Palestra ministrada no último dia 29 de abril. Na UFCG tem o IQUANTA, em Campina Grande.
Webinário da Sociedade Brasileira de Física (SBF) sobre Ótica Quântica - Palestrante: Prof. Daniel Valente (UFMT, Brasil).
Adaptação, autorreplicação e mutação com átomos, fótons e suas interações - Palestrante: Prof. Daniel Valente
Células vivas são a prova de que processos autônomos (sem planejamento humano) e dissipativos (longe do equilíbrio termodinâmico) podem gerar sofisticadas arquiteturas e funcionalidades moleculares, capazes de desempenhar tarefas excepcionais, que desafiam nossa mais fina engenharia. A origem desse excepcional maquinário biológico é explicada, ao menos em parte, pela lógica da seleção natural: adaptação decorrente de autorreplicação, mutação aleatória e competição.
Em que medida podemos ver surgir comportamentos tipo-vivos na matéria inanimada, a começar pelos sistemas mais elementares?
Neste seminário, revisitamos a teoria da adaptação dissipativa, um mecanismo termodinâmico de não equilíbrio que se propõe a compreender a auto-organização de comportamentos tipo-vivos na matéria.
Nosso objetivo é investigar, partindo da teoria da adaptação dissipativa, se, e como, a auto-organização e a auto inovação típicas dos sistemas biológicos emergem simultaneamente em sistemas físicos mais gerais.
Para tal, propomos um modelo simples, inspirado na replicação de DNA, onde um organismo artificial formado por uma cadeia de átomos sofre autorreplicação quando alimentado por pulsos contendo fótons únicos.
Nosso modelo ilustra como a autorreplicação (um exemplo de auto-organização biológica) e mutações aleatórias (um exemplo de auto inovação biológica) podem surgir em um sistema autônomo dissipativo contendo somente elementos básicos tais como átomos, fótons e suas interações.
Verificamos que nosso modelo satisfaz a uma versão quântica da teoria da adaptação dissipativa.
Nossos resultados nos motivam a buscar imitar a transição do inanimado para o vivo usando sistemas quânticos dissipativos, potencialmente abrindo caminhos para tecnologias auto-organizadas e auto inováveis em regimes quânticos e semi clássicos.
Dia 29/04, às 16 horas.
O seminário virtual será transmitido ao vivo no Canal do YouTube da SBF.
A participação na sala virtual da plataforma ZOOM será permitida por meio de solicitação prévia aos organizadores.
Maiores informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://sbfisica.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário