Páginas

sábado, 3 de novembro de 2012

SBPC E ABC ENCAMINHAM CARTA PARA O MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SOBRE INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS

Fonte: ASCOM SBPC
São Paulo, 15 de outubro de 2012.
SBPC-113 /Dir.

Excelentíssimo Senhor
Ministro ALOIZIO MERCADANTE
Ministério da Educação

Senhor Ministro,

As últimas avaliações responsáveis por revelar o desempenho de estudantes do Ensino Médio têm colocado a educação brasileira em um cenário crítico. A questão da qualidade, do empenho do setor, de mecanismos eficientes voltados para a aprendizagem do estudante e das políticas públicas para a formação de futuros profissionais e cidadãos, cada vez mais, são desafios decisivos para o país.

A SBPC e a ABC vem à vossa presença externar preocupação com a proposta do MEC para integração das diversas disciplinas. Essa iniciativa do MEC provocou preocupações entre as sociedades científicas e entidades representativas da área educacional.

As Novas Diretrizes para o Ensino Médio estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e aprovadas pelo colegiado em 4 de maio de 2011, definem uma base comum (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), e uma base diversificada.

Nessas diretrizes está claro que a organização do ensino por áreas não significa acabar com as disciplinas. A SBPC e suas entidades afiliadas e a ABC não são contra o conhecimento integrado, tanto que não nos posicionamos contrários ao ENEM, que faz avaliação integrada do conhecimento adquirido pelo estudante.

As universidades brasileiras estão fazendo um grande esforço para suprir pessoal qualificado para o ensino básico via licenciaturas. No entanto, nenhum dos cursos no País forma profissional para as reformas ora em pauta no MEC.

Portanto, solicitamos à Vossa Excelência que viabilize a realização de um encontro com os representantes da ABC e da SBPC para estudar a proposta sugerida, considerando a sua viabilidade e potencial de implementação.

Aproveitamos a oportunidade para reiterar nossos votos de estima e consideração.

Saudações,

Helena B. Nader // SBPC
Jacob Palis // ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário