Páginas

sábado, 26 de setembro de 2015

SBF Realiza Evento no CERN, na Suiça, para professores de Física do Ensino Médio de Escolas Brasileiras


Escola de Física, organizada no Brasil pela SBF, recebeu inscrições para estágio e curso de uma semana no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear


As inscrições para participação na Escola de Física do CERN são organizadas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o evento leva professores de Física do Ensino Médio à famosa instituição europeia de física de partículas, lar do maior acelerador do mundo, o LHC (Large Hadron Collider).

O professor se inscreve através  da website (www.sbfisica.org.br/ensino/EscoladeFisicaCERN). O curso em si acontece na sede do CERN, na Suíça.


"Esse ano é a sétima vez que estamos participando e notamos uma grande satisfação entre os professores que enviamos para lá", relata Nilson Marcos Dias Garcia, secretário para Assuntos de Ensino da SBF, destacando que os recursos para o projeto vêm da CAPES-Educação Básica e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia. "Todos anos  são selecionados em média 20 professores vindos das redes federal, estadual, municipal e particular de ensino."


O curso, estabelecido no CERN em 2007 para atender professores de escolas secundárias portuguesas, foi ampliado em 2009 para abranger também os de origem brasileira e africana. O evento é inteiramente realizado em português, como parte de um esforço educacional do centro europeu de promover o ensino de ciências e de física das partículas entre seus países-membros.

A perspectiva de um maior envolvimento do Brasil ficou ainda mais interessante com a possibilidade de o país se tornar membro-associado do CERN, iniciativa que no momento depende apenas da aprovação do Congresso Nacional. "É um elemento a mais para motivar o professor a aprender e, depois, transmitir a seus alunos como os estudos são feitos numa das instituições de pesquisa mais sofisticadas do mundo", diz Garcia.


Experiência marcante

Quem já participou teve a melhor das impressões. "Foi tudo muito denso, intenso. Um banho de ciência e tecnologia!", disse o professor Dulcídio Braz Jr., que ganhou a oportunidade depois de ter seu blog, Física na Veia!

Leia mais

(http://fisicamoderna.blog.uol.com.br), selecionado como o melhor produzido em língua portuguesa num concurso internacional promovido pela rede alemã Deutsche Welle. Aproveitando a ocasião, ele fez um relato completo de como foi a semana no CERN no próprio blog, que é uma ótima referência.

A professora Maria da Glória Martini foi colega de Braz no curso de 2010 e concedeu uma marcante entrevista à revista Scientific American Brasil - Aula Aberta após retornar, em que resumiu a intensidade das atividades durante o evento. "Em meu dia a dia me sentia como o coelho de Alice, com a impressão de estar sempre atrasada."

A ideia é que a cada ano essas experiências possam se multiplicar, de forma a contagiar os alunos das escolas brasileiras com o entusiasmo que existe no desenvolvimento da ciência de ponta. Para isso, não há lugar melhor do que o CERN.


CONTATOS
Assessoria de comunicação da SBF
Salvador Nogueira
Tel: 0/xx/11 9178-9661

Nilson Marcos Dias Garcia (UTFPR)
Tel: 0/xx/41 3310-4718

Nenhum comentário:

Postar um comentário