Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2013

Dentista de Alagoa Grande Cobra melhoria no Sistema de Saúde Brasileiro



Adendo do blog rafaelrag. Há muito tempo que o povo brasileiro sofre com o mal atendimento do sistema de saúde. Um amigo professor da UFPB, sofreu um acidente, sua esposa e filhos levaram ele para ser atendido pelo plano de saúde em 3 hospitais de Campina Grande, mas somente após 3h, na terceira tentativa, o professor conseguiu ser atendido em um daqueles hospitais e pouco tempo depois ele morreu. Segundo o médico se ele tivesse sido atendido no primeiro hospital, talvez não teria falecido. No caso de municípios de pequeno porte da Paraíba, o paciente sofre muito mais, porque em geral são encaminhados para hospitais de Campina Grande ou João Pessoa. Será que os investimentos na secretária de saúde de Alagoa Grande estão corretos? Por que os políticos de Alagoa Grande  não se unem para conseguir mais investimentos, priorizando a saúde e educação? Na foto acima vemos o governador Ricardo buscando a união de todos para acelerar o progresso de Alagoa Grande.


Acho que a vivência e principalmente a sanidade e humildade em analisar friamente os problemas de nosso país, devem ser os norteadores de todos que realmente desejam um Brasil justo, igualitário e que possibilite aos seus filhos educação, moradia, emprego e saúde.
Me visto dos aspectos elencados acima, e tendo que abranger diversos fatores para concluir ao final deste comentário, minha opinião, pessoal, a respeito de uma das maiores mazelas de nosso querido país, a questão da saúde.
Ao longo de décadas o Brasil foi o país que mais evoluiu em políticas públicas de saúde, tendo planejado um audacioso “ plano de saúde” o SUS. Todos os brasileiros têm direito, a qualquer procedimento e de forma igualitária, estes sãos os nortes do programa. Temos hoje além da rede básica de saúde, os PSFs, NASF, academia de saúde, CEO, UPA, SAMU, Hospitais de referência... onde todos neste país procuram estes serviços, seja um cidadão assalariado com seu cartão do SUS ou um abastardo intelectual possuidor de plano de saúde caro, na hora do “ vamos ver”, chama o SAMU, leva para o trauma....

Os caríssimos planos de saúde, onde temos que agendar com três meses consultas, ambulatórios de hospitais particulares superlotados e com péssimo atendimento, retratam um serviço público maquiado, e que também não atendem aos anseios dos seus participantes. Profissionais de saúde assoberbados de carga de trabalho, e invariavelmente, mal pagos, se estressam e são infelizes, transferindo aos pacientes suas angustias e lamurias.
Para manter o SUS, todos nós pagamos, através de pesados impostos que nos são cobrados, tendo que parte da população, paralelamente, fazer, no sacrifício, um plano de saúde privado, para “ garantir” um pronto-atendimento, numa necessidade, porem, é no posto de saúde que vacinamos nossos filhos, que recorremos para uma receita médica, para solicitação de exame e outros procedimentos elementares e que a maioria da população não valoriza.
Não adianta apontarmos nossas críticas para governo, profissionais ou para quem quer que seja, é premente e urgente a rediscussão do papel de cada um neste contexto, e principalmente elencar prioridades, dando um choque de MORALIDADE, em péssimos e gatunos políticos/administradores, que se agrupam a profissionais cafajestes, para surrupiarem as verbas para saúde, e que não são poucas.

Investimento na formação, com valorização de faculdades realmente compromissadas, com professores gabaritados e com alunos que abracem a causa da saúde, e que não queiram somente fazer um curso por ser bem remunerado no futuro.
VERGONHA! Vista a carapuça a imprensa, os políticos, o povo, os profissionais de saúde, todos sem distinção, e cada um, da forma legal e democrática, proporcione mudanças, e não somente fiquemos a dilapidar um dos maiores patrimônios deste país, seus sistema de saúde, que precisa de nosso apoio, mesmo estando em situação preocupante e que provoca a ira e a desconfiança de quem o utiliza, e a chacota dos que esbanjam seus cartões de crédito e planos de saúde com UTI no ar.
Eu, cidadão brasileiro, com muita honra de ter optado em ser PROFISSIONAL DE SAÚDE, com todas as letras maiúsculas, para me orgulhar sempre do que escolhi, e para manter acesa a chama de que acredito neste país e respeito e exerço minha profissão com amor e carinho.
Blog rafaelrag com Dr. João Montenegro, dentista e professor do ensino médio e colaborador com a administração do prefeito Bôda de Alagoa Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário