Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Chico César e Quinteto da PB se apresentam em concerto beneficente. Veja também as manchetes dos Jornal semanal de Cajazeiras.

Manchetes do  Jornal semanal de Cajazeiras. Gazeta do Alto Piranhas, de 4 a 11 de novembro.
Técnicos da ANAC inspecionam Aeroporto Regional de Cajazeiras
Chico César e Quinteto da PB se apresentam em concerto beneficente
Linaldo Guedes
O Quinteto da Paraíba é um dos mais queridos e respeitados grupos musicais do Brasil, tanto na música popular, como na erudita,
Música e solidariedade. Sensibilidade e talento. Canção e instrumento. Quinteto da Paraíba e Chico César. A noite desta sexta-feira promete ser de muita emoção no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego. A partir das 21 horas, Chico César e Quinteto da Paraíba sobem ao palco para um Concerto para Nelson Campos. Antes, às 20h30, haverá a pré- estreia do filme documentário “O Príncipe Alumioso” que tem direção de Torquato Joel e duração de trinta minutos. Todos os recursos adquiridos neste evento serão revertidos para o tratamento de Nelson contra o câncer. 

O repertório do concerto vai ser basicamente o incluído no disco que o Quinteto da Paraíba gravou com Chico César - “De uns tempos pra cá”. Na época de lançamento, em 2006, Chico César assim definiu o álbum: “Pra mim é como se ele começasse escuro, numa sessão maldita de cinema à meia-noite. Atravessa uma longa madrugada, clareia aos poucos e termina encandeiado de sol tropical ao meio-dia, numa mistura de feijoada e rave. Claro que não é a única leitura possível, e essa talvez seja otimista demais. É na verdade como ele nasceu em mim e aí tomou corpo, de uns tempos pra cá”.

Um dos principais nomes do Quinteto da Paraíba, Xisto Medeiros diz que “vai ser um show beneficente para o nosso irmão ex-violoncelista do Quinteto da Paraíba, Nelson Campos Videla, que foi submetido a uma cirurgia de retirada de um câncer”. A atual formação do Quinteto: violino 1, Ronedilk Dantas; violino 2, Thiago Formiga; viola, Ulisses Silva; violoncelo, Nilson Galvão; contrabaixo, Xisto Medeiros. 

Tocar mais uma vez com Chico César é assim definido por Xisto: “Chico é um artista completo, compositor, cantor, arranjador, poeta... Lenine me falou um dia: 'ele é o artista mais completo da nossa geração'. É sempre uma honra participar de shows, concertos, gravações... Eu Sou Fã!”
Leia mais
O Quinteto da Paraíba é um dos mais queridos e respeitados grupos musicais do Brasil, tanto na música popular como na erudita. Este concerto com Chico César integra o projeto “Quinteto Convida”, que já é um marco na história da música brasileira. A expectativa é ter, em um ano, seis DVDs gravados com artistas brasileiros de renome internacional.

O último foi com Xangai. Xisto lembra que foi um reencontro maravilhoso. “Nós temos dois discos gravados com Xangai. Ele é um dos maiores artistas brasileiros. O projeto 'Quinteto Convida' estreou com sucesso de crítica e público, motivo de muito orgulho pra nós do Quinteto”. As atrações para 2017 já estão definidas: 13 e 14 de janeiro, o mestre Carlos Malta (só Pixinguinha); 24 e 25 de março, Chico César (só Luiz Gonzaga); em julho, Nelson Ayres; em outubro, Toninho Ferragutti; em dezembro, Elomar e João Omar.

O Quinteto da Paraíba foi criado em 1989. O grupo, que é formado por renomados instrumentistas da Paraíba e considerado um dos melhores ensambles em atuação no País, foi apresentado pelo selo Kuarup como “uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos”.

O Quinteto da Paraíba é considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial, imortalizado por Ariano Suassuna. Recebeu elogios da crítica internacional e no Brasil se tornou conhecido do grande público pela sua participação na trilha sonora do premiado filme “Central do Brasil” e constantes aparições nas TVs Cultura, Educativa, Senac, Senado e Globo em concertos, workshops e programas ao vivo, assim como pela sua participação nos mais importantes festivais de música do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário