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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Alunos do ensino médio em Sumé realizam experimentos de física com materiais alternativos


Latas de refrigerante, CDs, canudos de plástico e madeira foram alguns dos materiais utilizados

Professores Rafael e Jair (UFCG, Cuité) e Vanderlan (UFCG, Sumé). 
O professor de Física Vanderlan, diretor do campus Cuité, recentemente, falou de sua participação no projeto sobre aulas práticas de Física, para estudantes do ensino médio de Sumé-PB.
 
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, em Sumé-PB, apresentaram no dia 9 de maio de 2013, experiências no campo da física experimental, desenvolvidas a partir de materiais alternativos.

Eles integraram um projeto do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG voltado para a melhoria do ensino da disciplina através de aulas sobre alguns fundamentos teóricos com o manuseio de equipamentos no Laboratório de Física do CDSA.

A organização da mostra foi da professora da Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz, Fabiana do Nascimento Araújo, que também participou do projeto no CDSA e orientou os seus estudantes na elaboração das experiências.


Os estudantes reproduziram algumas das atividades vistas no projeto. Latas de refrigerante, caixa de fósforo, CDs, canudos de plástico e madeira foram alguns dos materiais utilizados para a construção dos experimentos e para a demonstração prática da física.

Os alunos demonstraram a condução da energia, a utilização de um circuito elétrico simples, o uso da pilha feita a partir de limões, a ação da eletricidade estática, troca de cargas positivas e negativas entre objetos, a geração e conservação de energia e aceleração mecânica.

O projeto intitulado “Aplicação da Física Experimental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gonçalves de Queiroz, segundo destacou seu coordenador, o professor José Vanderlan Leite de Oliveira, “trouxe alguns benefícios aos estudantes: redução do tempo gasto com os cálculos e concentração nos conceitos envolvidos nos experimentos; coleta de uma grande quantidade de dados; engajamento dos estudantes em tarefas com alto nível de interatividade e envolvimento em atividades que explicitam a natureza de pesquisa científica; observação de uma versão simplificada da realidade dos fenômenos físicos; tornar conceitos abstratos mais concretos e, auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o mundo natural, através da observação e interação com os modelos científicos”.

Esse projeto do Centro também teve participação dos professores Adriano Trindade de Barros e Janduy Guerra de Araújo, do técnico em laboratório de física do CDSA, Osvaldo Farias Alves e da aluna bolsista Suayra Marta Gomes de Oliveira, do curso de Engenharia de Biossistemas.

Blog rafaelrag com Rosenato Barreto - CDSA/UFCG

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