Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Páginas
▼
domingo, 29 de maio de 2022
Programa informativo GEMAG, apresentado pelo professor Rafael, tendo destaques para a educação: polo MRS-UFPB-UAB e o ENCCEJA, neste domingo, 22
Live do GEMAG com o professor Rafael
O programa informativo GEMAG, apresentado pelo professor Rafael, neste domingo, 29, das 12:30h às 14h, com destaques para a educação, a inscrição para o ENCCEJA 2022 se encerra no pr';oximo dia 4 de junho. Entre neste blog ciências e educação, neste horário, neste link, para assistir ao vivo e participar pelo celular claro da rádio Piemonte FM 991719637. O whatsapp do professor Rafael é 996151111.
Nildo, pai dos graduados em enfermagem e Farmárcia, respectivamente, Alisson e Anderson, professor Rafael e Antônio Lima no último programa informativo GEMAG, 22-5-22. Ele agradece a quem encontrou sua cadela que havia perdido pela manhã e encontrou no final da tarde.
Aniversraintes da semana
Da direita para a esquerda: Marcelo Félix, Haroldo, prof Rafael e Sobral dos correios, no programa informativo GEMAG 2014. Hoje é o aniversário de Marcelo Félix.
Carlinhos, completou uma nova idade no dia 25-5-22
Bolsista quilombola Simone Santino, completou uma nova idade no dia 28-5-22.
Ítalo Ribeiro, completou uma nova idade no dia 25-5-22.
- Teremos a participação do botafoguense Messias, logo no início do progrma de hoje.
- Dia 4 de junho iniciará o Curso preparatório para o ENEM 2022, no CAIC de Alagoa Grande.
- Parbéns para Maxwell filho do casal Sobral e a professora Marilene de Alagoa Grande por ter sido campeão regional de Xadrez dos Jogos Paraibanos 2022.
Veja o vídeo com mais de 1100 acessosos, a quem interessar clique em
- Aulas Remotas do professor Rafael com Física para o ensino médio.
- Transporte escolar para estudantes quilombolas estudar na escola estadual PHB e na UFCG, campi Campina Grande, Cuité e Sumé.
- Assalto no sábado, à noite, na Rua Expedidicionário
- Adiado a 5a. rodada da x copa verão de futebol de Alagoa Grande
- ENCCEJA 2022
- Religião, participação do padre Bosco.
Diocese de Valadares
Destaques Notícias da Diocese
56º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Maio 26, 20220
RESUMO DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O
56º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
Estamos perdendo a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente. No entanto, a escuta continua essencial para a comunicação humana. É a maior necessidade dos seres humanos. É um desejo que interpela toda pessoa que desempenha o papel de comunicador: pais, professores, pastores, agentes pastorais, jornalistas, pasconeiros etc.
No entanto, é preciso escutar com o ouvido do coração. A escuta não significa apenas uma percepção acústica, mas ela está essencialmente ligada à relação dialogal entre Deus e a humanidade, a ponto de São Paulo afirmar que “a fé vem da escuta” (Rm 10, 17). De fato, a iniciativa é de Deus, que nos fala, e a ela correspondemos escutando-O.
A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso, lhe dirige a Palavra, por isso “inclina o ouvido” para escutá-lo. O homem, ao contrário, tende a fugir da relação, a virar as costas e “fechar os ouvidos” para não ter de escutar. Assim temos Deus, que sempre Se revela comunicando-Se livremente, e o homem, a quem é pedido para sintonizar-se, colocar-se à escuta.
É por isso que Jesus convida os seus discípulos a verificar a qualidade da sua escuta. “Vede, pois, como ouvis” (Lc 8, 18): faz-lhes esta exortação depois de ter contado a parábola do semeador, sugerindo que não basta ouvir, é preciso fazê-lo bem. Só quem acolhe a Palavra com o coração “bom e virtuoso” e a guarda fielmente é que produz frutos de vida e salvação (cf. Lc 8, 15). Só prestando atenção a quem ouvimos, àquilo que ouvimos e ao modo como ouvimos é que podemos crescer na arte de comunicar, cujo cerne não é uma teoria nem uma técnica, mas a “capacidade do coração que torna possível a proximidade” (EG 171).
Até quem tem ouvidos perfeitos, às vezes, não consegue escutar o outro, pois há uma surdez interior, pior do que a surdez física. Por isso, a primeira escuta a reaver, quando se procura uma comunicação verdadeira, é a escuta de si mesmo, das próprias exigências mais autênticas, inscritas no íntimo de cada pessoa.
A escuta é condição da boa comunicação. Aquilo que torna boa e plenamente humana a comunicação é precisamente a escuta de quem está à nossa frente, face a face; não o espionar. É triste quando surgem, até dentro da Igreja, partidos ideológicos, desaparecendo a escuta para dar lugar a estéreis contraposições. Nesse caso, o diálogo não passa de um monólogo a duas vozes. Ao contrário, na verdadeira comunicação, o eu e o tu encontram-se ambos “em saída”, tendendo um para o outro. Portanto, a escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Não se comunica se primeiro não se escutou.
A capacidade de escutar a sociedade é ainda mais preciosa neste tempo ferido pela longa pandemia e pelas migrações forçadas. Também na Igreja há grande necessidade de escutar e de nos escutarmos. Quem não sabe escutar o irmão, bem depressa deixará de ser capaz de escutar o próprio Deus. Na ação pastoral, a obra mais importante é o “apostolado do ouvido”. Devemos escutar, antes de falar (cf. Tg 1, 19).
Estamos em pleno processo sinodal. Rezemos para que seja uma grande ocasião de escuta recíproca. Com efeito, a comunhão não é o resultado de estratégias e programas, mas edifica-se na escuta mútua.
Dom Félix
- Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou, na manhã da última sexta-feira, dia 27, conforme previsto no cronograma do edital, a 3ª Chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022.1. Estão sendo convocados 311 candidatos.
- Veja o esclarecimento do deputado Bosco Júnior sobre a cassação do seu mandato, devdio a supostamente a sua coligação.
- Vereador Aquiles faz requerimento solicitando ajuda de emenda de bancada de deputado federal para o polo universitário de Alagoa Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário