Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

UFCG-2021.1-Aula 5. Instrumentação III. Motor elétrico e a Lista de Exercícios III, professor Rafael, nesta quarta, 8

Dando continuidade ao conteúdo programático da disciplina de Instrumentação III, UFCG-2021.1-Aula 5, será visto o funcionamento de um  motor elétrico  com base de madeira  e algumas questões da Lista de Exercícios III, professor Rafael, nesta quarta-feira, 8 de dezembro, às 16h. 

Indução Eletromagnética no Projeto de Extensão da UFCG, sob a coordenação do professor Rafael, apresentado em Nova Floresta-PB.

.O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), coordenador do projeto de extensão da UFCG, sob título Aspectos matemáticos da Física no ensino médio do Curimataú paraibano, tendo como bolsista Francisco Huandson(Chico), estudante do curso de Licenciatura em Física divulgaram algumas dicas para as provas de Física do ENEM 2017, nesta escola estadual de Nova Floresta-PB.

O bolsista Huandson fez uma demonstração da aplicação da lei de Faraday, utilizando materiais de baixo custo, ele mostrou o funcionamento de um motor elétrico.

 

Veja mais imagens,





Motor Universal (CA e CC)

Esse tipo de motor foi projetado para operar quando alimentado por uma fonte de corrente alternada ou por uma fonte de corrente contínua. Os motores universais são motores do tipo série, são relativamente pequenos e que podem alcançar velocidades de até 30.000 RPM. São muitas as suas aplicações, podendo ser usado em aspiradores, liquidificadores, alguns ventiladores, furadeiras e etc.

Existem muitos outros tipos de motores, inclusive os motores de indução monofásicos e trifásicos. Caso queira aprender muito mais sobre os tipos de motores e especialmente SOBRE os motores de corrente contínua, abaixo tem uma aula completa do Mundo da Elétrica sobre motores elétricos trifásicos de indução vale muito a pena conferir.

Vídeo da internet com a relaização do experimento: motor de Indução e Motor Síncrono Trifásico | Princípios e Campo Magnético Girante.


Segue algumas questões da lista Lista III da disciplina de Instrumentação III

INSTRUMENTAÇÃO EM CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS III

UAFM-CES-UFCG.-Lista III 

Professor: Rafael de Lima Rodrigues                                           PERÍODO 2021.1

Aluno(a):__________________________________ Atenção! Boa Sorte. 08-12-21


1- Michael Faraday é o pai da eletricidade. Explique os dois fenômenos de indução eletromagnética abaixo.


                     Michael Faraday (1791-1867) 

Com o funcionamento do motor elétrico  o campo magnético é estabelecido.


Três bobinas idênticas com 6 bornes defasadas de 120 graus são colocados 3 núcleos dentro das bobinas,  produzindo um campo magnético girante, que faz uma bússola girar,  colocada no centro. 

Gráficos das 3 correntes.

Qual o papel desse campo? Por que a energia elétrica não é transformada toda em energia mecânica?



4) Qual a relação entre o rendimento e eficiência de um motor elétrico?

\
5) Aumentando a tensão elétrica da fonte aumentará a velocidade de rotação da bússula?


6) Colocando uma lata no lugar de uma bússola, o que acontecerá? Qual lei do eletromagnetismo que explica o movimento da lata condutora?


7) Como você faria um motor elétrico de corrente contínua?














AVALIAÇÃO:


Serão colocadas 3 notas no diário de classe: N_i=(6R_i+4L_i)/10, onde R_i=Média dos Relatórios e resumos da notas de aulas do blog ciências e educação e dos vídeos apresentados pelo professor, L_i será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) e Listas de exercícios associados; i=1, 2, 3. As notas dos relatórios é aumentada em 2 pontos se tiver kits originais. Será aprovado o aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas N_1, N_2.e N_3. Será aprovado por média se MA for maior ou igual a 7,0.o 

Sendo que nesta disciplina não teremos a prova final. Fazeedo as taividades a  turma será aprovada com nota mínima de sete.


Os critérios de avaliação referentes especificamente à construção e apresentação dos experimentos em forma de relatórios tendo uma capa, título, materiais utilizados, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, orçamento, cronograma, referências bibliográficas. tendo descrição experimental e quando possível a sua aplicabilidade no dia a dia do estudante-educando, do curso de licenciatura em Física.


Blog rafaelrag

Um comentário: