Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Veja a programação completa do II Encontro de Química e Física, acontecerá de 24 a 27 na UESB, campus Itapetinga-BA

O professor Rafael de Lima Rodrigues, do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, ministrará o minicurso Técnicas Algébricas de SUSY e Wigner-Heisenberg em Mecânica Quântica, de 25 a 26 de julho durante o II Encontro de Química e Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Itapetinga.

II Encontro de Química e Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Itapetinga, de 24 a 27 de julho.

Minicurso Técnicas Algébricas de SUSY e Wigner-Heisenberg em Mecânica Quântica
Rafael de Lima Rodrigues
(UFCG, campus Cuité-PB)
Dias: 25 e 26 de Julho de 2018             Carga horária: 8h
Hora de ambos dias quarta-feira e quinta-feira:
das 16h às 18h             e           das 20:30h às 22:30h
Quarta-feira, 25 de julho: SUSY em mecânica quântica e Novos e Potenciais Solúveis Exatamente
Em teoria de campos a supersimetria (SUSY) é uma transformação que relaciona as partículas bosônicas e fermiônicas em um único multipleto. Em mecânica ela relaciona os estados quânticos que descreve as partículas elementares, devido a analogia com a álgebra SUSY em teoria de campos dizemos que existe uma supersimetria em mecânica quântica. 
 Apresentaremos um minicurso  introdutório, divido em duas partes, abordando os aspectos teóricos da  mecânica quântica supersimétrica e da técnica algébrica de Wigner-Heisenberg, sem levar em consideração a relatividade de Einstein. Na primeira parte, mostraremos a eficácia da técnica algébrica da SUSY para resolver a equação de Schrödinger, que governa a mecânica quântica não-relativística. Analisaremos os dois métodos engenhosos da aplicação da SUSY através de uma hierarquia de hamiltonianos desenvolvido por  Sukumar (1985),  para potenciais exatamente solúveis em mecânica quântica, e  da generalização dos operadores de abaixamento e levantamento dos níveis de energia proposta por  Balantekin (1998), para potenciais quânticos invariantes de forma. 
Quinta-feira, 26 de julho: Álgebra de Wigner-Heisenberg em mecânica quântica
Na segunda parte, investigaremos a eficácia da técnica algébrica de Wigner-Heisenberg (WH) em mecânica quântica não-relativística na resolução espectral e na dedução dos estados coerentes. A álgebra WH é uma generalização da álgebra de Heisenberg, proposta por Wigner(1950), ao responder a  seguinte            questão: será que partindo das equações de movimento chegaremos a relação canônica da mecânica quântica do comutador entre os operadores de posição e de momento linear? Ao aplicar para o oscilador harmônico Wigner chegou a uma generalização dos operadores escada da álgebra de Heisenberg, que hoje é denominada de álgebra WH.  
Ambas técnicas algébricas de SUSY e WH são álgebras graduadas de Lie. Mostraremos que podemos obter uma representação da álgebra  SUSY em termos dos operadores escadas da álgebra WH.

O autor deste minicurso tem aplicado também ambas técnicas algébricas para sistemas quânticos relativísticos, em três dimensões, cujas referências serão indicadas, a quem interessar, durante as aulas.  
Programação do II Encontro de Química e Física da UESB
*Programação sujeita a alteração.
24 de julho (terça-feira)
17:00
Credenciamento
18:30
Cerimônia de Abertura  - Auditório Juvino Oliveira

19:00
Palestra 1: “O papel do Químico e do Físico no desenvolvimento de tecnologias e desenvolvimento do país em um contexto de crise” - Profa. Dra. Cristina Quintella (UFBA)
20:30
Abertura Cultural
25 de julho (quarta-feira).
.8:00
Minicursos 1
.15:00
Oficinas para alunos de Ensino Médio
.15:00
Minicursos 2
18:30
Mesa Redonda 1: “Os cursos de Química e Física no contexto da Reforma do Ensino Médio” - Participantes: Profa. Dra. Daisi Chapani (UESB) e Prof. MSc. Rafael Moreira (UFRB)
Auditório Juvino Oliveira
20:00
Coffee break
20:30
Minicurso 2 (Continuação)
26 de julho (quita-feira)
.8:00
Minicursos Grupo 1
.15:00
Oficinas para alunos de Ensino Médio
.15:00
Minicursos Grupo 2
18:30
Mesa Redonda 2: “A inserção e as condições de trabalho de profissionais de Química e Física no contexto político atual” - Participantes: Conselho Regional de Químicab(7ª região) e outro a confirmar
Auditório Juvino Oliveira
20:00
Coffee break
20:30
Minicurso 2 (Continuação)
27 de julho (sexta-feira)
18:30
Apresentação dos pôsteres – Hall da Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva
19:00
Apresentação Oral de Trabalhos
20:00
Palestra 2: “As Ciências no contexto social, político e econômico atual” (título a confirmar) – Palestrante a Confirmar.
Auditório Juvino Oliveira
21:30
Cultural de Encerramento

Observação:
·         A Inscrição da direito a escolha de dois minicursos de grupos de minicursos distintos conforme organização abaixo:
Minicursos Grupo 1
1 a 5
Minicursos Grupo 2
6 a 10




Lista Completa de Minicursos

Mais informações, acesse: http://equifis.blogspot.com/
Leia mais


Obs.: Programação sujeita a alteração.

Minicurso 1: Microcanais Fabricados sob Superfície de Nanotubos de Carbonos Verticalmente Alinhados e Funcionalizados a Plasma de Oxigênio e a  Laser de CO2.

Profª. Dra. Sandra Cristina Ramos – UESB

Dispositivos microfluídicos são formados por canais que permitem o fluxo de líquidos em escala nano ou de microlitros. Atualmente, a tecnologia de dispositivos microfluídicos é utilizada nas áreas da Química, Biologia, Medicina e Engenharias, com uma proposta de aplicação para redução de custo das análises. Além desses, existem sistemas que permitem a condução de líquidos a sistemas ainda menores, como sistemas utilizados para detecção de moléculas em sistemas biológicos, ou para detecção de analitos com concentrações em partes por bilhão. Interesses nestes dispositivos nano e microfluídicos aumentaram com a grande viabilidade de materiais poliméricos, tais como os nanotubos de carbono (NTC) e grafenos, devido as suas dimensões e propriedades para condução capilar de líquidos, sendo amplamente empregados como sensores eletroquímicos, para reconhecimento de enzimas específicas, proteínas e DNA. Visando algumas destas aplicações, apresenta-se microcanais sob a superfície de NTCs com dimensões na ordem de 1 cm de comprimento e 240 μm de largura (outras dimensões poderão ser confeccionadas). A fabricação dos microcanais e a efetiva condução de liquido por efeito capilar deu-se por um controle da molhabilidade deste material. Este controle foi alcançado após aplicação de duas técnicas experimentais, a de plasma de oxigênio e a laser de CO2. A primeira conferiu característica de superhidrofilicidade a toda superfície de NTC enquanto a segunda conferiu característica de superhidrofobicidade. Desta forma, pela irradiação a laser de CO2 sob a superfície superhidrofílica fabricou-se os microcanais superhidrofóbico. A irradiação a laser foi devidamente controlada em termos de intensidade da irradiação para preservar a estrutura física e química dos NTCs. Após a fabricação dos microcanais examinou-se a condução capilar feita por 3 μ litro de água, o que ocorreu instantaneamente. A rápida fluidez da água dentro dos microcanais fornece um subsídio para estudo de dispositivos microfluıdicos fabricados apenas com nanotubos de carbono com uma grande potencialidade de aplicação.

Minicurso 2: Introdução à Microscopia Avançada: Microscopias Eletrônica, e por Sonda.

Prof. Dr. Luis Nieto González – UESB

Neste minicurso, abordaremos os princípios básicos para o entendimento das principais técnicas de microscopia avançada da atualidade. Especificamente a Microscopia Eletrônica (TEM, HRTEM, SEM, e LVSEM) e Microscopia por Sonda (AFM, STM, e VTM) Incluindo o analise químico a topografia de superfícies. Vantagens e desvantagens das diferentes técnicas e suas principais utilidades. O minicurso abordará as questões teóricas numa primeira parte, e posteriormente contará também com atividades práticas nos equipamentos; fundamentalmente o nosso SEM. Considerando que a maior parte dos participantes serão estudantes, o conteúdo teórico será simplificado e didático.

Minicurso 3: Cálculo de Propriedades em Isotopômeros de Sistemas Moleculares

Profª. Dra.Cristina Porto Gonçalves – DCET- UESB
         Os cálculos sistemáticos de estrutura molecular são realizados utilizando a separação dos movimentos eletrônico e nuclear. Durante a solução do problema eletrônico, os núcleos atômicos são mantidos fixos, utilizando a aproximação Born-Oppenheimer. Nesse estágio, a distinção isotópica não é possível. C. P. Gonçalves e colaboradores (C. P. Gonçalves e J. R. Mohallem, J. Comp. Chem. 25 (2004) 1736) desenvolveram uma metodologia que permite abordar o problema isotópico em moléculas já no cálculo eletrônico. Baseado nessa abordagem, estudamos propriedades de grande interesse teórico, experimental e tecnológico em átomos e moléculas especiais. Pois, ao levarmos em conta o caráter finito das massas nucleares já nos cálculos eletrônico de moléculas, nos deparamos com efeitos pouco conhecidos por serem muito pequenos, e pouco estudados devido às dificuldades. Por isso, propomos estudar e calcular estes pequenos efeitos ou propriedades devido ao efeito isotópico em moléculas, em diferentes abordagens de estrutura eletrônica e em diferentes níveis de qualidade.

Minicurso 4: Extração de Óleos Essenciais e Formulação de Biorrepelentes.

Profª. Dra. Milena Duarte Lima – DCEN- UESB

     O minicurso terá parte teórica e prática com extração de óleos essenciais pelo
método de hidrodestilação, em aparelho tipo Clevenger. Preparo de extratos
vegetais com atividade repelente de insetos e ação calmante. Formulação de
biorrepelente natural.

Minicurso 5:A Química Bioinorgânica dos Elementos de Transição
Prof. Msc. Ernani Lacerda IFBA
     O minicurso objetiva discutir a participação de elementos de transição e seus compostos nos principais processos biológicos e de que forma a presença desses elementos na constituição de biomoléculas influencia em sua reatividade



Minicurso 6: Ensino de Química para Alunos com Deficiência Visual:  Desafios e  Possibilidades

Prof. Dr. João Batista Moura de Resende Filho - IFPB

     Com o advento da denominada Educação Inclusiva, que teve como marco inicial a Declaração de Salamanca em 1994, uma mudança de paradigmas começou a ocorrer nas instituições de ensino de todo o mundo. Os professores encontram em suas salas alunos com as mais diferentes características e necessidades educacionais, o que, por sua vez, suscita o desenvolvimento e a utilização de novos métodos e técnicas de ensino, o uso de novos materiais didáticos que venham a atender às necessidades educacionais desses alunos. Delimitando nosso universo ao ensino de Química para alunos com deficiência visual (DV), podemos questionar como ensinar essa Ciência a esses alunos quando a maioria das metodologias e recursos de ensino usados são predominantemente visuais? Considerando, portanto, esse questionamento, o
presente minicurso tem por objetivo possibilitar a disseminação e a construção do conhecimento de ferramentas e técnicas de ensino que possibilitem o acesso de alunos DV ao conhecimento químico. Embasado em diversos trabalhos publicados a nível nacional e internacional na área de Estratégias Inclusivas no Ensino de Química, esse minicurso irá apresentar e debater sobre ideias concernentes às técnicas necessárias ao professor de Química para trabalhar com alunos DV em sala de aula, assim como ao desenvolvimento de recursos didáticos que visam possibilitar a compreensão, por parte dos alunos DV, de determinados conhecimentos químicos.


Minicurso 7: Teoria de Grupos: Uma Ferramenta para Construir e Interpretar Diagramas de Orbitais Moleculares

Prof. Dr. Kleber Queiroz Ferreira - UFBA

     Discussão da aplicação da teoria de grupo para confecção e interpretação de Diagramas de Orbitais Moleculares: entendendo o comportamento ácido/base de Lewis e comportamento redox. Ao final do minicurso o aluno deverá ser capaz de usar a teoria de grupos para construir qualitativamente e interpretar Diagramas de Orbitais Moleculares, visando entender o comportamento ácido/base de Lewis e comportamento redox de espécies químicas.


Minicurso 8: Leitura Dialógica nas aulas de Ciências

Prof. Msc. Olívia Maria Bastos Costa - UEFS

     Neste minicurso discutiremos a importância da leitura e do diálogo na sala de aula; apresentando como referencial teórico a aprendizagem dialógica, seus fundamentos, características, benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e algumas práticas pedagógicas baseadas neste tipo de aprendizagem; daremos ênfase nos estudos com tertúlias literárias dialógicas, conceituando-as e trazendo exemplos de como podem ser trabalhadas nas aulas de Ciências.


Minicurso 9: Técnicas Algébricas de SUSY e Wigner-Heisenberg em Mecânica Quântica

Prof.Dr. Rafael Lima Rodrigues- UFCG


Minicurso 10: Redes Neurais Aplicada a Química Analítica
Prof. Dr. Erik Galvão Paranhos
         O cérebro humano é considerado o mais fascinante processador baseado em carbono existente, sendo composto por aproximadamente 10 bilhões neurônios que estão conectados uns aos outros através de sinapses, e juntos formam uma grande rede, chamada REDE NEURAL. Neste contexto, as redes neurais artificiais são modelos computacionais-matemáticos inspirados no funcionamento de células neurais biológicas que procuram aproximar o processamento dos computadores ao cérebro. Mapas auto-organizáveis (SOM) são um tipo de rede neural. Os SOM’s também podem usar o modelo de Kohonen, produzindo um mapeamento topológico e localização ideal de um número fixo de vetores em um espaço de entrada de alta dimensionalidade, o que facilita compressão de dados. Neste curso será introduzido o Mapa auto organizável de Kohonen como estratégia não supervisionada em Química Analítica, onde a princípio, não há informação inicial sobre os grupos, permitindo seu uso como ferramenta de análise de cluster, viabilizando a inferência sobre as tendências relativas à formação de grupos com base em características estatísticas das amostras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário