Isso aconeceu quando o casal de quilombolas, a agente de saúde Elza de Caiana e Zé Pequeno e sua filha Ruth receberam os convidados no seu restaurante quilombola. Compareceram também o secretário de agricultura Fabiano Luz, Dida do CRAS de Caiana, Dagoberto, secretário de infraestrutura Paulo Lumiar, instrutor de capoeira Totinha, agente de saúde de Caiana do Agreste Josenilda, filha de Manoel Tenente, Zezinho e sua esposa Lúcia, presidente da associação de moradores de Sapé de Julião, professoras Dione Camilo e Luciene Tavares, as universitárias Raiane, Josiane, bolsistas quilombolas Daiana Lima e Ednalva Nascimento, entre outros.
Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. . 83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Páginas
▼
domingo, 2 de julho de 2023
XVII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE COMEÇA EM BRASÏLIA, NESTE DOMINGO, 2
A agente de saúde Elza de Caiana dos Crioulos irá participar da XVII CNS, representando Alagoa Grande, Remígio e outras cidades do brejo da Paraíba. O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité) irá participar também a partir de terça-feira, 4. Este defende a medicina preventiva, com médicos nos consultórios fazendo um trabalho de orientações com informações para o bem estar do paciente, usando a alimentação como o princiapl rémedio. O que temos visto é um paciente sem alimento em casa e o médico passando inúmeros remédios de custo elevado. O paciente de baixa renda sai nas ruas pedindo ajuda para comprar aquele medicamento, quando a maior doença dele é a fome. Isso acontece em Alagoa Grande, em outros municípios da Paraíba e no Brasil.
Conferência Nacional da Saúde(CNS).
17ª CNS: Mais de quatro mil pessoas são aguardadas em Brasília para definir propostas e diretrizes que nortearão o SUS nos próximos anos
Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, as etapas preparatórias da 17ª Conferência Nacional de Saúde mobilizaram dois milhões de pessoas de Norte a Sul do País.
Ao todo 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre duas mil propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.
“Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências”, destacou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.
A expectativa do CNS é que a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde reúna seis mil pessoas entre os dias 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) . A cerimônia de abertura será no domingo (2/07), a partir das 19h, com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Haverá transmissão ao vivo nos dois primeiros dias de trabalhos.
A programação dos quatro dias inclui momento cultural, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e o espaço cultural, chamado Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, onde acontecerão apresentações culturais, como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo.
Ato Público defender o SUS, a Vida e a Democracia
Dentro das atividades de mobilização será realizado no dia 4 de julho, a partir das 8h, um ato público no Museu da República em defesa do SUS, da Vida e da Democracia.
No vídeo abaixo o professor Rafael lembrando ao prefeito Sobrinho que Elza, quando foi candidata a vereadora, nas eleições 2022, teve a sua solicitação atendida de uma nova agente de saúde para o município de Alagoa Grande.
SNCT aconteceu no quilombo Caiana dos Crioulos
XIV semana de ciência e tecnologia de Alagoa Grande, de 3 a 8 de outubro, dentro da programação da XVIII SNCT, sob a coordenação do professor Rafael Rodrigues.
Aconteceu na escola quilombola no dia 6-10-21 (Quarta-feira):
Das 9:50h às 11:30h. O evento aconteceu na Escola Municipal da Serra de Paquivira: escola de ensino fundamental da comunidade Manoel Carlos da Silva.
Atividade: Cientista vai a escola. Experimentos de Física apresentados pelo
professor Rafael de Lima Rodrigues (UFCG, campus Cuité).
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário