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sábado, 28 de janeiro de 2012

ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL. A MAIORIA DOS ESTUDANTES QUE ESTÃO PASSANDO NO VESTIBULAR TEM UM NÍVEL DE ESCOLARIDADE MUITO BAIXO O QUE É UMA DAS CAUSAS DE DESITÊNCIA DE SEUS CURSOS. ISTO OCORRE PRINCIPALMENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA. ALGUNS PROFESSORES PROPRICIAM UM REFORÇO NO PRIMEIRO SEMESTRE, MAS ESSE TRABALHO DEVERIA SER CONTINUADO ATÉ O FINAL DO CURSO INCENTIVANDO O ALUNO LER NOVOS LIVROS.

07-Foto-do-solista-Rucker-BezerraPesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no ano passado revelou que estudantes das universidades federais brasileiras leem, em média, 1,2 livro por ano. Em uma das instituições, a Federal do Maranhão, por exemplo, 23,2% dos alunos não leram um livro durante o ano da pesquisa.


O melhor índice foi registrado nas universidades em que a maioria dos estudantes leu, no máximo, quatro livros durante o ano. Para a chefe do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria de Jesus Carvalho, o analfabetismo funcional é um reflexo da baixa qualidade do ensino, especialmente na educação básica. “Estamos numa sociedade que abre escola para todos, mas a escola não se prepara ou não está preparada para receber toda essa demanda”, argumenta. O analfabeto funcional é o indivíduo incapaz de interpretar um texto de qualquer gênero literário, o que dificulta, no ensino superior, o aprendizado de conteúdos mais sofisticados. A pesquisa foi realizada com base no ano de 2010.


http://www.andi.org.br/infancia-e-juventude/noticia-clipping/o-desafio-de-ensinar-quem-nao-sabe-ler

Fonte: www.andi.org.br
Focando a Notícia


Aconteceu

Andifes realizou seminário de Assistência Estudantil e Política de Expansão


http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5549:andifes-realiza-seminario-de-assistencia-estudantil-e-politica-de-expansao&catid=15&Itemid=100

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