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sexta-feira, 7 de junho de 2019

PRAZOS FINAIS PARA CORREÇÃO, DIGITAÇÃO E POSTAGEM DAS PROVAS DA 22a. OBA

Em Alagoa Grande-PB, somente a escola quilombola Firmo Santino participou da olimpíada brasileira de astronomia 2019. Parabéns para a direção, estudantes e Professores.
12/06 Data final para a Região Nordeste digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet e postar o envelope com as dez melhores provas de cada nível para o endereço dado na carta anexada às provas.
Rio de Janeiro, 6 de junho de 2019
 Aos
Professores Representantes da OBA e ou MOBFOG
 Prezados professores,
 Nesta mensagem estamos divulgando:
 PRAZOS FINAIS PARA CORREÇÃO, DIGITAÇÃO E POSTAGEM DAS PROVAS DA OBA 22
CURSO ALQUIMÍA CÓSMICA: A ORIGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA PERIÓDICA 
LIVRO: CONFUSÃO E ASTRONOMIA NA FLORESTA
CURSO DE USO ESCOLAR DE SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE
Um grande abraço.

Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle
Coordenador da OBA e da MOBFOG
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PRAZOS FINAIS PARA CORREÇÃO, DIGITAÇÃO E POSTAGEM DAS PROVAS DA 22a. OBA 

Gostaríamos de alertar a todos, assim como fizemos antes das provas, que estão chegando as datas limites para digitar os nomes e notas dos alunos participantes da 22ª OBA e ou da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes. As datas limites estavam na carta que foi anexada às provas. Nesta carta (ainda disponível emhttp://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=9&pag=conteudo&m=s) contém todos os detalhes para digitar os dados dos alunos da OBA e da MOBFOG.
As datas limites também estão disponíveis no link DADAS IMPORTANTES (http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=24&pag=conteudo&m=s) em nossa home page, mas também estão abaixo. O endereço para postagem do pacote com as dez (ou mais) melhores provas de cada item está na carta contida junto com as provas.
10/06Data final para a Região Sul digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet e postar o envelope com as dez melhores provas de cada nível para o endereço dado na carta anexada às provas.
11/06 Data final para o Centro Oeste digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet e postar o envelope com as dez melhores provas de cada nível para o endereço dado na carta anexada às provas.
12/06 Data final para a Região Nordeste digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet e postar o envelope com as dez melhores provas de cada nível para o endereço dado na carta anexada às provas.
13/06 Data final para a Região Norte digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet e postar o envelope com as dez melhores provas de cada nível para o endereço dado na carta anexada às provas.
14/06 Data final para a “Região Sudeste” digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet e postar o envelope com as dez melhores provas de cada nível para o endereço dado na carta anexada às provas.
17/06 Data final para o Estado de São Paulo digitar os nomes dos alunos participantes da OBA e da MOBFOG na extranet e postar o envelope com as dez melhores provas de cada nível para o endereço dado na carta anexada às provas.




CURSO ALQUIMÍA CÓSMICA: A ORIGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA PERIÓDICA 

Temos grande satisfação de divulga o curso gratuito acima mencionado, do astrofísico Dr. Alan Alves Brito
A tabela periódica, uma das "ferramentas" mais poderosas da história da ciência, completa 150 anos em 2019. Você já se perguntou de onde vem o ferro do seu sangue, o cálcio dos seus ossos e o oxigênio que você respira? Qual é a origem cósmica dos diferentes elementos químicos da tabela periódica?

Desenvolvemos um curso online e gratuito que conta parte dessa história.

https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=85

O curso traz vídeos didáticos que cobrem diferentes conceitos de Física e Astronomia moderna e contemporânea; traz ainda textos complementares; sugestões de artigos; um artigo didático publicado por mim e pela Professora Neusa Massoni na Revista Alexandria, a qual está voltada a estudantes e professores da educação básica; entrevistas de colegas da área; palestras minhas; filmes animados feitos por colegas da área; podcasts; exercícios e outros materiais de apoio.



LIVRO: CONFUSÃO E ASTRONOMIA NA FLORESTA


É com grande satisfação que divulgamos o livro CONFUSÃO E ASTRONOMIA NA FLORESTA, de Carlos Alberto Galindo de Medeiros (carlosgalindo.escritor@gmail.com)

Meu nome é Carlos Galindo, sou escritor, membro da UBE- União Brasileira de Escritores, e no ano passado lancei o livro paradidático CONFUSÃO E ASTRONOMIA NA FLORESTA.
O livro foi lançado no ano passado, na 25a. Bienal Internacional do Livro, em São Paulo e hoje é distribuido pela Distribuidora Loyola. No final do livro tem vários anexos e, num destes anexos o leitor tem a oportunidade de conectar-se com a Internet e acessar sessenta e seis aulas do iminente professor Dr. Joao Steiner.
O nome do livro é "Confusão e Astronomia na Floresta", destinado ao público infanto-juvenil, e narra uma jornada iniciada por nove animais, oito com nomes de planetas e um planeta anão, em direção ao nascente, pois querem encontrar e tirar uma dúvida com o Sol, saber se a Terra é quadrada ou se é redonda. Durante o enredo, aparecem personagens com nome de astros, eventos cósmicos e cientistas, que são representados, no rodapé das páginas, por QR Code, que conectam o leitor com imagens, vídeos, videoaulas e informações, canais de TV e documentários.
O livro tem tido uma boa aceitação, inclusive foi atotado por dois colégios, aqui onde moro, na cidade de Recife.
O livro pode ser comprado no link https://www.livrarialoyola.com.br/produto/confus-o-e-astronomia-na-floresta-569290


CURSO DE USO ESCOLAR DE SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE


Estão abertas as inscrições para o Curso de Uso Escolar de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A edição de 2019 do evento acontece de 15 a 19 de julho na sede da instituição, em São José dos Campos (SP).
O curso é direcionado aos professores do ensino fundamental e médio, aos estudantes universitários e a outros profissionais que atuem diretamente com educação. O Inpe reconhece que a divulgação da tecnologia espacial é essencial para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que ela está presente e impacta o cotidiano dos cidadãos. O conhecimento dos avanços técnicos científicos e a popularização da tecnologia espacial e, em especial, a difusão do sensoriamento remoto aos educadores contribuirá para que as futuras gerações tenham mais condições de se manterem competitivos frente às inovações do mercado de trabalho, que exige cada vez mais indivíduos bem preparados e com atitudes voltadas à qualidade ambiental, capazes de promover o desenvolvimento sustentável do país, além de possibilitar ao aluno a formação do juízo crítico, dando solidez na constituição de seu caráter e a prerrogativa de se tornar um indivíduo ativo para exercer o pleno direito da cidadania. Objetivo: Disseminar o sensoriamento remoto para os professores dos ensinos fundamental e médio, e para os estudantes universitários visando a ampliação do conhecimento e da compreensão do potencial do uso de imagens de satélite no cotidiano da sociedade, possibilitando ao professor implementar o uso dos produtos oriundos das imagens de satélite como conteúdo e recurso didático na educação. O curso abordará conceitos e aplicações de Sensoriamento Remoto, Cartografia, Geoprocessamento, GPS, Meteorologia, e orientações para o desenvolvimento de projetos educacionais que podem ser explorados nos diferentes conteúdos curriculares. É constituído de 40 horas-aula com atividades teóricas, de campo e de laboratório. A programação completa, procedimentos para inscrições e outras informações sobre o curso estão disponíveis na página:
http://www.dsr.inpe.br/DSR/educacao/uso escolar-sensoriamento-remoto

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