Páginas

MAIS APOIO PARA O MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE

O casal José Vieira da Silva(Zecão) e Maria Betânia Gomes da Silva do Sítio Gavião de Alagoa Grande vivem com a renda do bolsa família no valor de R$253 mensal e do roçado. Eles residem em uma casa de 2 quartos e estão precisando de ajuda. Hoje, Zefinha, Adilson Alves(China) e o professor Rafael Rodrigues levaram um pouco de alimentos e roupas.



https://rafaelrag.blogspot.com/2021/04/familia-do-sitio-gaviao-de-alagoa.html


Matéria relacionada, família do Sr. Narcizio da Usina, precisa de ajuda,

A viúva Dona Arlinda Tomas do Sítio Tambor, uma das mães heroínas, continua morando em uma área de risco, próximo do portal do pandeiro de Alagoa Grande, precisando muito de ajuda.

Parabéns para dona Arlinda, que mesmo com pouca ajuda dos poderes públicos, como o repórter Zé Feliciano denunciou, em 2012, ela está cuidando dos filhos, em uma área de risco, a 2km do centro da cidade de Alagoa Grande.



https://rafaelrag.blogspot.com/2021/03/neste-dia-internacional-da-mulher.html


Solidariedade Paraibana. Segunda Missão Solidária de Vista Serrana na casa de Dona Arlinda de Alagoa Grande. Veja o vídeo.

Registramos mais um momento de Solidariedade de Ubiratan Xavier Lins e o vereador Yezio Ferreira de Vista Serrana com a família de Dona Arlinda do sítio Tambor de Alagoa Grande, na manhã de quinta-feira, 5 de janeiro. Eles vieram acompanhado do Sr. Francisco, sogro de Ubiratan. Eles ajudaram Dona Arlinda e outras famílias do sítio Tambor, depois estenderam as doações também para os moradores da Vila São João e Macaíba, a 3km do centro da cidade e Alagoa Grande. Faremos a postagem sobre as doações nestas duas comunidades em separado.


Ubiratan, Sr, Francisco e o vereador Yezio Ferreira  viajaram 400km de Vista Serrana até Alagoa Grande e, após conversar com Dona Arlinda,  fizeram doações de roupas calçados, redes, brinquedos e alimentos pela segunda vez em Alagoa Grande. O professor Rafael Rodrigues, em nome do prefeito Sobrinho, agradeceu a todos por este momento especial para quem recebeu as doações.

O professor Rafael Rodrigues recebeu esta informação de solidariedade, à noite, de quarta-feira, 4, e acompanhou a visita dos sertanejos com o universitário Marcus Rogério (matemática pela UEPB) e Felipe, estudante do 1o. ano do ensino médio da escola estadual PHB de Alagoa Grande.

Quando Ubiratan e equipe vieram pela primeira vez para Alagoa Grande, em julho de 2015, Dona Arlinda estava grávida de Sr. Manuel Ferreira (em memória) e não sabia. O seu filho mais novo tem 9 meses e se chama de Pedro Henrique.

Esta semana, Dona Arlinda,   está fazendo o reboco, colocando as portas e as janelas nos quartos com a ajuda do pedreiro Sr. João Ferreira, irmão de Manuel, que cometeu suicídio. 
Veja o vídeo neste link


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PHB DE ALAGOA GRANDE, HÁ MUITO TEMPO ESTÁ SEM MURO E COM POSSÍVEIS FOCOS DA DENGUE

O tradicional colégio estadual de Alagoa Grande já mudou de nome e ainda está com o muro caído. O professor Rafael Rodrigues estudou nesta escola quando era denominado de Colégio estadual São José. Agora é chamado de Escola Estadual de ensino Fundamental e médio padre Hildon Bandeira (PHB), com quase 1800 estudantes dividido em 3 turnos.


O deputado Bosco Júnior já encaminhou uma solicitação da cobertura da quadra de esporte e melhoria em sua infraestrutura. Mas, está faltando fazer o muro da lateral, sem falar de que  o grande espaço vazio atrás da escola é protegido pelos  muros das residências. Um absurdo, uma total falta de segurança para os adolescentes e jovens estudantes. O terreno e o prédio pertence a diocese, que recebe um aluguel de mais de R$ 10 mil do governo do estado.

Veja mai no link


Prefeito Bôda de Alagoa Grande foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal, a população agora espera que ele realize as promessas de campanha



Prefeito Bôda sem se preocupar com a justiça agora, vai se concentrar nas promessas de campanha, faltando menos de 2 anos, para concluir o seu terceiro mandato como gestor do município. A  opinião é unânime, se o ex-gestor Bosco Júnior trabalhou melhor somente no último ano, o prefeito Bôda até o momento, conseguiu fazer uma administração ainda pior, fazendo muito pouco em benefício do povo.

Veja por exemplo, o descaso com o Morro da Macaíba, 
em sua atual administração, recuperou somente  parte  do calçamento, com uma operação tapa buraco,  no início da subida, faltando completar a pavimentação, a quem interessar clique em,

Prefeito Bôda foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal. Os seus aliados  comemoraram com muitos fogos, mas esqueceram de enviar no domingo, 23 de novembro, transporte e  alguns fogos para a comemoração da consciência negra em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande.

O Tribunal Regional Federal, 5ª Região sediada em Recife, julgou improcedente, por unanimidade, o processo em que o prefeito de Alagoa Grande, Hildon Regis Navarro Filho (Bôda), respondia. 
Link desta postgem,

QUANTAS CASAS FORAM CONSTRUÍDAS APTOS AO MINHA CASA MINHA VIDA DE ALAGOA GRANDE?
Adendo do blog rafaelrag. Por que  Alagoa Grande não participou deste programa com mais antecedência? Na PB, por exemplo, Cuité e Barra de Santa Rosa a foto abaixo é uma realidade com mais de 300 casas  já construídas.

A edição do Diário Oficial de sexta-feira (19 de outubro de 2012) publicou a lista dos municípios paraibanos selecionados no Programa Minha Casa Minha Vida II para cidades com até 50 mil habitantes. A publicação também traz os nomes dos candidatos aptos a serem beneficiários do programa em cada município.







