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sexta-feira, 21 de junho de 2013

MOVIMENTOS DAS RUAS DO BRASIL CHEGAM AO AUDITÓRIO DO CES DA UFCG


 ALUNOS DO P10 ESTÃO SEM ESTÁGIO 

SUPERVISIONADO II, NO CAMPUS CUITÉ

Desde que iniciou o  primeiro período letivo da UFCG, 2013.1, estudantes dos cursos de enfermagem e Farmácia estão sendo prejudicados pela falta de estágio.
Ontem, quinta, 20, ao saber da reunião de docentes com o Pró-Reitor de Ensino, professor Luciano Barosi,  e o vice-Reitor, professor Vicemário Simões, no auditório do do Centro de educação e Saúde (CES) da UFCG, os estudantes invadiram o auditório e pediram a palavra para fazer suas reivindicações, em sua maioria alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia.  A mesa da reunião dos docentes do CES foi composta também por Pró-reitor de Pós-Graduação, professor Benemar Alencar de Souza, vice-diretor do CES, professor José Justino Filho, sob a presidência do professor Ramilton Marinho Costa(diretor do campus Cuité).
A preocupação principal dos alunos do curso de enfermagem era com o fim do semestre letivo 2013.1, em setembro, e até o momento não foram resolvidas questões pendentes como esta.
Os alunos do décimo período letivo (P10) da disciplina estágio Supervisionado II, do curso de Enfermagem da UFCG, campus Cuité, estão sem estágio.
 Registramos algumas perguntas sem a mesa responder satisfatoriamente. Como é que os alunos irão se formar sem fazer o estágio?  Como é que esses alunos irão prestar um atendimento de qualidade?  Realmente, os alunos não estão tendo a oportunidade de por seus conhecimentos em prática no decorrer do seu curso, pois os professores do curso de enfermagem e farmácia não estão cumprindo com as demandas. Os professores Barosi e Vicemário assumiram o compromisso com o CES de fazer o possível para conseguir resolver esta questão em um prazo de uma semana.

Vários professores da área de saúde se pronunciaram pedindo mais vagas docentes para o CES realizar novos concurso públicos. 

Mais Bolsas de estudos para o CES

O professor Rafael Rodrigues  reivindicou ao professor Benemar um número fixo de bolsa do PIBIC para o CES, pois tem curso como o de enfermagem que tem somente um doutor e fica difícil de conseguir aprovação dos projetos de quem tem apensa o mestrado, se vão concorrer com docentes com doutorato. Realmente, é uma injustiça colocar os projetos desses campi em pé de igualdade com os cursos que tem mestrado, doutorado e pós-doutorado, por exemplo, engenharia Elétrica do campus Campina Grande. Pois,  com raras exceções,  alguns projetos conseguem vencer a barreira da desigualdade das condições trabalho e são selecionados com bolsa do PIBIC.
O professor Benemar respondeu dizendo que é uma reivindicação justa, mas não depende dele e sim da Reitoria da UFCG. Quanto a pós-graduação lato senso, não tem recursos da PRPG para fomentar o curso. Sugeriu que fosse feito um projeto para o mestrado profissional, pois este o governo federal disponibiliza bolsas para estudantes e professores. Parabenizou aos docentes pela criação do primeiro mestrado strito senso do CES, com ênfase na área de biotecnologia colocou a PRPG da UFCG a disposição dos docentes pertencentes a este novo programa de pós-graduação da UFCG. 

Pontos Negativos.

Apesar da presença de representantes dos sete cursos de graduação do CES, os estudantes do curso de enfermagem solicitaram a palavra varias vezes. Quando a professora Polyana, do Curso de Nutrição, estava fazendo a sua reivindicação alguns alunos do curso de enfermagem se manifestaram dizendo que queriam resolver primeiro os seus problemas. Faltou a participação dos estudantes da área de educação também no debate, talvez porque não foram avisados como foram os alunos da área de saúde. A professora questionou a organização do movimento dos alunos de enfermagem.

Estudantes de enfermagem procuraram o ministério público estadual em Cuité, para pedir uma intervenção. Mas, o promotor respondeu dizendo que o caso do campus Cuité tratava-se de uma instância federal.   O professor Ramilton confirmou que foi comunicado este fato lamentável pelo próprio promotor e já solicitou a carga horária dos docentes do CES, incluindo os horários de atendimento aos alunos.

















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