Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Aula 14-Instrumentação I-UFCG-2020.2- Aplicações do Princípio de Conservação de Energia. Professor Rafael, nesta quinta, 5


Questões do ENEM 2015, sendo a de número 59 sobre  o oscilador massa-mola.

Estamos iniciando a aula 14 de Instrumentação I-UFCG-2020.2. Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta quinta-feira, 5 de agosto.

Veremos algumas aplicações do princípio da conservação da energia mecânica: energia cinética, energia e potencial gravitacional visto anteriormente.


Desprezando o atrito, a energia mecânica EM é conservativa, ou seja, a energia potencial se transforma em energia cinética e vice-versa, sem mudar o valor da soma de ambas parcelas. Escolhendo dois pontos A e B, podemos escrever a lei de conservação:

E_M(A) = E_M(B),

com


E_M = E_c + E_pg


Vimos que a equação da energia potencial gravitacional, varia  somente com a altura h: 

E_pg=mgh,
 
sendo m a massa do corpo e g a aceleração da gravidade.


Energia cinética para um corpo de massa m, em movimento, é definida como sendo o produto do quadrado da sua velocidade e dividido por 2.


Na aula de hoje, introduziremos o conceito de energia potencial elástica para um sistema massa-mola, em que a força varia com a posição.

Resolveremos algumas questões de Energia que caíram no ENEM.

Sistema de oscilador massa-mola. Energia Potencial Elástica: o gráfico é uma parábola centrada na origem, com a concavidade voltada para cima. Pois, o coeficiente do termo quadrático é positivo.

Gráfico da energia potencial elástica.

Gráfico da energia cinética do oscilador massa-mola: é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Pois, o coeficiente do termo quadrático é negativo.

Questão do ENEM 2015.

Antes é preciso deduzir o alcance D, no lançamento obliquo de um projétil.  





Veja mais




Questão. Dado o gráfico da energia potencial elástica em função da posição de um sistema conservativo, deduzir a energia cinética, em x=4m. Nesta questão, usando a lei de conservação da energia mecânica total, temos: 

Questão de um bloco de massa m e velocidade v se chocando com uma mola de constante elástica k. Considerando que não há atrito entre o bloco e  a superfície de contato, determine a máxima deformação da mola.





Blog rafaelrag

3 comentários: