Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Univerisitárias quilombolas de Caiana dos Crioulos estão precisando de ajuda

 Poderia ter muita mais gente incentivando os jovens quilombolas, em busca de novos conhecimentos, pois eles têm direitos a um bolsa de estudos de permanência no valor de R$900, pagas pelo governo federal, denominada de bolsa quilombola

O professor Rafael lecionou por 16 anos na UFPB,  no então campus V, em Cajazeiras e não sabia da existência dessa bolsa de estudos.  Ele ficou sabendo quando estava elaborando  um projeto de pesquisa de iniciação científica(PIBIC), após sua remoção para a UFCG,  campus Cuité,  o primeiro  bolsista quilombola do curso de Física, William Santos, agora fazendo o curso de doutorado na UFSE, disse que era bolsista qiuilombola. Desde aquela época, o professor Rafael vem fazendo a divulgação voluntária, no quilombo Caiana dos Crioulos.  


Mudança da nova estudante univerisitária Biuzinha, de Caiana dos Crioulos, passando no açude de Massaranduba, indo para Sumé, passando por Campina Grande-PB.

Campanha para ajudar as universitárias quilombolas.

Biuzinha e mais 4 universitárias quilombolas estão precisando de ajuda, nessa fase inicial, na UFCG, campus Sumé- PB e dois quilombolas na UFPB, em Areia.

 Nessa viagem, Jorge da panificadora cearense deu um bolo e um saco de pães. O secretário de agricultura Fabiano Luz doou seis reais e o professor Rafael doou um botijão com gás. Ele veio de Cuité-PB para fazer essa boa ação. Biuzinha, separada do esposo,  irá morar em Sumé com seus dois filhos crianças. 

Parabéns 👏 para os quilombolas universitários e as quilombolas universitárias de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande-PB.

Seis  delas estão passando da metade de seus cursos e são bolsistas quilombolas: Iris, Ednalva Josefa, Maria Vitória, Simone, Daine e Poliana. As novas univerisitárias quilombolas estão precisando de ajuda, para organizar suas duas residências, sendo que Biuzinha irá morar sozinha, em uma casa de dois quartos, alugada próxima da UFCG, campus Sumé, por R$300,00  com o seu casal de filho. Na mudança, ela trouxe uma cama, fogão, botijão e algumas vazilhas. No momento, ela gostaria de receber ajuda para comprar uma geladeira de tamanho médio e um ventilador para sua nova casa alugada.

Biuzinha irá participar, após as eleições do segundo turno,  no domingo, 6 de novembro, do programa informativo GEMAG, na rádio PiemonteFM, apresentado pelo professor Rafael, todos os domingos, das 12:30h às 14h.

O prefeito Sobrinho do município de Alagoa Grande, disponibiliza um transporte para ir buscar todos os sábados, em Sumé. No caso,  dos estudantes universitáos de Alagoa Grande que estudam em Cuité, eles têm o transporte garantido somente na ida.

                              Biuzinha e seu casal de filho.
                                 Professor Rafael, no açude Massaranduba.




                                 Mãe e irmã da universitária  Biuzinha.


               Mudança de Biuzinha, saindo da casa de sua mãe, para Sumé.

Professor Rafael fazendo o social,  ele veio de Cuité, para ajudar na mudança de Biuzinha.

Blog rafaelrag

2 comentários:

  1. Beto da eletrônica de Alagoa Grande-PB. Professor Rafael... um homem do bem ajuda sem olhar a quem... um homem honesto sem maldade fosse falar as qualidades passava o dia inteiro... parabéns professor.o Sr e um grande homem.

    ResponderExcluir
  2. Eliete Macena
    Meu Deus o quanto o professor Rafael se desdobra pra ajudar tantas pessoas e quando ele se candidata à algum cargo público ninguém o elege, que ajudaria muito mais. Mesmo assim ele continua na luta ajudando, parabéns por ser essa pessoa de coração tão bondoso. Não lhe conheço mais lhe admiro por ajudar tanto as pessoas que mais precisa, parabéns

    ResponderExcluir