Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Imigração para o Brasil é tema da redação do Enem 2012

O assunto surpreendeu professores, que apostavam em temas voltados para a área ambiental 

Foto: Patrícia Scalzer
Patrícia Scalzer
Ruana Cabral, 17 anos fez o Enem 2012
O tema da redação do Enem 2012 foi: "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". O assunto surpreendeu professores de cursinhos, que apostavam em temas voltados para a área ambiental. Neste domingo a prova teve cinco horas e meia de duração. Os candidatos ainda tiveram que fazer 90 questões de matemática e linguagens e códigos.

Pouco antes o fechamento dos portões, às 13 horas, o trânsito era complicado na avenida Vitória, por conta dos locais de prova serem próximos um dos outros. E quem acabou sendo prejudicado foi o estudante Lucas Maciel, 19 anos, que iria disputar uma vaga no curso de Direito da Ufes.

Por causa de um minuto, o estudante deixou passar a oportunidade de conseguir uma vaga na universidade. O trânsito congestionado e um pequeno acidente fez com que o estudante chegasse atrasado no local onde iria fazer a prova, na Faesa da Avenida Vitória. Lucas correu muito do ponto de ônibus até a faculdade, mas não deu tempo.
Foto: Patrícia Scalzer
Patrícia Scalzer
Samara Martins, 16 anos, está no 2º ano do Ensino Médio e fez o Enem 2012
"Por causa de 60 segundos, 60 míseros segundos, não poder entrar é um pouco difícil. Pede-se para o candidato chegar com uma hora de antecedência. A gente tenta, só que infelizmente existem os acidentes de percurso", lamenta.
Quem fez a prova deste domingo a classificou como razoável. Foi o caso da estudante do 3º anos do ensino médio, Ruana Cabral, de 17 anos. Ela disse que a redação não estava muito difícil, mas teve um pouco de dificuldade nas questões de matemática. “A prova deste domingo estava mais difícil por causa das questões de matemática”, conta.
Veja outras notícias do Enem 2012
em www.gazetaonline.com.br/enem

Ruana vai tentar uma vaga no curso de Serviço Social na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Se não passar na Ufes, ela pretende se mudar para outro Estado. Vai usar a pontuação do Enem para tentar uma bolsa de estudos em faculdades particulares através do Programa Universidade Para Todos. “Eu vou tentar em faculdade particular, mas no Estado da Bahia”, conta

Enquanto para muitos a prova do Enem é a primeira etapa do vestibular, para outros o Exame Nacional do Ensino Médio é encarado como teste. A estudante do 2º ano do ensino médio Samara Martins, 16 anos, só vai tentar o vestibular para medicina no final de 2013. Entretanto ela resolveu fazer a prova deste ano para ter uma base do que vai enfrentar no próximo ano.

“Eu cheguei na questão de número 64 e já estava acabando o tempo. Eu sou acostumada a fazer simulados de 45 questões e o Enem tem 90. Então para mim foi muito puxado”, destaca.

O gabarito oficial do Enem 2012 está previsto para ser divulgado pelo INEP no dia 07 de novembro e o resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro de 2012.
Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Blog rafaelrag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário