Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

João Pessoa terá 12 encenações da Paixão de Cristo a partir desta quinta-feira; confira

A Paixão de Cristo narra a história milenar protagonizada por Jesus Cristo, centrando nas últimas horas de sua vida na terra, desde a prisão, julgamento, crucificação e ressurreição


Imagem ilustrativaA Prefeitura de João Pessoa vai realizar, desta quinta-feira (28) até o domingo (31), o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo. A encenação de “O Calvário” acontecerá no Ponto de Cem Réis, no Centro, todas as noites, sempre em duas sessões: às 19h e às 21h.
O figurino utilizado pelo elenco de cerca de 80 atores foi produzido pela Estação da Moda, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia municipal. Esse é o quinto ano de parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realizadora do evento.

A Paixão de Cristo narra a história milenar protagonizada por Jesus Cristo. A entrada em Jerusalém, a última ceia, a traição de Judas, a flagelação e a crucificação de Jesus são algumas das passagens que serão mostradas pelo grupo, que vai seguir os padrões tradicionais no que se refere ao texto, com toques de vanguarda em relação à encenação como um todo.    
O figurino também seguirá o mesmo padrão. “Será tradicional, dentro do contexto histórico religioso”, disse a figurinista Sanzia Marcia, que lidera a equipe de confecção das roupas.

Bairros terão 11 espetáculos

Dez bairros da Capital vão realizar 11 espetáculos da Paixão de Cristo, financiados pela Prefeitura de João Pessoa. Eles foram selecionados através de edital lançado recentemente pela Funjope, que fará um investimento de R$ 30 mil ao todo.
Segundo a prefeitura, entre os objetivos do projeto “Roteiro da Paixão de Cristo nos Bairros” está o incentivo da cultura, a promoção da melhoria e manutenção dos espetáculos, além do fortalecimento do turismo interno e, consequentemente, da geração de trabalho e renda.

Bairros beneficiados

- “Venham todos ao encontro da salvação” – Bairro dos Ipês
- “Paixão de Cristo do Grotão” – Grotão
- “Jesus, um exemplo de vida” – Cruz das Armas
- “Paixão de Cristo – uma historia de amor e fé” – Mangabeira IV
- “O diário de Maria – auto da Paixão de Cristo” – Miramar
- “Paixão de Cristo do José Américo” – José Américo
- “Paixão de Cristo” – Mangabeira
- “Paixão de Cristo – morte, e vida e ressurreição” Mandacaru
- “Via Sacra – do calvário à ascensão” – Gramame
- “A via Crucis de Cristo” – Ilha do Bispo
- “Paixão de Cristo – o auto de Deus” – Geisel

Bananeiras vive fé e cultura na Semana Santa

A cidade de Bananeiras comemora a Semana Santa com uma ampla programação que une fé e cultura.  As comemorações deste ano começam nesta quarta-feira, com a apresentação da peça “Romance Bufo”, encenado pelo grupo Jeca e dirigido por Marcos Pinto.
Já na quinta-feira, a partir das 19h, no teatro Ivaldo Lucena do Espaço Cultural Oscar de Castro, apresenta-se o renomado coral Maestro João Eduardo, com um repertório de músicas líricas. Na sexta-feira, é a vez do corpo de recitais da 1ª Igreja Batista de Bananeiras apresentar um recital/musical da “Paixão de Cristo”.
No “Sábado de Aleluia”, Bananeiras recebe o grupo de teatro Pe. Matheus, da cidade de Pilões, o qual encena a Paixão há mais de 40 anos naquela cidade. O grupo se apresenta a partir das 18h30, no pátio da Escola Emília Neves. No domingo, a Companhia de Teatro Flor do Cedro remontará o espetáculo “Auto do Padre Ibiapina – O Andarilho da Caridade”.
A peça é uma homenagem ao padre que dedicou a sua vida a Deus e à caridade, iniciando-se com um grande cortejo partindo da Praça Epitácio Pessoa para o pátio da Igreja Matriz.
Bananeiras, porém, vai contar ainda com eventos alternativos. No sábado, o Bananeiras Clube terá shows de Luan e Forró Estilizado, Forró Bakana, Netinho Lins e Forró da Canxa. A prefeitura da cidade estará dando todo o apoio necessário para a concretização da programação.
Programação Igreja Católica
A Arquidiocese da Paraíba também está com uma programação especial para a Semana Santa. Nesta quinta-feira, tem início o Tríduo Pascal, com a Missa dos Santos Óleos, às 8h, a Missa do Lava-pés, às 17h, adoração e Procissão do Silêncio.
Na sexta, acontece a Via Sacra na Catedral, às 9h, o Ofício das Trevas, às 12h, e a Celebração da Paixão, às 15h, seguida da Procissão do Senhor Morto. No “Sábado Santo”, ocorre a Vigília Pascal, às 19h, também na Catedral.
No domingo de Páscoa, acontece a Santa Missa às 6h, às 9h e às 18h. Outra vai acontecer às 19h15, no Colégio Pio X, no Centro da Capital. Afora a programação oficial da Arquidiocese, paróquias de diversos bairros terão eventos próprios.
Paixão de Cristo "O calvário" começa nesta quarta
O Divino Calvario

Portal correio
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário