Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
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sexta-feira, 13 de agosto de 2021
Aula 16-Instrumentação II-Professor Rafael-UFCG-2020.2. Lei de Indução do Eletromgnetismo de Faraday, nesta sexta, 13
A aula 16 de hoje, 13 de agosto, da disciplina de INSTRUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA II: ELETROMAGNETISMO é sobre a Lei de Faraday e o motor elétrico.
Lei de Indução do Eletromgnetismo: Variando o fluxo magnético se produz uma corrente elétrica induzida(um campo elétrico).
A teoria e prática é a meta principal das disciplinas de Instrumentação do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité. Utilizando materiais de baixo custo os estudantes da disciplina de Instrumentação sobre eletromagnetismo montam os kits sob a orientação do professor Rafael Rodrigues. Nesta aula, vemos a construção de kits de circuitos com associações em série e paralelo, eletroimã, motor elétrico e a explicação da Lei de Faraday no nível universitário e no nível do ensino médio.
Professor Rafael Rodrigues Explicando a lei de Faraday, no nível de ensino médio.
Leia mais
Valdilson fazendo medidas de corrente e voltagem e demonstrando o funcionamento de seus kits.
Indução Eletromagnética no Projeto de Extensão da UFCG, apresentado em Nova Floresta-PB
.O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), coordenador do projeto de extensão da UFCG, sob título Aspectos matemáticos da Física no ensino médio do Curimataú paraibano, tendo como bolsista Francisco Huandson,, estudante do curso de Licenciatura em Física divulgaram algumas dicas para as provas de Física do ENEM 2017, nesta escola estadual de Nova Floresta-PB.
O bolsista Huandson fez uma demonstração da aplicação da lei de Faraday, utilizando materiais de baixo custo ele mostrou o motor elétrico.
O desenvolvimento do eletromagnetismo contou com a colaboração de vários cientistas, como Faraday, por exemplo, que verificou a existência da indução eletromagnética. Para demonstrar a lei de indução de Faraday, um professor idealizou uma experiência simples. Construiu um circuito condutor retangular, formado por um fio com resistência total R = 5 Ω, e aplicou através dele um fluxo magnético Φ cujo comportamento em função do tempo t é descrito pelo gráfico ao lado. O fluxo magnético cruza perpendicularmente o plano do circuito. Em relação a esse experimento, considere as seguintes afirmativas:
A força eletromotriz induzida entre t = 2 s e t = 4 s vale 50 V.
A corrente que circula no circuito entre t = 2 s e t = 4 s tem o mesmo sentido que a corrente que passa por ele entre t = 8 s e t = 12 s.
A corrente que circula pelo circuito entre t = 4 s e t = 8 s vale 25 A.
A potência elétrica dissipada no circuito entre t = 8 s e t = 12 s vale 125 W.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
2- (FUVEST 2010) Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel:
a) não causa efeitos no anel. b) produz corrente alternada no anel. c) faz com que o polo sul do ímã vire polo norte e vice- versa. d) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de atração entre anel e ímã. e) produz corrente elétrica no anel, causando uma força de repulsão entre anel e ímã.
3- (UFMS 2010)
O acelerador LHC colidiu dois prótons, girando em trajetórias circulares com sentidos opostos, sendo um no sentido horário e o outro no sentido anti-horário, veja a figura. Considere que as trajetórias dos prótons antes da colisão eram mantidas circulares devido unicamente à interação de campos magnéticos perpendiculares ao plano das órbitas dos prótons. Com fundamentos no eletromagnetismo, é correto afirmar:
a) A finalidade do campo magnético é apenas mudar a direção da velocidade dos prótons.
b) A finalidade do campo magnético é aumentar a energia cinética dos prótons.
c) O próton que está girando no sentido anti horário está submetido a um campo magnético que possui um sentido que está entrando no plano da página.
d) A força magnética aplicada em cada próton possui direção tangente à trajetória.
e) A força magnética aplicada em cada próton não realiza trabalho.
1. AVALIAÇÃO:
Serão colocadas 3 notas no diário de classe: N_i=(6R_i+4L_i)/10, onde R_i=Média dos Relatórios e resumos dos vídeos apresentados pelo professor, L_i será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) e Listas de exercícios associados; i=1, 2, 3. As notas dos relatórios é aumentada em 2 pontos se tiver kits de eletromagnetismo. Será aprovado o aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas N_1, N_2.e N_3. Será aprovado por média se MA for maior ou igual a 7,0.
Os critérios de avaliação referentes especificamente à construção e apresentação dos experimentos em forma de relatórios tendo uma capa, título, materiais utilizados, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, orçamento, cronograma, referências bibliográficas. tendo descrição experimental e quando possível a sua aplicabilidade no dia a dia do estudante-educando, do curso de licenciatura em Física.
Romildo
ResponderExcluirOk
Jessila
ResponderExcluirOk
Diniz Raimundo ok
ResponderExcluirOk - Maria Laura
ResponderExcluirOk!
ResponderExcluirMaria Clara