Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

65a REUNIÃO ANUAL DA SBPC JÁ INICIOU EM PERNAMBUCO COM O TEMA “CIÊNCIA PARA O NOVO BRASIL”


Iniciou no dia 15 deste mês no Estado de Pernambuco, a 65a Reunião Anual da SBPC com o tema “Ciência para o Novo Brasil”. É a quinta vez que Pernambuco recebe uma reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pois o maior evento científico do hemisfério Sul aconteceu no Estado nos anos de 1955, 1974, 1993 e 2003 que teve o maior público em uma reunião anual da SBPC com 17300 inscritos. Eventos consagrados nas reuniões anuais como SBPC Jovem e Expotec tiveram suas primeiras edições em Pernambuco.

Este ano, pela primeira vez, em função do número de inscritos e de atividades programadas, bem como pela interiorização da reunião, o evento que tradicionalmente acontece durante uma semana, será realizado em duas etapas. A primeira que foi de 15 a 17 de julho, foi denominada “SBPC Educação” e ocorreu nos municípios de Caruaru coordenada pelo Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) e Faculdade de Filosofia de Caruaru (FAFICA), em Garanhuns pela Universidade de Pernambuco (UPE), Petrolina pela Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Serra Talhada pela Universidade Federal de Pernambuco (UAST/UFRPE), com minicursos, conferências, palestras, oficinas e atividades culturais. Em virtude do feriado do dia 16 de julho em Recife, a capacitação dos professores estaduais da rede pública que atuam na capital foi no dia 17 de julho, coordenada pela Universidade de Pernambuco (UPE) nos mesmos moldes dos municípios do interior. A SBPC Sênior será sediada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de 21 a 26 de julho. 

Com uma programação especialmente voltada para capacitação dos professores estaduais e municipais, a “SBPC Educação” ocorreu com a seguinte estrutura de minicursos nos polos do interior: Caruaru - 34; Garanhuns - 21; Serra Talhada – 47; Petrolina - 19; Recife – 32 para os professores estaduais. 80 minicursos para professores da rede municipal do Recife serão ministrados na semana da SBPC sênior.

Além da programação destinada aos professores da rede pública, os municípios de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, contarão também com uma programação destinada ao público em geral na semana de 21 a 26 de julho sendo assim distribuídas as atividades: em Serra Talhada no dia 21, ocorrerão exposições científicas e culturais. Em Caruaru, nos dias 23 e 24, ocorrerão 08 conferências, 01 mesa redonda, 01 exposição de robótica e oficinas de teatro e de dança além de projetos de arquitetura, com casas ecologicamente sustentáveis e inteligentes, bem como um robô para monitoramento ambiental. Em Petrolina, nos dias 24, 25 e 26 ocorrerão 07 palestras, 02 mesas redondas, 17 minicursos, uma sessão de pôsteres e uma exposição de fotos, poesias e cordéis. Apenas Garanhuns não oferecerá atividades nesse período uma vez que o mesmo coincide com o Festival de Inverno.

A sessão de abertura da SBPC Sênior será no dia 21 de julho, às 19:00 horas, no Centro de Convenções da UFPE. Durante a semana serão em torno de 300 atividades (conferências, mesas redondas, simpósios, minicursos, sessão de pôsteres (4745 trabalhos), assembleias, encontros, sessões especiais, lançamentos de livros e atividades culturais). 

Pesquisadores do país e do exterior discutirão temas em todas as áreas de conhecimento, tais como: desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, mudanças climáticas, energia, uso racional dos recursos hídricos, combate e convivência com a seca, biomas brasileiros, políticas e gerenciamentos ambientais, educação básica e superior, neurociências, arqueologia, paleontologia, uso de drogas, doenças: autismo, obesidade e diabetes, manifestações urbanas, entre outras. 

Os homenageados da reunião serão o Professor Luiz Antônio Marcuschi da UFPE e Dra. Niède Guidon do Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí) e Museu do Homem Americano. 

Este ano além da SBPC Jovem, acontecerá a SBPC Mirim voltada especificamente para crianças. Ambos os eventos serão no Colégio de Aplicação da UFPE com a coordenação do Espaço Ciência. 

No Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFPE ocorrerão o Simpósio “Um novo planejamento para um novo Brasil” coordenado pela ANPUR; 3o Salão Nacional dos Pós-graduandos e Seminário de Formação de Pós-graduação em Saúde, coordenados pela ANPG. Também acontecerá a primeira reunião da Academia Brasileira de Ciências Agronômica no dia 24 de julho, às 18 horas, no auditório da Biblioteca Central da UFPE.

O CONFAP (Conselho das Fundações de Apoio à Pesquisa do Brasil) e CONSECTI (Conselho de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil) se reunirão na Sede Regional de Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que será transferido para Recife, incluindo o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Professor Marco Antônio Raupp e toda equipe durante a reunião da SBPC.

Participarão do evento com atividades científicas, 59 Sociedades Científicas e 146 instituições de ensino, pesquisa e extensão do Brasil e do exterior envolvendo Universidades, Associações de Docentes, Fundações de Apoio à Pesquisa, Ministérios, Embrapa que completa 40 anos, Petrobrás, CAPES, CNPq, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), etc.

Até o presente momento, o número de inscrições para a 65a Reunião Anual da SBPC já é de aproximadamente 20000 inscritos, um novo recorde em participação do público em uma reunião anual da SBPC.

Fonte: José Antônio Aleixo da Silva, Professor do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE e Secretário Nacional da SBPC
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário