Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Famílias Carentes Reivindicando o Retorno das Aulas Presenciais para aliviar a Fome e Aglomeração em suas Casas

Como resolver essa situação das famílias carentes que têm seus filhos matriculados nas escolas públicas, sem ter acesso a merenda escolar?

O secretário de educação, professor de Física da UFPB, Dr. Cláudio Furtado, está preocupado com a possibilidade de aglomeração com o retorno das atividades presenciais nas escolas públicas da educação básica na Paraíba. Por outro lado, mesmo com os esforços de utilizar programas de rádio e TV, as atividades remotas não estão chegando a todos os estudantes, devido a dificuldade de acesso a internet.

Veja a avaliação do professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, morador da cidade de Alagoa Grande. As turmas do nono ano da escola estadual PHB de Alagoa Grande não receberam atividades de Física durante a Pandemia. No caso do ensino médio não tiveram aulas remotas, mas receberam atividades impressas.

O professor Rafael conversou com algumas famílias carentes de Alagoa Grande, principalmente aquelas com mais de seis filhos. Elas estão reivindicando o retorno das aulas presenciais, para evitar aglomerações domésticas e os seus filhos terem o acesso a comida nas escolas.

Realmente, nas escolas públicas tem estudantes que fazem as principais refeições do dia, nas respectivas escolas.

Estamos nos referindo a merenda escolar, que os estudantes deixaram de receber. Outra coisa é a cobrança de famílias como a de dona Eliane do assentamento Maria da Penha II, em Alagoa Grande, mãe de 12 filhos, a maioria sendo crianças, para ficar dentro de casa de dois quartos, sem espaço e condição financeira. Isso é no mínimo contraditório.

Situação complicada em tempo de pandemia. No ano passado,  foram doadas algumas cestas-básicas e ministrado algumas aulas remotas, fazendo com que alguns estudantes de famílias carentes desistirem, contribuindo para um aumento da evasão escolar. Um grande prejuízo para a educação.

Blog rafaelrag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário