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sexta-feira, 11 de março de 2022

Aula 21-Instrumentação III-UFCG-2021.1. Vídeo da internet: Robô de Papelão e conversores analógico/digital. Professor Rafael, nesta sexta, 11


Professor Rafael Rodrigues almoçando com su filha Camille Rodrigues, no restaurante Natural Govinda, em Campina Grande, nesta sexta-feira, 11 de março.

O professor Rafael Rodrigues hoje, 11 de março, passará o dia no IQUANTA da UFCG, campus sede. Na quart-feira e na quinta-feira, ele esteve em sua sala 11 da UFCG, campus sede. A UFCG decidiu que teremos aulas presenciais somente a partir do dia 2 de maio, no início do período letivo atrasado 2021.2.

 Ele sairá do IQUANTA, às 18:20h e ministrará aula remota de mecância quântica das 20:19h às 22h, nesta sexta-feira, 11.

Segue a primeira dica de como constriuir um robô de papelão.

Vídeo da internet: Faça seu Robô de Papelão. Bem vindos ao Canal Robótica & Educação! Neste vídeo é mostrado o passo a passo para a construção de um robozinho humanoide, todo feito de papelão e que funciona de verdade!

 
 A próxima aula de instrumentação III ireimos começar a aplicar os conhnecimenos de eletrônica básica usando um arduino, para fazer um robô. 

UFCG-CES-2021.1-Campus Cuité

UAFM-Período Letivo 2021.1

Disciplina: Instrumentação em Ciência da Natureza e suas Tecnologia III

Carga Horária/ Créditos: 60 horas/ 04 créditos.

Professor Rafael Rodrigues

1. JUSTIFICATIVA: Justificativa da oferta: Uma disciplina do período 2021.1 do curso de Licenciatura em Física

OBJETIVOS:

Possibilitar a criação de um espaço de discussão de técnicas pedagógicas e utilização de material didático-experimental no ensino médio para a discussão de conceitos fundamentais em Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Trabalhar com montagens de kits didáticos para o ensino médio envolvendo circuitos elétricos, eletrônicos e robótica.

METODOLOGIA:

Aulas dialogadas. Discussões de textos. Planejamento conjunto de montagem de experimentos simples de eletromagnetismo. Discussões sobre utilização do laboratório na realização do processo ensino-aprendizagem.

RECURSOS UTILIZADOS:

Livros em PDF, Revista Brasileira de Física, Youtube e o Blog ciências e educação. Vídeos produzido da internet e através de lives próprias.

AVALIAÇÃO:

Serão colocadas 3 notas no diário de classe: N_i=(6R_i+4L_i)/10, onde R_i=Média dos Relatórios e resumos das aulas apresentadas no blog ciência e educação apresentadas pelo professor Rafael de Lima Rodrigues, L_i será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) e Listas de exercícios associados; i=1, 2 e 3. As notas dos relatórios é aumentada em 2 pontos se tiver kits de eletromagnetismo. Será aprovado o aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas N_1, N_2 e N_3. Será aprovado por média se MA for maior ou igual a 7,0.

Os critérios de avaliação referentes especificamente à construção e apresentação dos experimentos em forma de relatórios tendo uma capa, título, materiais utilizados, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, orçamento, cronograma, referências bibliográficas. Sem esquecer da descrição experimental e quando possível a sua aplicabilidade no dia a dia do estudante-educando, do curso de licenciatura em Física

II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE INSTRUMENTAÇÃO III, 2021.1

PRELIMINARES
1. Discussão sobre o conteúdo programático e a avaliação. Ensinar Física para que? Para quem? Qual Física? Eletrostática. Lista de exercícios LI.

2. Planejamento e montagem de kits de eletrização: o gerador de Van de Graaf.

3. Planejamento e montagem de kits de circuito elétrico com associação mista de resistores.

4. Gerador de energia elétrica. Lista de exercícios LII.

5. Lei de Ampère do campo magnético

6. Lei de Faraday. Fenômenos de indução eletromagnético. Planejamento e montagem de um motor de energia elétrica com materiais alternativos. Lista de exercícios LIII

7. Vários aspectos históricos e aplicações tecnológicas do Laser. LIV

8. Planejamento e montagem de kits sobre a transformação da energia eletromagnética. LV

9. Kit para medir a espessura de um fio de cabelo usando a ponteira-laser.  

10. Introdução à eletrônica analógica: diodos, retificadores, transistores e amplificadores.  LVI

11. Planejamento de experimentos de óptica: reflexões múltiplas

12. Conversores analógico/digital e digital/analógico.

13 Noções de Microcontroladores. Noções de robótica. LVII

14. Planejamento e montagem de uma oficina sobre o eletromagnetismo com materiais alternativos.


Segue um texto simples em PDF sobre conversores analógico/digital. No final tem uma lista de exercícios com 10 questões.


As próximas aulas serão sobre noções de Robótica.

Blog rafaelrag

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