Veja a lista com os nomes dos contemplados para Alagoa Grande:

ADELIA FREIRE DE LIMA
ADELITA DA SILVA FERREIRA
ADRIANA FERREIRA DE LIMA
ADRIANA GOMES DE OLIVEIRA SILVA
ALESSANDRA FRANCISCO DOS SANTOS
ANTONIA COSTA DA SILVA
ARLINDA TOMAS SOARES
BENEDITA MORAIS DE PONTES
CIBERIA DA SILVA NASCIMENTO
DANIELLE SOARES DA SILVA
EDIVANEA BEZERRA DA SILVA
FRANCISCA MARCOLINO DA SILVA
FRANCISCO AMARO DA SILVA
JOSEANE PAULINO DA SILVA
JOSEFA GOMES DOS SANTOS
JOSELIA SOUSA FERREIRA
JOSILENE GONCALVES DA SILVA
LUCIANA DE ASSIS DA ROCHA
MANOEL FERNANDES CHAVES
MARIA ALICE DA SILVA
MARIA APARECIDA GOMES DE SOUSA
MARIA APARECIDA SOARES
MARIA DA GUIA DE ALBUQUERQUE BARROS
MARIA DA SOLEDADE FRUTUOSO DA SILVA
MARIA DAS GRACAS FRUTUOSO DOS SANTOS
MARIA DE FATIMA DE ARAUJO
MARIA DE LOURDES DA SILVA
MARIA DE LOURDES RIBEIRO DA SILVA
MARIA DO CARMO DE ANDRADE SILVA
MARIA DO SOCORRO MACEDO
MARIA GOMES DA SILVA
MARIA JOSE DA SILVA
MARIA JOSE DA SILVA
MARIA JOSE HENRIQUE DA SILVA
MARIA JOSE PINHO DA SILVA
MARIA LUCIA DE SOUSA
MARIA LUCIMAR DA SILVA
MARIA NAZARE DE BRITO
MARIA NILZA DE FIGUEIREDO DOS SANTOS
MARIA TEOTONIO DOS SANTOS SILVA
MARIA VITORIA BEZERRA DA SILVA
MARICELIA DA COSTA ANSELMO
MARINALVA CAVALCANTE DA SILVA
MARINETE FIGUEIREDO MORENO DA SILVA
MARINEZ RODRIGUES DA SILVA
MARISA MARIA DA SILVA SANTOS MENDONCA
MARIVONE DE FIGUEIREDO
MARLENE TRAJANO DA SILVA
MARLI BENTO DA SILVA
NADJA SHIRLY DA SILVA
PAULA GONCALVES DA SILVA
PAULO CANDIDO DA SILVA
RITA RODRIGUES DA SILVA
ROBERVANEA FERREIRA MACENA
RONALDA FLORENTINO
ROSEANE PEREIRA SANTOS
ROSILENE DA SILVA NASCIMENTO BEZERRA
SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA
SEVERINA JANEIDE DA CONCEICAO SILVA
SEVERINA MORAIS PONTES RIBEIRO
SIMONE DA SILVA NASCIMENTO
SOLANGE MARTINS PEREIRA
VITORIA DA SILVA CRUZ
ZULEIDE DOS SANTOS SILVA

Divulgado neste blog em 21 de outubro de 2012,

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/02/quantas-casas-foram-construidas-aptos.html


CHUVAS CAUSAM INUNDAÇÕES EM RUAS, ÁGUA ENTRA EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS EM ALAGOA GRANDE, NESTA SEGUNDA, 17 DE FEVEREIRO



Há décadas, se não chove falta água e quando chove um pouco causa inundações, no cento da cidade de Alagoa Grande. As fortes chuvas que caíram no centro desta cidade, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, provocaram inundações em alguns estabelecimentos comerciais.  Primeiro chegavam os raios e em seguida os trovões, parecia um dia de inverno com muitas chuvas.

Registramos as imagens  da água entrando na Panificadora Cearense e no bar de Ernani, por voltas das 16:30h. Vimos também outras ruas inundadas em Alagoa Grande, em frente a loja de Sr Iêdo, em frente a rádio Piemonte FM, no beco da Decorama, etc. 
                                                Bruno e Toinho
A Bomboniere de Sr.  Antônio (mais conhecido por Toinho) teve entrada de água por cima da cobertura, vizinho a escola de ensino fundamental Apolônio Zenyade. A previsão do tempo é de muitas  chuvas durante, à noite. A lagoa Paó recebeu um bom volume de água, mas não o suficiente para sangrar.
No quilombo caiana  dos crioulos,  próximo a Embira, choveu granizo e a estrada ficou parcialmente destruída. A àgua entrou em algumas residências da rua principal da comunidade da Vila Nova.
Veja algumas imagens no centro da cidade de Alagoa Grande.



                                             A água entrou na panificadora cearense

Link, para mais imagens


DESCASO OU FALTA DE ESTRUTURA DA CAGEPA, EM ALAGOA GRANDE. REPERCURSÃO NAS REDES SOCIAIS

Foto: ATENÇÃO CONSUMIDORES, CIDADÃO QUE PAGAM IMPOSTOS E ÁGUA: LEIAM E TIREM AS SUAS CONCLUSÕES.
DESCASO, OU FALTA DE ESTRUTURA

Não sei qual das duas palavras se encaixariam melhor para explicar a imagem abaixo e  definir a CAGEPA, pois estamos saindo de um racionamento de água e, enfrente a minha casa há um grande vazamento de água que já dura 8 dias, causando a indignação  de todos que por ali passam. O interessante é que fazem 7 dias que procurei a referida empresa (assim que começou o vazamento de água) que prometeram sanar o problema. NADA. Nesse período, UMA ENORME QUANTIDADE DE ÁGUA ESTÁ SENDO DESPERDIÇADA, pois o vazamento é enorme. Voltei a comunicar e solicitar o conserto. NADA. Bem, passaram lá, não consertaram, mas a solução é que começaram  a fazer racionamento para as residências  da rua em que moro.
Porém, percorrendo dezenas de ruas, VERIFIQUEI  UMA ENORME QUANTIDADE DE VAZAMENTOS DE ÁGUA DOS CANOS QUE ABASTECEM AS RESIDÊNCIAS DE ALAGOA GRANDE. INÚMERAS RUAS CHEGAM A TER 5, 6,7 GRANDES VAZAMENTOS DE ÁGUA, a exemplo da rua da Glória  e  07 de setembro. Já na rua Ernesto Cavalcante, há um vazamento que está inundando a rua, além de uma cratera causada pela água.

Como professor, ensino aos alunos que temos que economizar água, mas vejo um mal exemplo dos que administram o fornecimento desse precioso produto.
O mais interessante é que  mal saímos de um  racionamento de água.
A alternativa agora será amanhã entrar em contato com a ouvidoria da CAGEPA.
Bem, pagamos pelo serviço, mas... Tem coisas que não dá para calar. Tirem as suas conclusões.
Com José Josicleide PereiraFernando MatosMarcelo Felix Lopes,Érica Érica CibelleCristiano AlvesGenildo MarquesFabrício FortunatoJosefa LourdesSeverino BibiuGeorge Gois,#Andre Pereira SousaRosilene TiburcioMarlene Brito BritoNelson Rodrigues,#Gilberto MarquesRafael RodriguesArluce Lima,#Petronio LúcioRildo Alves Em tempo. O professor Aldir, informa que  este vazamento foi consertado.


ATENÇÃO CONSUMIDORES, CIDADÃO QUE PAGAM IMPOSTOS E ÁGUA: LEIAM E TIREM AS SUAS CONCLUSÕES.


DESCASO, OU FALTA DE ESTRUTURA





Não sei qual das duas palavras se encaixariam melhor para explicar a imagem abaixo e definir a CAGEPA, pois estamos saindo de um racionamento de água e, enfrente a minha casa há um grande vazamento de água que já dura 8 dias, causando a indignação de todos que por ali passam. O interessante é que fazem 7 dias que procurei a referida empresa (assim que começou o vazamento de água) que prometeram sanar o problema. NADA. Nesse período, UMA ENORME QUANTIDADE DE ÁGUA ESTÁ SENDO DESPERDIÇADA, pois o vazamento é enorme. Voltei a comunicar e solicitar o conserto. NADA. Bem, passaram lá, não consertaram, mas a solução é que começaram a fazer racionamento para as residências da rua em que moro.


Porém, percorrendo dezenas de ruas, VERIFIQUEI UMA ENORME QUANTIDADE DE VAZAMENTOS DE ÁGUA DOS CANOS QUE ABASTECEM AS RESIDÊNCIAS DE ALAGOA GRANDE. INÚMERAS RUAS CHEGAM A TER 5, 6,7 GRANDES VAZAMENTOS DE ÁGUA, a exemplo da rua da Glória e 07 de setembro. Já na rua Ernesto Cavalcante, há um vazamento que está inundando a rua, além de uma cratera causada pela água.



Como professor, ensino aos alunos que temos que economizar água, mas vejo um mal exemplo dos que administram o fornecimento desse precioso produto.

O mais interessante é que mal saímos de um racionamento de água.

A alternativa agora será amanhã entrar em contato com a ouvidoria da CAGEPA.

Bem, pagamos pelo serviço, mas... Tem coisas que não dá para calar. Tirem as suas conclusões.

Marilene Sobral fez um comentário reivindicando pelos moradores do conjunto Agnaldo Borges, divulgado em nosso blog. Eu acrescento que a responsabilidade é de todos os políticos de um modo geral, além disso nos omitimos na medida em que não reivindicamos. Inclusive é um caso muito agravante e o Poder Público de um modo geral fecha os olhos para a situação.

Link para ver outros comentários desta matéria,


http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/01/descaso-ou-falta-de-estrutura-da-cagepa_5.html


Trecho da PB 079 entre Alagoa Grande e Areia foi completamente recuperado
Este blog tem reivindicado muito pela melhoria das estradas de acesso ao município de Alagoa Grande. Agora é hora de agradecer ao DER, pelo trabalho da operação tapa buraco realizada em 2013. Mas, falta ainda concluir no trecho que liga Alagoa Grande-Alagoinha e Juarez Távora. A parte em que não existia o asfalto, no trecho da PB 079 entre Alagoa Grande e Areia foi completamente recuperado, no final do mês de novembro de 2013.

                                               Antes estava no barro vermelho
                                         Professor Rafael
                                           Guimualdo de Alagoa Grande

Link para ver a postagem completa,









O SOL COMO ALIADO




Manuel Alves Filho, do Jornal da Unicamp - Caso já estivessem em operação, os 13 projetos contemplados pela Chamada Estratégica Nº 13 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que objetiva fomentar a instalação de Usinas Solares Fotovoltaicas (USFs) no Brasil, teriam evitado a emissão de 6.285 toneladas de carbono equivalente (tCO2eq) em 2011 e de 11.229 (tCO2eq) no ano posterior, considerando a capacidade máxima de geração de energia elétrica das plantas.

Link,

FORTES CHUVAS PODERÃO CAUSAR NOVOS TRANSTORNOS PARA A POPULAÇÃO DE ALAGOA GRANDE

Bom dia para todos e em especial para voce que curtiu uma aventura nesse fim de semana!
Esse final de semana foi de muita chuva na região do brejo. Nesta foto, vemos a aventura de Ailton (Papa) de Alagoa Grande na Barragem de Pitombeira, no domingo, 14 de julho de 2013.
ESTAMOS HÁ QUASE DOIS ANOS DOS TRANSTORNOS CAUSADOS PELAS CHUVAS DO ANO PASSADO, MAIS PRECISAMENTE, EM 17 DE JULHO DE 2012, O CENTRO DE ALAGOA GRANDE FICOU INTRANSITADO. A LAGOA PAÓ TRANSBORDOU E INUNDOU RUAS. REALMENTE COMO NADA FOI FEITO AINDA PARA APROFUNDAR A LAGOA,  DESDE A TRAGÉDIA DE CAMARÁ, RETIRANDO O EXCESSO DE AREIA, É PREOCUPANTE COM AS FORTES CHUVAS QUE ESTÃO CAINDO NESTE MUNICÍPIO. 
HOJE, DEVE SER UM DIA DE SOL, O JOVEM JOTINHA,  SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA, DEVE FAZER VISITAS PRÉVIAS COM SUA EQUIPE NAS ÁREAS DE RISCO. PARA ANALISAR AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DOS MORADORES.

Professor Rafael Rodrigues ao lado da prefeitura, em 17 de julho de 2011 


 
LINK


CAGEPA DE ALAGOA GRANDE TEM POUCOS FUNCIONÁRIOS


No domingo registramos os funcionários da CAGEPA trabalhando na Rua da Baxinha, em frente a subida para o cemitério local, para possibilitar a água passar.

 O professor Rafael Rodrigues  participou do programa comando do povo da Rádio PIEMONTE FM de Alagoa Grande, coordenado e apresentado por Sátiro Ayres. Primeiro ele registrou que esta programa evoluiu no conceito da população, pois em governos anteriores o ouvinte tinha pouco espaço para manifestações eatualmente o programa é do povo. O professor Rafael  comentou, entre outros assuntos, que os ouvintes vem reclamando muito dos funcionários da CAGEPA de Alagoa Grande, mas na verdade a equipe é muita pequena e está faltando mais funcionários para restaurar os vários vazamentos das turbulações do município. Portanto, o correto seria os políticos  aliados do governador fazer uma reivindicação para aumentar o número de funcionário da CAGEPA de Alagoa Grande.

Blog rafaelrag

Link

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2013/04/cagepa-de-alagoa-grande-tem-poucos.html  

ESTUDANTES SE MOBILIZAM E CONSEGUEM UM TRANSPORTE DA SERRA DO BALDE ATÉ A CIDADE DE ALAGOA GRANDE



Os estudantes da comunidade de Serra do Balde de Alagoa Grande estavam caminhando cerca de 3km até Caiana dos Crioulos para viajar no transporte deste quilombola até a cidade de Alagoa Grande. A estudante Tatiele Rodrigues e mais seis alunos se uniram à  agente de saúde Luciana da comunidade de Serra do Balde e reivindicaram ao prefeito Bôda um transporte alternativo para levar e trazer os estudantes e conseguiram êxito. Agora tem um transporte alternativo, pago pela prefeitura,  que faz este percurso de segunda-feira a sexta-feira. 
COMUNIDADE DE SERRA DO BALDE REIVINDICAM 
TAMBÉM CARRO-PIPA
O professor Rafael Rodrigues e seu filho Renan estiveram domingo em serra do Balde e conversou com alguns moradores e agente de saúde Luciana. A comunidade agradeceu a secretária de agricultura Nice por ter enviado um carro-pipa na semana passada para abastecer a caixa d'água da escola municipal e reivindica mais um carro-pipa para ser colocado água nos reservatórios de suas residências. Segue abaixo algumas fotos do por do Sol na serra do Balde.




                                MessiaS e João Pedro  com suas esposas, respectivamente,
                                Neide e Antônia em Serra do Balde

                                     Professor Rafael esteve domingo na serra do Balde



                                 Renan, filho do professor Rafael, na serra do Balde



                                              Vista da barragem de Zumbir

Link desta postagem:

 

 

O CARRO-PIPA SUBIU O MORRO DA MACAÍBA DE ALAGOA GRANDE

PARABÉNS PARA A COMUNIDADE DA MACAÍBA QUE SOUBE FAZER SUAS REIVINDICAÇÕES E CONSEGUIU APOIO DO PREFEITO BÔDA
A comunidade do Morro da Macaíba está muito feliz com a caixa d’água colocada na quarta-feira de cinzas e ontem, 14 dfevereiro de 2013, com a chegada do carro-pipa com água potável. O professor Rafael Rodrigues vinha alertando a comunidade para se unir e reivindicar ao prefeito do município. Realmente,  ao invés de ficar o tempo todo discutindo quem foi melhor Bôda ou Bosco Júnior o povo deve fazer as reivindicações planejadas e organizadas para o prefeito, que atualmente é Bôda. Quando se aproximar das eleições o povo deverá fazer uma avaliação baseada nas realizações e propostas de cada candidato ao respectivo pleito eleitoral.  A comunidade da Macaíba contou com o apoio do jovem Jotinha que está fazendo um bom  trabalho na secretaria de infraestrutura do município de Alagoa Grande. O prefeito Bôda pediu para eu colocar a caixa d'água no morro da Macaíba porque ele ficou sensibilizado com a reivindicação no blog do professor Rafael Rodrigues, afirmou Jotinha. Vimos também o Sr. Emanoel Ramalho (Mano) da Vila são João que subiu o morro da Macaíba para colaborar também, ajudando as pessoas a carregar água potável para suas residências. Teve quem veio da Serra da Paquevira ver a felicidade do povo. O portal do Júlio registrou esse momento de felicidade também.

     Professor Rafael e Emanoel Ramalho, foto do portal do Júlio.
Veja abaixo as outas fotos registradas com o celular do professor Rafael Rodrigues.


                                                           Jotinha na Macaíba
                                Tony além de ser o motorista do carro-pipa ele colaborou também

                                    Edivãnia da Serra de Paquevira com Renan e Camille












 Veja mais fotos clicando em

  


EXCLUSIVO: Colapso no abastecimento de Água de Alagoa Grande


Adendo do blog rafaelrag. Desde novembro do ano passado que estamos reivindicando dos poderes públicos para que fosse tomadas as devidas providências antes de acontecer o colapso d'água em Alagoa Grande. Esse filme já vimos por diversas vezes, pois enquanto não for construída a barragem de Pitombeiras com água de Serra Grande para abastecer o município, se passar dois meses sem chover faltará água em Alagoa Grande. 


A "Terra de Jackson do Pandeiro" passa por maus momentos no quesito abastecimento de água, a coisa tava ruim e na tarde desta segunda(28) piorou. 
Escritório
Chafariz
Informações que nos chegam, dão conta de que a água que vem da Barragem de Serra Grande simplesmente zerou, ou seja, parou de vir água daquele manancial e desta maneira o abastecimento na cidade foi interrompido totalmente, inclusive o abastecimento do chafariz da Rua São Sebastião.
Mesmo estando em Brasília, assim que tomou conhecimento do problema, o Prefeito Bôda manteve contato com a Gerente Regional do Brejo Drª Eulina Dantas, para que algumas providências fossem tomadas, visando amenizar o sofrimento da população.

Para ver esta postagem completa, favor clique em


A seguir veja a postagem do dia 30 de dezembro de 2012.

Com a falta d' água em Alagoa Grande as comunidades dos morros são as que mais sofrem: morro do Cruzeiro, Rua José Araújo, travessa da Enéas e Macaíba

Se não chover  em janeiro de 2013 em  Alagoa Grande o abastaecimento d'água entrará em colapso

                                Haroldo no poço d'água da Vila São João
O povo do município de Alagoa Grande está reivindicando mais poços artesianos. Haroldo, prefeito da Vila São João, está coordenando o abastecimento d'água através do poço artesiano  da comunidade, ao lado de sua residência. Ele informa também que os moradores da parte mais alta do morro da Macaiba tem muita dificuldade para subir com os recepientes cheio d'água.
                                Betânia da Macaíba levando água do poço da Vila
Link para esta postagem completa, clique em




 

As comunidades da Vila São João e Macaíba em Alagoa Grande estão sem água


 A conta da  Cagepa está chegando nas residências e a comunidade da Macaíba ainda tem que comprar água  do poço artesiano que fica na Vila São João                       
A falta d´água em Alagoa Grande é um problema que será resolvido com a construção da barragem de Pitombeiras, já licitada pelo governador RC. Uma medida paliativa é a construção de poços artesianos, como o que tem na Vila São João. O poço artesiano é  um poço  d´água  que  funciona  devido a diferença de pressão hidrostática, nem sempre a água é doce. Felizmente, existem vários dessalinizadores no Brasil para transformar a água salgada em água potável.                                                                                                    
  No dia 13 de dezembro, o professor Rafael Rodrigues esteve em duas comunidades vizinhas, Vila São João e Macaíba em Alagoa Grande. Ele constatou um fato lamentável, não tinha ninguém para pegar água porque o poço estava sem funcionar. Devido ao racionamento d´água essas comunidades estão pagando  por uma carga deste líquido precioso em  Burro, se for água doce fica muito mais caro. Lamentavelmente o poço artesiano de água salgada, que fica ao lado da construção do posto de saúde, está parado porque a bomba de puxar a água quebrou. Os moradores da Macaíba estão recebendo a conta da cagepa, mas faz 4 meses que não chega água em suas residências. A água quando chega não passa da Vila São João, prejudicando o morro da Macaíba. Os moradores que não tem dinheiro para pagar o transporte d´água do poço artesiano que fica na Vila São João, no início do Morro da Macaíba, são obrigados a pegar água em barreiro no ponto mais alta deste morro.

OS VEREADORES NÃO ESTÃO VISITANDO A COMUNIDADE DO MORRO DA MACAÍBA 

Os vereadores precisam fazer uma visita urgente para resolver estas questões pendentes nestas comunidades. A população da Macaíba reclamam também que o calçamento ainda não foi concluído e lamentaram o fechamento da lavanderia, que poderia ter sido preservada e a construção do posto de saúde ser construído em outro local. Neste local antes funcionava a lavanderia que foi de grande utilidade para as comunidades da Vila e da Macaíba.




Falta d´água no Morro da Macaíba


Professor Rafael na metade do morro da Macaiba. Daí para cima

não há calçamento. No início da Macaíba fica a Vila São João.


 Vista de frente da construção do posto de saúde na Vila.

 Vista lateral da construção do posto de saúde, por trás está o poço artesiano da Vila.


Link desta postagem,




CONCLUSÃO DOS SANGRADOUROS DA BARRAGEM DE PITOMBEIRAS DE ALAGOA GRANDE. TURISTAS ESTÃO TOMANDO BANHO DENTRO DA BARRAGEM

                       Ailtom Barbosa e Carlos Alberto 


A barragem de Pitombeira, com água de melhor qualidade da Paraíba, vai abastecer o município de Alagoa Grande,  foi resultado da audiência do orçamento democrático estadual (ODE), em 2012, onde participaram Haroldo da Vila São João, Cida de Caiana, historiador José Avelar, Bibiu do Jatobá, professor Rafael de Lima Rodrigues, entre outros. Trata-se de uma reivindicação antiga da população. Mas, foi preciso as intervenções do advogado Vanildo Pereira e o deputado Bosco Júnior, para tornar um sonho realidade,

Os alagoagrandenses  estão muito felizes com a conclusão dos sangradouros da barragem de Pitombeiras, na semana passada, aguardando o governador Ricardo para fazer a inauguração. Um fato lamentável é ver  muitos turistas indo ao local para tomar banho dentro e na saída da água, através das comportas abertas, principalmente aos domingos, o que é contraditório porque aquela água serve para a população beber. Veja as imagens registadas pelos alagoagrandenses Ailtom Barbosa dos Correios e Carlos Alberto (Tutinha) da panificadora Cearense. no último domingo, 13 de dezembro. 


Sangradouro do balde da  barragem de Pitombeiras

Vja mais imagens e novos links, em 



Veja as imagens da Barragem de Pitombeira, neste domingo, 31 de agosto

O professor Rafael Rodrigues, candidato a deputado estadual pelo PSB, e o mototáxi Isac de Alagoa Grande  estiveram  hoje cedo na Barragem de Pitombeiras, que teve a sua obra reiniciada após o período de chuvas.  Veja  algumas imagens da Barragem de Pitombeiras, registradas neste domingo, 31 de agosto. Nesta foto ele está observando a água que está indo  para o reservatório da CAGEPA de Alagoa Grande. Ela passa debaixo da barragem.
O presidente da  associação dos moradores de Pitombeiras, o professor José Vieira da EEDAG, esclareceu sobre a questão da indenização das 6 famílias. Os moradores já participaram de uma audiência com a justiça, mas ainda depende da decisão de quem são os verdadeiros herdeiros da Terra.
As obras da barragem para continuar depende da retirada dos moradores para evitar inundações das casas. 










Veja mais imagens, clicando em


VEREADOR MARCELO RECEBE APOIO DO GOVERNO DO ESTADO AO SEU REQUERIMENTO EM PROL DO PROGRAMA CIDADÃO PARA A CIDADE DE ALAGOA GRANDE, REALIZADO NESTA QUARTA, 16 DE JULHO

O Programa cidadania do governo do estado da Paraíba, esteve em Alagoa Grande, atendendo a uma solicitação do vereador Marcelo de Canafístula. Os trabalhos foram realizados no Núcleo de treinamento de Alagoa Grande, que tem como diretora a professora Socorro Gomes.  Este afirmou que  graças a Deus, todos os beneficiados ficaram  bastante satisfeitos, com o atendimento. Foram 529 pessoas sendo  fotografadas, 213 carteiras de identidade, 121 pessoas com CPF e 97 pessoas atendidas com carteira de trabalho. Um mandato todo dedicado as causas dos que mais precisam. O professor Rafael Rodrigues, candidato a deputado estadual esteve no local, para parabenizar o vereador Marcelo e a equipe da secretaria de desenvolvimento Humano do governo do estado, cuja secretária é sua amiga professora Cida Ramos da UFPB.
Veja as imagens.
                                           Professor Rafael com seu filho Renan


                               Vereador Marcelo e seu irmão Zusa
                                                   




Veja mais imagens, clicando em

Atenção. A construtora COZAMPA parou as suas atividades temporariamente devido as chuvas, desde a semana passada.
Alagoa Grande, 7 de julho de 2014

COZAMPA DE FORTALEZA REINICIOU A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE PITOMBEIRA, QUE VAI BENEFICIAR A POPULAÇÃO DE ALAGOA GRANDE

VEJA AS IMAGENS REGISTRADAS NA SEGUNDA-FEIRA, 28 DE ABRIL, DA BARRAGEM BATIDA

O professor Rafael Rodrigues, na segunda-feira, 28 de abril, esteve com o conterrâneo Isac, presidente da associação dos moto-taxistas de AlagoA Grande, na barragem de Pitombeira, para registrar as imagens do reinício da construção desta barragem pela  Construtora COZAMPA de Fortaleza, segunda da lista de Licitação, que  substituiu  a empresa COPAL. Esta excelente notícia o governador Ricardo já tinha dado, em entrevista gravada no dia 8 de março e divulgada no programa informativo GEMAG, no dia 9 de março. Naquele dia internacional da mulher, em Cuitegi, o governador Ricardo estava dando uma entrevista coletiva e o professor Rafael Rodrigues fez as perguntas de interesse da população de Alagoa Grande, destacando a continuação da barragem de Pitombeira e as restaurações dos asfaltos de Guarabira a BR 230, obviamente, passando por Alagoinha, Alagoa Grande e Juarez Távora.
Agora, vamos torcer para que seja concluída a principal obra de um governo estadual,  na história de Alagoa Grande, para beneficiar a população. A empresa COPAL fez a parte mais importante de  tubulação e preparação, que vai passar por baixo da barragem. Esta empresa pegou o osso e a COZAMPA  pegou o filé da obra, afirmou Isac.
 
