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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

UFCG-2021.1 - Aula 17-Instrumentação III- Lista VI-Efeito Fotoéletrico: Luz interagindo com a matéria, professor Rafael, nesta sexta, 25


             Telescópio Bingo Uirapuru da UFCG, campus sede.


Questão sobre propriedade de uma onda. (UFRGS/2020) Um bonito efeito de cor pode ser observado quando a luz solar incide sobre finas películas de óleo ou água. Ocorre que, quando um feixe de luz incide sobre a película, ele sofre duas reflexões, uma na superfície anterior e outra na superfície posterior. Assim, esses raios de luz refletidos percorrem diferentes caminhos, e sua superposição resulta em reforço de alguns comprimentos de onda e aniquilação de outros, dando origem às cores observadas.
O fenômeno responsável por esse efeito é a
A) difração.
B) interferência.
C) polarização.
D) reflexão total.
E) refração.

Solução

Reforço de comprimento de onda significa a propriedade de  interferência construtiva de duas ou mais ondas. Quando duas ondas se encontram em fase oposta pode ocorrer a  interferência destrutiva.

RELATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO  III
Modelo de Relatório técnico científico, não confundir com projeto. No projeto não tem resultados e conclusão.
NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
NOME: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PROFESSOR: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Curso
cidade
mês e dia
PALAVRAS CHAVE:Objetivos
Lista de materiais
RESULTADOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

Em um projeto científico temos as seguintes etapas:

1-Explicar porque irá fazer o projeto
2-Fundamentação teórica
3- Objetivos
4- Materiais utilizados
5- Metodologia
6- Cronograma
7- Orçamento
8- Bibliografia
Professor Rafael Rodrigues em sua sala, no prédio dos ambientes de professores da UFCG, campus Cuité.
Veja mais informações, 

LISTA VI
INSTRUMENTAÇÃO III-UAFM-CES-UFCG-Campus Cuité
rofessor: Dr. Rafael de Lima Rodrigues. PERÍODO 2021.1
Aluno(a):________________________________________Data: 25-02-2022.

Lista VI de Execícios tendo Questões do ENEM sobre ondas: 2018 e 2019.

Cada questão de 1 a 7 vale um ponto. A questão 8. Vale 3 pontos.

1.a) Determine o comprimento da onda eletromagnética de 10Hz transmitida por uma estação de rádio.

Solução

Dados:

f = 10Hz (frequência no SI)  e   λ= (comprimento de onda)?

ν = λ f(Equação fundamental da onda)

b) Qual é o período dessa onda eletromagnética?

4) Numa harpa uma das cordas tem massa igual a 0,15 kg e comprimento 120 cm.


a) Dizer a natureza, o tipo e a velocidade na atmosfera da onda sonora.

b)      Qual a densidade linear nessa corda?

c)      Sendo 20 m/s a velocidade de propagação dos pulsos transversais que percorrem essa onda, determine a tração na mesma em Newton.


2) Em um lago, o vento produz ondas periódicas que se propagam com velocidade de 200 cm/s e uma frequência de 0,2 Hz.

a)      Determine a freqüência de oscilação de um barco, quando este se movimenta em sentido contrário ao da propagação das ondas com uma velocidade de 800 cm/s.

b)      Calcule o período de oscilação desse barco.

 

3) Um pulso isolado, cuja forma de onda é dado pela função h(x - 5 t) é mostrado na

figura à seguir para t = 0 , onde x é dado em centímetros e t é dado em segundos.

a) Qual a velocidade de propagação deste pulso?

b) Qual o sentido de propagação deste pulso?

c) Trace o gráfico h(x - 5 t) como uma função de x para t = 2s .

d) Trace o gráfico h(x - 5 t) como uma função de t para x = 10cm .


4) Um pulso isolado, cuja forma de onda é dado pela função h(x - 5 t) é mostrado na figura à seguir para t = 0 , onde x é dado em centímetros e t é dado em segundos.

a) Qual a velocidade de propagação deste pulso?

b) Qual o sentido de propagação deste pulso?

c) Trace o gráfico h(x - 5 t) como uma função de x para t = 2s .

Leia mais  

8) Mostre que y(x,t) = A sen(k x - w t) pode ser reescrito nas seguintes formas alternativas:

a) y(x,t) = A sen[k (x - v t)]

b) y(x,t) = A sen[2π (x / λ - f t)]

c) y(x,t) = A sen[w (x / v - t) ]

d) y(x,t) = A sen[2π [x / λ - t / T)]


 5) Questão do ENEM 2018: interferência construtiva e destrutiva de ondas




6) (ENEM - 2019) Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última.

HUYGENS, C. In: MARTINS, R. A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de História e Filosofia da Ciência, supl. 4, 1986.
O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz?
A) O entendimento de que a luz precisa de um meio de propagação, difundido pelos defensores da existência do éter.
B) O modelo ondulatório para a luz, o qual considera a possibilidade de interferência entre feixes luminosos.
C) O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas.
D) A crença na velocidade infinita da luz, defendida pela maioria dos filósofos gregos.
E) A ideia defendida pelos gregos de que a luz era produzida pelos olho

6) O que é onda em  Física Clássica e Física Moderna? 
a)  Qual a classificação da onda? Quanto a sua natureza e tipo, dando exemplos.
b) Dizer a natureza, o tipo e a velocidade na atmosfera das duas ondas: sonora e a Luz.

7) a) O que significa a dualidade onda-partícula da Luz?
b) Por que não observamos a olho nu, a onda de matéria, proposta em uma tese de doutorado por de Broglie em 1924.
8) Em 1905, Einstein era um simples funcionário de um escritório de patente e elaborou 5 trabalhos fenomenais: o efeito fotoelétrico, relatividade especial, movimento browniano, a famosa equação E=mc^2, com E sendo a energia de repouso, c é a velocidade da luz no vácuo(c=300.000km/s) e sua tese de doutorado sobre o tamanho das moléculas.
 Como você faria um kit para demonstrar o efeito fotoelétrico, que fez Einstein ganhar o prêmio Nobel da Física, em 1921? 

Veja o link da aula 16-Instrumentação III.

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