no perfil @educacooperativa.

(Ascom UFCG)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário