Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Rios e açudes transbordam no brejo com chuvas que caíram neste final de semana; Confira registros dos internautas


Com as fortes chuvas que caíram na região do brejo paraibano desde o último dia 25 de maio, os rios, barragens e açudes transbordaram e populares registraram com alegria a chegada das águas e a modificação dos cenários em diversos municípios.

Em Serra da Raiz, a barragem do suspiro, o principal reservatório de água administrado pela Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) na localidade, chegou a sua capacidade máxima e “sangrou” como dizem os populares.


O rio Guarabira, na cidade de Guarabira também teve um aumento considerável em seu volume e transbordou nesta sexta (27). Conforme registro de populares.

O município é cortado por pequenos rios, como o Guarabira, o Araçagi e o Mamanguape. O Rio Guarabira tem origem na localidade João da Silva, no município de Pilõezinhos. Em Guarabira, o rio tem uma extensão de 18 quilômetros, desaguando no rio Mamanguape, junto ao povoado do Maciel.

Antes do final de semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido alerta de perigo potencial de chuvas para 98 municípios paraibanos com validade até o último sábado (28)


De acordo com o alerta, poderia chover mais de 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h. Existe grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

A expectativa é que as chuvas continuem caindo durante esta semana, porém, em menor intensidade.


O órgão orienta aos moradores que desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em caso de situação de grande perigo confirmada, os moradores devem procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.



Fonte: Nordete 1

Barragem de Suspiro em Serra da Raíz-PB transbordou
  
 Veja a ponte de saída dee Pirpirituba para a cidade de Belém-PB

   







 Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário