Questão 1) (UFPA) No rio Amazonas, um pescador inexperiente tenta capturar um poraquê segurando a cabeça do peixe com uma mão e a cauda com a outra. O poraquê é um peixe elétrico, capaz de gerar, entre a cabeça e a cauda, uma diferença de potencial de até 1500 V. Para essa diferença de potencial, a resistência elétrica do corpo humano, medida entre as duas mãos, é de aproximadamente 1000 Ω. Em geral, 500 mA de corrente contínua, passando pelo tórax de uma pessoa, são suficientes para provocar fibrilação ventricular e morte por parada cardiorrespiratória. Usando os valores mencionados, calculamos que a corrente que passa pelo tórax do pescador, com relação à corrente suficiente para provocar fibrilação ventricular, é:
a) um terço
b) a metade
c) igual
d) o dobro
e) o triplo
Solução
Qem ver rir: V=RI
Dados:
V=1500volts e R=1000𝛺. Então, a corrente elétrica em ampères será dada por
1500=1000I⇔I=(1500/1000)A=15/10=1,5A. Agora basta escrever o a corrente elétrica obtida em miliampère(mA), ou seja, I=1500mA=3x500mA. Portanto, a corrente elétrica é o triplo da corrente da mencionada.
Projeto de Construção de um amperímetro caseiro.
Primeiro irei apresentar o nosso amperímetro construído no laboratório do curso de Licenciatura em ciências, na UFPB, então campus V, quando o professor Rafael Rodrigues trabalhou com o professor Pedro Barbosa(Aposentado e atua como pastor). Ele funciona com um resistor interno, fornecendo uma resistência interna ao amperímetro, que funciona devido a ação magnética da corrente elétrica.
Este amperímetro tem sido usado pelo professor Rafael, nas aulas da disciplina de instrumentação.Nesta foto, vemos o resistor colocado dentro do amperímetro.
Em geral um instrumento de medida de corrente elétrica digital ou analógico funciona com uma bateria de 9V. Vimos na aula remota do professor Rafael, que um amperímetro é acoplado em série no circuito elétrico, para medir a corrente elétrica.
Veja um vídeo curto sobre a construção de um amperímetro caseiro por um estudante, que serve para medir corrente contínua. Explique cada etapa e tente fazer o seu amperímetro.
Ok
ResponderExcluirOk, Arthur Arruda de Figueirôa
ResponderExcluirOk
ResponderExcluir