Na Paraíba, quase 200 cidades estão em situação de emergência por causa da seca
Quase 200 cidades da Paraíba estão em situação de emergência por causa da seca. Para este municípios, a Operação Carro-pipa, do Exército, tem sido fundamental para garantir o abastecimento.
A estiagem acabou com a plantação de algumas famílias. Algumas delas foram cadastradas pela defesa civil de Campina Grande para receber água em carros-pipa coordenados pelo exército.
De acordo com Ruiter Sansão, coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, famílias necessitadas desses municípios podem procurar o órgão em seu município.
"Aquele cidadão que está sentindo a necessidade do atendimento, principalmente através do caminhão-pipa, deve procurar a Defesa Civil do seu município para que cadastre a sua cisterna. Deve-se atender os critérios exigidos pelo exército", disse.
Na Paraíba, 197 municípios estão em situação de emergência, de acordo com o Ministério da Integração Nacional. O 31º Batalhão de Infantaria Motorizada é responsável por levar a água em caminhões-pipa para a zona rural de 26 deste municípios, entre eles Campina Grande.
Segundo o comandante Márcio Rogério, a água que abastece os carros pipa vem de Boqueirão e de Camalaú. São 107 caminhões-pipa que abastecem 1792 postos nestes municípios.
"Com a chegada da água em Boqueirão facilitou bastante nosso trabalho. A gente tem mais facilidade em apanhar e entregar essa água, devido às chuvas e a chegada das Águas do São Francisco", afirmou.
O Açude Boqueirão deixou de receber a água do Rio São Francisco desde mês de abril, mas os 'pipeiros' continuam retirando a água do açude.
(Por Carlos Rocha)
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário