Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

SBPC 2012 em São Luis. CNPq mostra avanços durante o maior evento de ciência e tecnologia no país.

64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Blog do Professor Rafael (UFCG-campus Cuité). Lamento informar que foi divulgado em jornais da TV brasileira que todas as praias de São Luis estão impróprias para o banho.

Durante seis dias, São Luís, capital do Maranhão, abrigará a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerada o maior evento de ciência e tecnologia do país, que contará com a presença do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De 22 a 27 de julho, estudantes, pesquisadores e comunidade participarão de palestras, conferências, premiações e exposições científicas e de popularização da ciência.

Na sessão de abertura, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, entrega o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica - 2012 à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), sediada em Recife (PE). A 32ª edição do prêmio, criado pelo CNPq/MCTI, contemplou a categoria Instituição e Veículo de Comunicação.

O presidente do CNPq lança, também na abertura do evento, a 26ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que tem como tema Inovação Tecnológica nos Esportes e cujas inscrições podem ser abertas até o próximo dia 31 de agosto.

Inovação na pauta - No segundo dia de Reunião da SBPC, será aberta ao público a EXPOT&C, uma das mais importantes mostras de ciência e tecnologia. Nesta exposição, o público poderá conhecer, de 23 a 27 de julho, no estande do CNPq, os projetos Transferências Tecnológicas para Conservação de Grãos e Sementes (Palmas-Tocantins), quando pesquisadores apresentarão extratos vegetais usados como alternativa ao controle de pragas, e Reutilização de Garrafas Pet na Construção de Sistema de Irrigação Subsuperficial (Juazeiro do Norte-CE), um trabalhos finalistas daFeira Brasileira de Ciências e Engenharia realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP).

Está programada, ainda no dia 23/7/2012, a mesa-redonda Open Innovation - INPI e CNPq, com a participação dos presidentes Glaucius Oliva (CNPq) e Jorge Ávila (INPI).

Divulgação e estímulo à ciência - Já na terça-feira, 24/07, acontecerá a conferência A Divulgação Científica no Nordeste e o Papel da Fundação Joaquim Nabuco, sobre as atividades da agraciada com o 32º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica - 2012, a ser ministrada por Fernando José Freire, presidente da Fundaj.

No período da tarde do dia 24/7, o assunto é Fronteira da Ciência sem Fronteira, numa mesa-redonda com presença do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, Maira Baumgarten Correa (UFRGS) e Luana Bonone (ANPG).

Acontece ainda, na terça-feira, o Encontro de Coordenadores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTS), sob a coordenação do diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, e do pesquisador Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA).

A Reunião dos Representantes de Iniciação Científica (RICS) e Coordenadores do PIBIC/PIBITI abre os trabalhos da quarta-feira, 25/7/2012 da programação do CNPq na SBPC. O evento também será coordenado pelo diretor do CNPq, Manoel Barral Netto.

Palestras de jovens cientistas - Os agraciados com o 9º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, promovido pelo CNPq, apresentam os seus trabalhos na SBPC. O estudante Marcus Vinicius Costa Silva (UFPA) falará sobre o projeto vencedor na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Caracterização reológica da argila bentonítica derivada do intemperismo de basaltos ¿ formação mosquito,Bacia do Parnaíba, Sul do Maranhão. Já a estudante Paula Seixas Mello (UFMG) apresentará o projeto na área de Ciências da Vida, Caracterização de modelo murino (TNFRp55-/-) para estudo de ulcerações crônicas causadas por Leishmania Major.

O vencedor da categoria graduado do XXV Prêmio Jovem Cientista ¿ 2011, cujo tema foi Cidades Sustentáveis, Uende Aparecida Figueiredo Gomes (UFMG), apresenta o trabalho Intervenções de Saneamento Básico em Áreas de Vilas e Favelas: Um Estudo Comparativo de Duas Experiências na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o vencedor da categoria Estudante do Ensino Superior, Kaiodê Leonardo Biague (Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - MG), apresenta Miniusinas solares fotovoltaicas em sistemas de transporte rápido por ônibus - BRT (BUS RAPID TRANSIT).

Fórum Nacional Consecti-Confap - O CNPq participa, também, em São Luís, da reunião do Fórum Nacional Consecti-Confap, que será realizado de 23 a 25 de julho.  O diretor do CNPq, Manoel Barral Netto, apresentará o tema: "CNPq - Resultados dos GTs", que ocorrerá às 14h do dia 24 de julho.

Para saber mais sobre o evento visite o site aqui.

(CNPq)
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário