Páginas

sábado, 8 de agosto de 2020

Um Sertanejo Paraibano em Física de Partículas

Conheça o Professor Carlos Pires Dr. em Física de Partículas que no Ensino Médio não Gostava de Estudar em Casa. Ele estudou o ensino fundamental em Itabaiana-PB e o ensino médio no Lyceu Paraibano, na capital paraibana. Fez o curso de Bacharelado em Física na UFPB, a pós-graduação no Instituto 
de Física Teórica(IFT), em São Paulo:  mestrado e doutorado em Física de Partículas.

O professor Frarinaldo Queiroz entrevista o Professor Dr. Carlos Pires, pesquisador em Física de Partículas, que no Ensino Médio não gostava de estudar em casa. Após assistir aulas com professor Rafael Rodrigues, em 1987, no segundo ano do ensino médio, no Lyceu paraibano, no centro de João Pessoa,  seguiu as sugestões do professor Rafael e decidiu fazer o vestibular para o curso de Bacharelado em Física, sendo classificado para  a UFPB, campus I, na capital paraibana.

O professor Carlos Pires iniciou o seu curso de mestrado, no IFT,  na área de Cosmologia e mudou para Física de Partículas. Fez o curso de doutorado em Física no IFT, em São Paulo. Hoje, ele é professor Titular da UFPB, campus João Pessoa, colaborador na pós-graduação em Física, tendo  orientado estudantes de mestrado e doutorado.

Veja o vídeo da entrevista com o professor Carlos e comentário do professor Rafael.
O professor Rafael Rodrigues, em 1987, acabara de ser eleito presidente associação de pós-graduação(APG) da UFPB e um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduação, ANPG. Uma de suas propostas foi a sugestão do  pós-graduando bolsista adotar uma escola pública, para ministrar aulas sem remuneração. Na época, o professor de Física  Pedro Barbosa informou ao professor Rafael que o Lyceu paraibano estava precisando de professor de Física do segundo ano. Quando o professor Rafael concluiu o seu mestrado foi fazer o seu doutorado em Física no Rio de Janeiro. 

No vídeo a seguir o professor Dr. Carlos fala de sua vida fora da Física. Versão completa.

 
 
Matéria relacionada,

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário