Páginas

domingo, 24 de julho de 2016

Emancipação Política de Alagoa Grande foi Tema de Debate no Programa Informativo GEMAG da Rádio Piemonte FM, neste domingo, 24


O professor de História José Avelar explicou por que ocorreu a mudança do feriado municipal do dia 27 de março para o dia 26 de julho, data da Emancipação Política do município de Alagoa Grande. 


Este foi um dos temas em debate no Programa Informativo GEMAG da Rádio Piemonte FM, neste domingo, 24. 



Professor Rafael acompanhou o programa GEMAG, nos estúdios, mas não falou porque ele é pré-candidato a vereador nas eleições 2016. O programa foi apresentado por Antônio Lima e Rodrigo na Sonoplastia.

Estavam presente os filiados do PHS 31 de Alagoa Grande, Antônio Lima, professor Rafael e o escritor Guedes, ambos  pré-candidatos a vereador e Jânio Macário, pré-candidato a prefeito  nas eleições 2016.

Veja o vídeo. Programação do aniversário de emancipação política de Alagoa Grande, 151 anos . 1865/2016



7h. Passeio ciclístico pela cidade , concentração no largo do teatro, encerramento no Bodâo .
8h. Hasteamento do pavilhão nacional - prefeitura municipal

14h. Encontro de vôo livre na rampa do Brow ( serra de Paquivira ) tombo.

15h30  Partida de futebol no módulo esportivo, seleção de Alagoa Grande X seleção de Alagoinha.

18h. Banda corte da lagoa , forró pé-de-serra,  voz e violão ( encontro de músicos local )
MC Enzob8

Grupo conexão AXD

                                                   José Avelar, Guedes e Jânio


O  Escritor Guedes escreveu a seguinte reflexão sobre o tema.

A frase “ANTIGO SERTÃO DO PAÓ, LAGOA GRANDE DE ONTEM, ALAGOA GRANDE DE HOJE”, da autoria do saudoso DORGIVAL TERCEIRO NETO, taperoaense, que foi governador da Paraíba, historiador, membro do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Bacharel em Ciências Jurídicas e Advogado de renome, tomei-a por título do próximo livro da lavra deste autor, homenageando postumamente aquele saudoso douto (veja o grifo).
            A Lei 1012/2009, municipal, confirma a Lei Provincial nº 129, de 21 de outubro de 1864, esta que criou o município de ALAGOA GRANDE/PB, cuja instalação deste município somente se deu em 26 de julho de 1865 – data de sua emancipação política, portanto (destaquei). O não-querer aceitar a real data desta emancipação política, por parte de alguns reacionários e/ou desavisados, não derroga as leis aqui mencionadas: – É a Lei!
            As provas para justificar a tal idade de ALAGOA GRANDE-PB já as tínhamos (nós alagoagrandenses) elencadas desde o lançamento, 1996, do livro “ALAGOA GRANDE: Aspectos Econômicos e Fatos outros para sua História”, da lavra do Professor JOSÉ AVELAR FREIRE, com a aprovação (registro) do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Não é demais lembrar que entre tantas provas, destacamos: A instituição da Paróquia – com a denominação NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM – aqui se deu em 1861; o município foi instalado em 26.07.1865; a Comarca foi instalada em 1874; o Cartório de Registros e Óbitos de Pessoas Naturais registra na sua primeira CERTIDÃO DE NASCIMENTO o nascimento de Severino Bizerra (Bizerra com “i”), e expressamente ali grafando “neste Districto de Paz, deste município de Alagoa Grande, Estado da Parahyba”, no ano da Proclamação da República – 1889.    
            Mas, a propósito, deixei para comentar sobre uma outra prova que contraria aquela equivocada data de “27 de março de 1908”, que diziam ser a data da emancipação política de ALAGOA GRANDE-PB:
            – No Cartório desta Comarca – Vara Única –, no seu arquivo, existe o TERMO DE JURAMENTO do Prefeito nomeado ALEXANDRE CABRAL DE VASCONCELOS, em 1904, cuja primeira assinatura, no ato formal e legal daquela nomeação, é a do Dr. Francisco Montenegro, este que era Juiz municipal àquela época. Ora, se em 1904 tínhamos um prefeito, como insistir que a emancipação se dera em 1908!...
Leia mais
            Alguém já se perguntara:

                       – Qual o por que de adentrarmos na história do nosso município, lá no século XIX até a primeira década do século passado, isto é, desde 1865 até 1908, não vermos a palavra “prefeito” registrada, naquele período decorrido de 43 anos?
Leia mais
                        A resposta ao tal questionamento é simples:

                        – Eis que no século XIX, o Chefe do Poder Executivo Municipal era chamado de Chefe do Conselho da Câmara, tendo sido chamado também de Chefe do Conselho da Intendênciao Chefe do Poder Executivo Estadual era chamado de Presidente da Província tal ou qual. Portanto, as denominações ou palavras “PREFEITO” e “VEREADOR” vieram surgir como linguagem oficial e nova,
timidamente, só na última década do século XIX, mais especificamente em 1895 com legislação implantada pelo Presidente (leia-se “Governador”)ÁLVARO MACHADO.

            O nosso município instalado desde 26 de julho de 1865 teve para sua sede uma vila, esta que somente em 27 de março de 1908, portanto, quarenta e três (43) anos depois da emancipação do municípioveio a se tornar cidadeAí, nesta última data foi que nasceu a cidade de ALAGOA GRANDE e o equívoco, respectivamente: 1908 não podia ser o ano da emancipação. 

            Ninguém vive para comemorar mais de um sesquicentenário, então comemoremos este sesquicentenário de ALAGOA GRANDE-PB, em 26.07.2015, que será único para nós todos!


JOSÉ GUEDES GUIMARÃES - Oficial de Justiça, Escritor e contador de Causos.  teve seu último livro  "CAUSOS NOSSOS DO DIA A DIA" lançado no dia 14/03/2015 no TEATRO PAÓ - LAGOA GRANDE, PB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário