Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Páginas
▼
quinta-feira, 9 de setembro de 2021
Aula 23 de Instrumentação I, ministrada pelo professor Rafael, Calor e Trabalho Termodinâmico, UFCG-2020.2, acontecerá nesta quinta, 9
Hoje, 9 de setembro, teremos a aula 23 da disciplina de de instrumentação I, UFCG-2020.2, será a Live18 de introdução à Física, transmitida pelo blog rafaelrag.
Esta live foi transmitida direto da serra de Paquivira via satélite. A qualidade do sinal de transmissão não é boa. Esse é um dos problemas das aulas remotas, nem sempre a qualidade das da imagem é de boa visibilidade e nem sempre os estudantes do interior tem internet de boa qualidade.
Vamos estudar essa semana Calorimetria, Trabalho termodinâmico e as leis da termodinâmica. Iniciaremos a aula de hoje fazendo uma revisão da aula anterior.
Calor é energia em trânsito, partindo de um corpo com temperatura maior para outro corpo com temperatura menor. Quanto atingir o equilíbrio térmico o calor cessa. A unidade de calor mais usada é a caloria(cal), que está relacionada com joule(J) por 1cal=4,18J.
O calor sensível está relacionado com a variação de temperatura:
ΔQ=mcΔT,
m sendo a massa da substância, c é o calor específico e ΔT é a variação de temperatura.
O calor Latente L é aquele necessário para uma certa substância sofrer uma mudança de fase, por exemplo, quando água atinge os 100 graus celsius ela passa do estado líquido para o estado de vapor.
ΔQ=mL.
Unidade: cal/grau celsius
Questões do ENEM
ENEM 2010. Questão 46 - caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias de 2010.
Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;
ENEM 2013. Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas: a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente. Termômetro
A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi
a) igual no aquecimento e igual no resfriamento. b) maior no aquecimento e igual no resfriamento. c) menor no aquecimento e igual no resfriamento. d) maior no aquecimento e menor no resfriamento. e) maior no aquecimento e maior no resfriamento.
Repostas das questões do ENEM no final desta postagem.
Texto em Latex.
Segue duas questões
1) A água tem um comportamento anômalo entre $0^oC$ e $4^oC,$ obtendo a densidade máxima
quando a temperatura atinge $4^oC?$ Justifique a sua resposta.
b) Calor latente \'e a grandeza Física relacionada à quantidade de calor que uma unidade
de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe
do estado sólido para o estado líquido, do estado líquido para o estado gasoso e vice-versa.
Unidade no SI: $J/kg$ ( Joule por quilograma), caloria por grama $(cal/g)$.
Calcule a quantidade de calor necessária para transformar $80g$ de gelo sob a temperatura
negativa de $-20^oC$ para o estado líquido numa temperatura de $90^oC.$ Lembre-se que o calor
Latente do gelo, calores específicos do gelo e da \'agua, respectivamente,
$ L, c_{gelo}, c_a,$ são dados
por $L = 80\frac{cal}{g^oC}, c_{gelo} = 0,5\frac{cal}{g^oC}, c_a = 1,0\frac{cal}{g^oC}.$
2) a) Em 1662, o químico e holandês Robert Boyle e, independentemente, em 1676, o físico e
biólogo francês Edme Mariotte, observaram que um g\'as sob temperatura constante, a
pressão é inversamente proporcional ao volume. Como você faria uma experiência para
verificar a lei de Boyle-Mariotte? Desenhe a curva isoterma que representa essa lei.
b) Utilize a primeira lei da Termodinâmica para relacionar o trabalho termodinâmico, calor e
energia interna de um gás nas seguintes transformações isotérmica(Temperatura constante), isobárica(Pressão constante) e isocórica(Volume constante).
Repostas das questões do ENEM final desta postagem. ENEM 2010. Letra A. ENEM 2013. Resposta E.
Q 44) Um cubo de gelo de 10 g a − 10 o^C e colocado num lago que est á a 15 o^C. Calcule a variação de entropia do sistema quando o cubo de gelo atingir o equilíbrio térmico com o lago. O calor específico do gelo é 0,50 cal/g.o^C.
. ( Sugestão: O cubo de gelo afetará a temperatura do lago?)
Ok, Igor.
ResponderExcluirOk Jhony
ResponderExcluirOk Sueli
ResponderExcluir