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quarta-feira, 29 de junho de 2022

Atividades do Laboratório de didática no Ensino de Física: Frequência de um vibrador usando as ondas estacionárias. Veja o vídeo.

No início e durante essa live de Física, fiz referência a mestra da cultura da Paraíba dona Edite do côco  quilombo Caiana dos Crioulos e as universitárias quilombolas.

Hoje, 29 de junho, na disciplina de Laboratório de didática no ensino de Física explicaremos como medir a frequência de um vibrador usando as ondas estacionárias. Na próxima seta-feira, 1 de junho tiraremos as dúvidas das atividades da Nota 3.

Aividades para a Nota 3.

a) Frequência de um vibrador usando as ondas estacionárias, podendo ser um diapasão como mostrado no vídeo abaixo.

b) Período do oscilador Harmônico simples e do oscilador harmônico com amortecimento.

c) Aceleração da gravidade usando a vazão de líquido, será o tema da próxima atiidade desta disciplina, na sexta-feira, 1. 

Nota2=(4P+6k)/10
P=Projetos e   k=média artmética dos relatórios dos kits 
 
Esta atividade é baseada na Live de Introdução à Física, ministrada pelo Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), no regime extraordinário da UFCG, em 21-11-202, tendo exercícios de ondas, com destaques para a frequência em ondas estacionárias. Questão do ENEM 2013. A Ola Mexicana. 

As ondas estacionárias podem ser reproduzidas em uma corda com uma das extremidades fixa. O objetivo principal é determinar a frequência própria de um diapasão. Os matemáticos D'Alambert, Lagrange, Bernoulli, Taylor e Euler deduziram a velocidade de uma onda na corda, sendo dada por 

v=(𝟊/𝞵)¹/²

sendo 𝟊 a tensão na corda e 𝞵=m/L a densidade linear.

Veja o vídeo.

   


                                    O negro cerrando pau e negra juntando o pó.














Todos os estudantes deverão fazer as atividades da Nota 3. Fazer um resumo maunuscrito da atividade postada hoje no  blog ciências e educação, escrevendo a teoria e equações.

Nota 1.
a) Kits diversos, com temas diferentes para cada estudante. 
b) Apresentações presenciais, quem não puder ir no horário da aula deve agendar para apresentar na sal do professor Rafael. Os kits serão apresentados na roda de conversa sobre Física, podendo ser nos horários das disciplinas. Você escolhe apresentar de dia ou à noite.
c) Coeficiente de atrito, tema comum

Nota1=(4k+6A)/10
k=relatório do kit  e A=apresentação. Cada um valendo dez

Nota 2. Mecânica Quântica no ensino médio
a) Kits de Energia em mecânica clássica  
b) Aspectos teórico e histórico da  mecânica quântica,  dualidade da luz, radiação do corpo Negro de Plank(1900) e o efeito fotoelétrico de Einstein(1905),  
c) Quantização da energia proposta por Bhor(1913) e comprimento de onda da matéria de Broglie(1924), 
d) Níveis de energia do oscilador quântico resolvido pela primeira vez por Schrödinger(1926).

Nota2=(4k+6A)/10
k=relatório do kit de energia   e A=apresentações 

Cada atividade valendo dez.

Blog rafaelrag

6 comentários:

  1. Bolsista quilombola Iris de Caiana do Agreste. Iris de Caiana: 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
    Parabéns pela iniciativa professor.

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  2. Bolsista quilombola Luciana Silva do quilombo Caiana dos Crioulos.👏👏👏

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  3. Penha, viúva do professor Nivaldo de Alagoa Grande. 👏👏👏

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  4. Primo Luan Queiroz, concluinte do curso de Licenciatura em Física. Rafael, eu estou pesquisando na rede, mas não encontro nenhum material adequado para saber como o TAYLOR chegou na equação v=raiz quadrada( T/densidade linear de massa).
    Todo e qualquer pesquisa que tenho lido, diz que essa é a lei de Taylor, no entanto no livro do professor Moysés atribui que a equação de onda foi obtida por Euler e D'Alember, minha dúvida é quem chegou nessa relação primeiro, sabendo que ela é atribuída A taylor.
    Se você tiver algum material que retrata esse fato histórico, compartilha comigo hehehe

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  5. Janielson, graduado em Física na UFCG, campus Cuité e mestrado no campus sede. Muito boa sua aula e proveitosa.

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