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segunda-feira, 18 de outubro de 2021

XXXV EFNNE. COMUNICAÇÕES ORAIS. PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA, NESTA SEGUNDA, 18

 


O XXXV Encontro de Física do Norte e Nordeste, a segunda-feira (18/10).

Informações gerais sobre o Encontro estão disponíveis na página inicial:

18/10/2021 - Comunicações Orais (15:30-17:30)
PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Chair: Ernesto Valdés Rodriguez
Local: Sala 5

15:30
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16:00
16:00
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16:15
O emprego da tecnologia auxiliando na inserção do Ensino de Óptica.
Anita da Conceição Duarte Xavier, João Francisco Liberato de Freitas
16:15
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16:30
SIMULAÇÕES INTERATIVAS DE UM MULTÍMETRO DIGITAL
Giselle dos Santos Castro, Nildo Loiola Dias
16:30
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16:45
Mapeando Campos Magnéticos: Uma Proposta Experimental para o Ensino de Magnetismo na Educação Básica
Nathalia Cristo de Melo Guimarães, Sérgio Henrique Nonato de Souza, Jorge Castiñeiras Rodríguez, Luís Carlos Bassalo Crispino
16:45
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17:00
Uso de games engines na gamificação de experimentos de física
Ana Sofia Moreira de Lira, Énery Gislayne de Souza Melo, Luciano Hugo Miranda, Adauto José Ferreira de Souza
17:00
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17:15
Tesla coil as an effective experiment in physics teaching
Felipe Ferreira, Iasmim Issa, Tiago Paes.
17:15
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17:30



Segue um resumo de um trabalho da área de ensino, apresentado no XXXV EFNNE, nesta segunda, 18.


Construção de gerador elétrico: uma proposta de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade 

Arthur Zeus de Roma Lopes¹, Eliana Alcântara Lisboa² Instituto Federal da Bahia. Campus Salvador.1,2 

Desenvolver metodologias que contribuam com o aprendizado da Física tem sido o objetivo de vários professores da disciplina, principalmente do Ensino Médio. Mas esta preocupação vem acompanhada de algumas outras, tais como: o que os estudantes precisam aprender e por que? Documentos oficiais e autores, ao longo da história da Educação vão preconizar um Ensino de Ciências “que possibilite ao aluno entender os problemas contemporâneos”. Esta contextualização necessária conduz a abordagem dos conteúdos conceituais para as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, assim como incorpora aspectos da natureza do conhecimento (procedimental) e direciona o ensino para uma finalidade frente a questões presentes na sociedade (atitudinal). Tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo revisão de literatura. Foram analisados o relatório final do projeto desenvolvido no edital de 2019 da Comissão Interna de Sustentabilidade do IFBa e e o do programa PIBID. Este estudo teve como objetivo levantar os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais elaborados em um projeto de ensino fundamentado na proposta interdisciplinar de Construção de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (CIIR) do cientista Gerard Fourez. A CIIR é uma metodologia de ensino proposta para colaborar com a construção de conceitos científicos na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica. Esta metodologia foi desenvolvida em uma turma do terceiro ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia durante duas unidades letivas. A turma do Ensino Médio foi dividida em três grupos e convidados a construir um gerador de energia elétrica que carregasse no mínimo cinco celulares ao mesmo tempo e que usasse como fonte primária materiais sustentáveis do interior do campus. A análise das etapas da CIIR contribuiu para a identificação das dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais na proposta de ensino desenvolvida.

Blog rafaelrag

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