Alagoagrandense Clodomárcio Silva Genuíno defendeu o seu Trabalho de TCC do Curso de Licenciatura em Matemática do polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da UFPB Virtual, sob Título discutindo o conceito de fração na Matemática a partir de uma experiência na feira livre: o caso de Alagoa Grande-PB. A defesa aconteceu em 07 de dezembro de 2015, tendo o TCC aprovado com uma excelente Nota 9,5.
Mais 4 estudantes do polo MRS concluíram o curso de matemática também: Maria Lourdenise Cardoso, Ricardo Pessoa, Francisco de Assis,Alexandre Alustau. Parabéns para todos.
Parabéns para todos os estudantes que estão alcançando a diplomação. Depois da colação de grau, a maioria devem fazer uma pós-graduação. Boa sorte. Felicitações do professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo da UAB, inaugurado em 9 de agosto de 2010, no CAIC de Alagoa Grande. A atual coordenador do polo professora Roseane Palmeiras de Alagoa Nova, estende também os seus parabéns.
Mais 4 estudantes do polo MRS concluíram o curso de matemática também: Maria Lourdenise Cardoso, Ricardo Pessoa, Francisco de Assis,Alexandre Alustau. Parabéns para todos.
Parabéns para todos os estudantes que estão alcançando a diplomação. Depois da colação de grau, a maioria devem fazer uma pós-graduação. Boa sorte. Felicitações do professor Rafael Rodrigues, primeiro coordenador do polo da UAB, inaugurado em 9 de agosto de 2010, no CAIC de Alagoa Grande. A atual coordenador do polo professora Roseane Palmeiras de Alagoa Nova, estende também os seus parabéns.
Comissão Examinadora
Profª. Dra. Severina Andréa Dantas de Farias (Orientadora)
Prof. Dr. Jamilson Ramos Campos
Prof. Ms. Givaldo de Lima.
O objetivo principal deste pesquisa foi identificar as principais concepções dos estudantes a partir da discussão de Fração no conjunto dos Números Racionais em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Alagoa Grande.
Clodomárcio Silva Genuíno é professor de Matemática no Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Barbosa de Lucena, tendo como meta, na busca de uma prática docente, algum conceito que nos causasse certa estranheza com relação ao seu aprendizado em séries anteriores. Por esta em contato direto com o aluno, o professor se depara com diversas situações que o levam a refletir sobre o ensino e a aprendizagem de algum conceito. Contudo os conceitos matemáticos de Números Racionais e o Tratamento da Informação chamou atenção quanto à dificuldade encontrada, pelo menos pelos sujeitos que são nossos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Questionados sobre a ausência de conhecimento sobre o assunto, uns diziam não lembrar, outros diziam dois anos sem professores de Matemática, alguns afirmavam nunca terem visto. Esse fato causava certa curiosidade; poderia ser um bom objeto de pesquisa.
A visita à feira livre foi como intuito de envolver o alunado na contextualização dos números racionais, vivenciando a realidade do seu cotidiano. Segundo os PCN (BRASIL, 1998), a contextualização tem como característica fundamental, o fato de que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto, ou seja, quando se trabalha o conhecia mento de modo contextualizado a escola está retirando o aluno da sua condição de expectador passivo.
Quando o aluno está desmotivado a sua aprendizagem fica prejudicada. Professores deveriam ter sensibilidade e estar atentos para reconhecer o aluno nessas condições. Só assim eles terão um norte para buscar uma fonte de motivação que provoque o querer aprender. A este respeito ZENTI (2000), afirmou que podem ser muitos os problemas causados pela desmotivação, no entanto acredita que não existe uma receita mágica para fazer as aulas serem o foco de atenção das crianças. Porém, afirma que o professor com sensibilidade e energia talvez consiga enfrentar o desafio.Nós enquanto profissionais, devemos a partir de então, lutar por uma renovação nos métodos de ensino e o que devemos começar pela conscientização para aderirmos a estas novas mudanças, dando oportunidade também aos nossos alunos para enxergarem o valor de uma aprendizagem significativa para suas vidas, enquanto cidadãos críticos.
Clodiomarcio, filho do casal Severino Genuíno(Pifita) e Severina Eronilda Silva Genuíno, informa também que a sua pesquisa terá continuidade no decorrer deste ano letivo, com intuito de prepararmos um artigo acadêmico, sob co-autoria da Prfª. Dra. Severina Andréa Dantas Farias.
Comissão examinadora do TCC
Veja mais imagens
Clodiomarcio trabalhando na feira Livre de Alagoa Grande
Blog rafaelrag
Advogado Martinho Ramalho de Melo. Também me associo as homenagens extensivo aos filhos e filhas dos conterrâneos que estão terminando curso superior. Parabens ao prof. Rafael que já faz parte da história da criação do Polo da Universidade Aberta em Alagoa Grande como primeiro dirigente. Vamos lutar pela expansão do polo e pela criação de uma sede própria com a doação do terreno pela prefeitura.
ResponderExcluirgraduada em matemática da UFPB, polo MRS, Joseane Sousa. Mais do que merecido sua excelente nota, fruto da dedicação e competência. Parabéns amigo e muito sucesso tanto profissional quanto na sua vida.
ResponderExcluirDescurtir · Responder · 3 · Ontem às 19:34