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segunda-feira, 30 de abril de 2018

Editais para 90 mil bolsas de formação de professores encerram inscrições, nesta segunda, 30 de abril

                               Professor Rafael Rodrigues, na UFCG, campus Cuité.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recebe inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e novo Programa de Residência Pedagógica até hoje,  dia 30 de abril. Juntos, os programas ofertam 90 mil bolsas para projetos no âmbito de cursos de licenciatura.
O primeiro passo para inscrição em ambos os programas é a inserção do currículo do coordenador institucional e dos docentes orientadores na Plataforma Freire até a sexta-feira, 27. A previsão para o início dos projetos é a partir de 1º de agosto.
Programas
Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.
Leia mais
O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018 pela Portaria 38/2018. Conforme a publicação, a finalidade da iniciativa é apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Acesse os editais:
(Capes)

Blog rafaelrag

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