Professor Rafael entrevistando o encarregado Vando

A empresa COZAMPA, anunciou a conclusão da obra em 120 dias, resultando em 4 meses.
O encarregado da obra desde o início da construção da barragem de Pitombeira, com a construtora COPAL, é o Sr. José Vanderlei de Araújo, mais conhecido por Vando de Boqueirão, deu uma entrevista para sair no programa informativo GEMAG, no próximo domingo, 4 de maio, das 11:30h às 13h, falou que a previsão de construção é de 6 meses, aumentando em 2 meses a previsão anunciada previamente pelo governador. Mas, a diferença é de apenas 2 meses, na verdade, a conclusão desta barragem depende se não chover muito nesse período. O Sr. Vando falou também que por enquanto não vai precisar dos pedreiros que trabalharam na empresa COPAL.
Esta é água que passa por baixo da barragem e está indo para o reservatório de Serra Grande e de lá para o reservatório da CAGEPA, em Alagoa Grande. Esta parte de cimento Concreto foi feita pela construtora COPAL.


Clique no link abaixo, para mais informações.

  

NOVA CONSTRUTORA VAI TERMINAR A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE PITOMBEIRA, QUE VAI ABASTECER A CIDADE DE ALAGOA GRANDE

O dono da  construtora COPAL faleceu e o representante da empresa teve dificuldade de continuar a obra, mas ela faltou pouco para concluir.  Na sessão da casa legislativa de Alagoa Grande, realizada na quarta-feira, 23 de abril, à noite, o vereador Bambão registrou que esteve em Pitombeira e viu as máquinas trabalhando na conclusão da barragem de Pitombeira. Como já tinha sido divulgado em nosso blog ciências e educação,








o professor e historiador José Avelar, em entrevista, ao lado de Aurélio  Silva (Lero) e o estudante Rodrigo na sonoplastia do programa informativo GEMAG, no domingo, sob a coordenação e apresentação do

professor Rafael Rodrigues, 13 de abril, na rádio comunitária de Alagoa Grande, falou que o governador Ricardo anunciou na audiência pública do ODE, em Esperança, no dia 12 de abril, que  iria reiniciar a construção da Barragem de Pitombeira, com a Construtora COZAMPA de Fortaleza substituindo a empresa COPAL. Esta excelente notícia o governador já tinha dado, em entrevista gravada no dia 8 de março e divulgada no programa informativo GEMAG, no dia 9 de março. Naquele dia internacional da mulher, em Cuitegi, o governador Ricardo estava dando uma entrevista coletiva e o professor Rafael Rodrigues fez as perguntas de interesse da população de Alagoa Grande.

Agora, vamos torcer para que seja concluída a principal obra de um governo estadual,  na história de Alagoa Grande, para beneficiar a população. A empresa COZAMPA, anunciou a conclusão da obra em 120 dias.



Vamos fazer visitas periódicas para acompanhar esta obra, que é uma reivindicação antiga do povo do município de Alagoa Grande.   
Veja as imagens de como a empresa  COPAL deixou Pitombeira, clique em 



Barragem de Pitombeira Terá Nova Construtora, para concluir a obra em 120 dias

Hoje, 5 de abril,  o professor Rafael ligou para a rádio Cultura, para perguntar onde estão os deputados estaduais que tiveram votos em Alagoa Grande? Informou que perguntou sobre a barragem de Pitombeira, na entrevista coletiva, no dia 8 de março, em Cuitegi? O governador falou que teremos uma nova construtora, pois o dono da construtora que estava fazendo a obra, veio a óbito e foi necessário fazer a rescisão de contrato. Ele tem sido convidado para ser pré-candidato a deputado estadual, mas ele aceitará somente quando for reiniciado a construção da barragem de Pitombeira. Pois, o professor Rafael é filiado ao PSB e acredita no governador Ricardo.

Por que ao invés de fazer interpretações equivocadas, não procurar saber o que realmente está acontecendo? O professor Rafael Rodrigues, ficou  sabendo que o governador iria participar de uma entrevista coletiva, em Cuitegi, ele foi até lá  fez as perguntas de interesse da população de Alagoa Grande,  o governador Ricardo falou que mudou a construtora e está regularizando a situação da nova  empresa COZAMPA, para concluir a construção da barragem de Pitombeira. Ele explicou que morreu o dono da construtora COPAL e foi necessário fazer a rescisão de contrato, chamando a segunda da lista de licitação. A nova construtora deu um prazo para concluir a obra em 120 dias.

RILDO ESCREVEU O SEGUINTE EM SEU BLOG
Após mais de um ano da assinatura da ordem de serviço, Barragem de Pitombeira ainda encontra-se abandonada







O Presidente da Casa Legislativa de Alagoa Grande, Deda Ribeiro, esteve recentemente visitando as obras da Construção da Barragem de Pitombeira em Alagoa Grande, no Brejo paraibano, e constatou o que  tinha sido visto na última visita realizada pelos membros da Comissão Especial de Acompanhamento da Construção, no último mês de dezembro de 2013, que as obras estão totalmente paralisadas e inacabada, e sem previsão de retomada dos serviços para a conclusão das obras.

Para vera mais imagens, a quem interessar, favor clique em


 
CONTRATO RESCINDIDO DA CONSTRUTORA QUE FAZIA AS OBRAS DA BARRAGEM DE PITOMBEIRA

O secretário de recursos hídricos, João Azevedo, informou no final de 2013,  que devido a algumas irregularidades, o governo do estado decidiu tirar a empresa que estava trabalhando na construção da barragem de Pitombeira e colocar outra.


http://rafaelrag.blogspot.com.br/2013/12/contrato-reincidido-da-empresa-que.html 
GOVERNO DO ESTADO BENEFICIA O QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS DE ALAGOA GRANDE COM 120 CISTERNAS
Secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, atendeu o pedido de alagoagrandense para beneficiar 120 famílias no quilombo Caiana dos Crioulos.

O professor Rafael lembrou para a Secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, da audiência agendada com representantes de Alagoa Grande para atender os pleitos da comunidade, durante a reunião do Orçamento democrático, em Esperança-PB. Naquele dia,  Haroldo da Vila São João e Cida de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande não puderam comparecer. A secretária do governo do estado registrou que estaria a disposição para uma audiência na quinta-feira, para o horário em que a gente chegar.
Em conversa com as partes interessadas de Alagoa Grande, decidimos  participar na  quinta-feira, 12 de dezembro.  Pela manhã, participamos de uma homenagem  ao governador Eduardo Campos de Pernambuco e, à tarde,  aconteceu uma proveitosa  reunião com a secretária Cida Ramos.

O professor Rafael registrou o sofrimento desta comunidade quilombola, destacando que as cisternas iriam aliviar um pouco. Ele falou dos 75 banheiros em convênio com a FUNASA, cujos materiais chegaram desde março de 2012, mas até agora, ainda  não foram construídos, o que é lamentável. A secretária perguntou para Cida, quantas cisternas está sendo solicitada. Cida de Caiana, falou da necessidade de 120 delas, que foi prontamente atendida.

                                            Cida Ramos, professor Rafael e Cida de Caiana

Link, com outras imagens

Pacto Social: Alagoa Grande terá recursos para conclusão de reforma de hospital

Bôda encaminhou demandas importantes na área de saúde e defendeu melhorias nas estradas da região de Alagoa Grande.

Adendo do blog rafaelrag. Quando o governador RC esteve na última vez em Alagoa Grande, em março deste ano, ele falou ao lado do prefeito Bôda e do ex-prefeito Bosco Júnior, demais autoridades e do público, que enviaria recurso para conclusão da reforma no hospital de Alagoa Grande. 

 

 

O professor Rafael comentou com o prefeito Bôda e o governador que esqueceram de reivindicar a pavimentação em asfalto da estrada que liga Alagoa Grande a Massaranduba-PB, passando pelo quilombola Caiana dos Crioulos, o prefeito Bôda comentou que deixaria para encaminhar esta solicitação para depois da restauração do hospital.

O prefeito de Alagoa Grande, Hildon Régis Navarro Filho, o Bôda, assinou na segunda-feira (15 de julho), contrato com o Governo do Estado para obras do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba 2013. Bôda encaminhou demandas importantes na área de saúde e defendeu melhorias nas estradas da região de Alagoa Grande.


O gestor afirmou que a cidade será beneficiada com mais recursos para conclusão de reforma do hospital. “O município de Alagoa Grande foi contemplado com a continuidade da reforma do hospital municipal. Somos um município de porte médio na Paraíba, seu hospital encontra-se com obras paralisadas por forma da reforma que não foi concluída e nós solicitamos ao Governo do Estado mais recursos para a conclusão da reforma, que vem prejudicando a população”, argumentou Bôda.


Segundo o prefeito o Departamento de Estradas e Rodagens deverá em breve iniciar a recuperação da rodovia que liga Alagoa Grande a Areia. “Estive recentemente no DER e tive notícias de que o trecho que liga Alagoa Grande a Areia jê tem ordem de serviço, podendo começar a qualquer momento, não tendo iniciado ainda por questão das chuvas. O trecho até a BR 230, passando por Juarez Távora, já está com licitação já marcada. Mas infelizmente o trecho da PB 075 que liga Alagoa Grande até Alagoinha ainda não foi licitado. Já falei com o presidente do DER e ele garantiu que fará pelos menos reparos nos pontos mais críticos”, comentou Hildon.
LINK, 

 

Governador Ricardo Coutinho realiza grandes obras sem prometer em campanha

É hora da união de todos os políticos de Alagoa Grande para conseguir grandes pleitos



O governador RC inaugurou, no sábado, 2 de março,  a pavimentação em asfalto da rodovia que liga  Mulumgu a Alagaoinha sem ter prometido em campanha, parabéns. O mesmo está construindo a barragem de Pitombeiras sem ter prometido também. Esta  e a construção da pavimentação em asfalto da estrada que liga o centro da cidade Alagoa Grande ao quilombola  Caiana dos Crioulos são reivindicações do povo. 

O governador Ricardo fez a pavimentação do acesso ao campus da UFCG, em Cuité, que foi prometido pelos últimos ex-governadores Cássio e Maranhão. Na ocasião o professor Rafael Rodrigues (UFCG) lembrou da importância da estrada asfaltada passando pelo quilombola Caiana dos Crioulos, que servirá para aproximar o brejo de Campina Grande e desenvolver o potencial turístico. 


Recentemente foi iniciado a pavimentação em asfalto da estrada que liga Sossego ao trevo de Cuité.

O professor  Rafael Rodrigues (PSB de Alagoa Grande) reforçou também  quando o governador RC e Edvaldo Rosas estiveram pela primeira vez em Alagoa Grande, após a eleição Ricardo em uma reunião na residência de Dona Iêda, mãe de Bosco Júnior. Naquele momento o ex-prefeito Bosco Júnior lembrou que Cássio tinha prometido e não fez a pavimentação em asfalto da estrada do quilombola de Caiana. Recentemente, na última vinda do governador em Alagoa Grande,em 9 de agosto de 2013, Cida, presidente da associação do quilombola Caiana dos Crioulos entregou um documento com adendo professor Rafael Rodrigues,  fazendo esta reivindicação. É hora da união de todos os políticos de Alagoa Grande para conseguir este grande pleito, que vai aproximar o brejo de Campina Grande e desenvolver o potencial do turismo da região.

A construção da barragem de Pitombeira iniciou devido a decisão da justiça de que o estado seria obrigada a reconstruir Camará.

 Para vera mais informações, a quem interessar, favor clique em

 
Prefeito Bôda, ministra Eeleonora e Governador Ricardo participaram de homenagem a Margarida Maria Alves em Alagoa Grande

Adendo do blog rafaelrag. Apesar de não está no folder do evento de comemoração dos 30 anos de conquistas da mulher trabalhadora, tendo como Margarida o símbolo maior, foi anunciado previamente no blog  rafaelrag a presença do governador Ricardo em Alagoa Grande, neste momento histórico, que aconteceu no dia 9 de agosto, em frente ao sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande.


Na ocasião, Cida, presidente da associação de Caiana dos Crioulos cantou e entregou  reivindicações por escrito ao governador Ricardo, com sugestões do professor Rafael Rodrigues. Além de área de lazer e melhorar a infraestrutura do quilombola, no documento consta a principal reivindicação, a pavimentação em asfalto de Alagoa Grande a Massaranduba, passando pelo quilombola Caiana dos Crioulos. O governador Ricardo e a ministra Eleonora antes da solenidade, visitaram o prefeito Bôda e a primeira Dama Adriane em sua residência.

Parabéns para o vice-prefeito Beto, secretária de agricultura, Nice e o cerimonial do governador Ricardo pela organização. Mas, não poderíamos deixar de registrar um dos pontos negativos foi a presença de poucos moradores da zona Rural. Talvez porque estava previsto para iniciar o evento, às 15h, mas aconteceu um atraso de 3h.
 Os professores Marcos Amaral (UFCG, Campina Grande), Rafael Rodrigues (UFCG, Cuité) e Marilene Sobral (PHB-Alagoa Grande) estiveram presentes neste evento histórico.



                                                         Arimateia, filho de Margarida






                                Professora Marilene com as Cirandeiras do assentamento Margarida Alves


                    Marcos Amaral, Rafael Rodrigues com seu filho Renan e Marilene Sobral.

Favor clique em


 
No aniversário da líder sindical Margarida Maria Alves, 12 de agosto, será ponto facultativo em Alagoa Grande 

Adendo do blog rafaerlag. De 5 a 12 de agosto, em Alagoa Grande, terá uma homenagem a líder sindical Margarida. Nesse período, estarão em Alagoa Grande, dois ministros, governador Ricardo e vários prefeitos.

Favor clique em

 

 

Alagoa Grande participou do ODE 2013, 3ª Região Geoadministrativa, em Esperança com 38 pessoas, inclusive, o prefeito Bôda


As Cirandeiras do quilombola  Caiana dos Crioulos de 
Alagoa Grande fizeram bonito em Esperança


 
                            Luciana com sua mãe Cida de Caiana e o professor Rafael
                                  Prefeito Bôda na audiência do ODE, em Esperança

                                    Haroldo representante do ODE 2013 em Alagoa Grande 
As pessoas que compareceram escreveram 3 prioridades, na ordem decrescente, sendo selecionadas as seguintes na audiência do Orçamento Democrático  Estadual 2013 (ODE): investimentos nas áreas de abastecimento d’água, estradas e saúde. A audiência  do ODE foi realizada na sexta-feira (26 de abril de 2013), no ginásio poliesportivo “O Vovozão” de Esperança-PB, à noite.

A 3ª Região Geoadministrativa é a maior em número de municípios, 39, ao todo e, por isso, teve as audiências regionais subdivididas em dois momentos. A primeira realizada em Esperança, com a participação da população de 16 cidades: Alagoa Nova, Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Boa Vista, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Remígio e São Sebastião da Lagoa de Roça. A segunda vai ser realizada em Campina Grande.
Das 38 pessoas participantes de Alagoa Grande no ODE 2013, na última sexta-feira, 26, em Esperança, 30 foram componentes e acompanhantes das Cirandeiras de Caiana dos Crioulos, comandadas por Cida, presidente da associação do quilombola de Caiana dos Crioulos, que viajaram no ônibus de Deca. Os outros participantes foram coordenados por Haroldo da Vila São João, representante da ODE daquele município. Da Vila São participaram Toinho da pizzaria, Ulisses, Haroldo, Deca e esposa. O prefeito Bôda participou desde o início e no final teve uma conversa com o governador.  Toinho da pizzaria da Vila São João recebeu um checão do governo do estado no valor de dez mil reais pelo seu trabalho  empreendedor e falou que vai fazer uma reforma em seu estabelecimento.

As Cirandeiras de Caiana dos Crioulos dançaram e cantaram, fazendo uma bela apresentação, sob o comando de Cida e sua filha Luciana e foram  muito aplaudidas por  todos presentes.

 Apesar da divulgação da ODE na rádio comunitária, nas ruas e nas escolas, na  cidade de Alagoa Grande,  somente o professor Rafael Rodrigues e o prefeito Bôda se interessaram em participar do encontro em Esperança, realizado no último dia 26, às 20h. Faltou divulgação e participação dos vereadores, poucos professores e secretários municipais participaram do debate das prioridades nas reuniões preparatórias.

A professora Marilene Sobral, participou da reunião preparatória da ODE, fez 3 propostas, mas não pode comparecer em Esperança: melhor distribuição da água da CGEPA, adquirir um edifício próprio para a Escola Estadual PHB de Alagoa Grande e a criação de um centro de convivência do idoso, contemplando saúde, lazer e a socialização.

CIDA DANÇOU, CANTOU E REIVINDICOU MAIS UMA VEZ A PAVIMENTAÇÃO EM ASFALTO DA ESTRADA DE ALAGOA GRANDE A MASSARANDUBA VIA O QUILOMBOLA: ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA
Quando o ônibus que estavam Haroldo e o professor Rafael chegou já tinha sido feito as inscrições de quem gostaria de falar na ODE de Esperança. Cida, chegou cedo, fez a sua inscrição para falar e ofereceu um minuto de sua fala para o professor Rafael.

Resumo da fala de Cida de Caiana dos Crioulos: boa noite a todos, seu governador as cirandeiras  vem aqui todos os anos e nunca recebeu um apoio, a gente precisa muito de ajuda para o grupo melhorar as condições de nossa cultura. Outra dificuldade é a falta de estrada com asfalto de Alagoa Grande até Massaranduba, Seu governador agradeço pela melhoria feita no ano passado na estrada do quilombola que leva até Alagoa Grande, mas queremos a estrada asfaltada de Alagoa Grande até Massaranduba, que outros políticos prometeram e não fizeram. Cida, encerrou a sua participação pedindo a construção de mais de cem cisternas, um Curso de Libras para a comunidade e cedeu um minuto para o professor Rafael. 

Este iniciou dizendo. Agradecemos primeiramente a Deus e depois ao governador Ricardo Coutinho pela construção da barragem de Pitombeiras, que tornou  um sonho uma realidade e servirá para abastecer a população de Alagoa Grande. A CAGEPA precisa de uma reforma para garantir o abastecimento para todos. A minha área é a Educação e o que vou falar serve para todas as escolas estaduais: vamos colocar os laboratórios de ciências e informática para funcionar, construir pelo menos um ginásio de esporte por município para atender as escolas estaduais.  Encerrando a minha participação gostaria de parabenizar a todos presente e registrar a presença do prefeito Bôda de Alagoa Grande. 

No final da audiência em Esperança, o governador registrou os investimentos em Alagoa Grande, construção da barragem de Pitombeiras, reforma no hospital municipal, construção de 3 escolas de ensino fundamental (nas comunidades da Usina Tanques, Vila São João e Sapé de Julião) eanunciou a construção de 45 cisternas no quilombola Caiana dos Crioulos e pediu para o grupo de Alagoa Grande conversar com Cida Ramos responsável pela assistência social do estado. 

Participaram da conversa Haroldo, professor Rafael e Cida de Caiana dos Crioulos e ficaram de apresentar as reivindicações para Cida Ramos, secretária de estado de desenvolvimento humano, em João Pessoa. Haroldo pediu pela construção de casas para o morro da Macaíba, o professor Rafael lembrou de algumas casas em áreas de risco na entrada de Alagoa Grande. De Cida para Cida ficou combinado para ser iniciado o mais rápido possível a construção de 45 cisternas, melhorar o apoio na cultura das cirandeiras e  assistência na saúde de Caiana dos Crioulos
.
 
Link com mais fotos,

Governador assinou licitação para construção de barragem em Alagoa Grande e parabenizou a estudande Camila pela primeira colocação na OBF

ADENDO DO BLOG RAFAELRAG. O governador RC justificou a ausência do prefeito Bosco Júnior (BJ) de Alagoa Grande, ontem, 12, na solenidade de assinatura da licitação para construção da barragem de Pitombeiras/Serra Grande, alegando a questão legal em que a justiça eleitoral  não permite a presença de candidato a reeleição. O evento aconteceu ao lado da prefeitura municipal de Alagoa Grande. O Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo Lins Filho, que é formado em Engenharia Civil pela UFPB e  Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), compareceu a solenidade e também assinou o documento.

A justificativa do governador RC pelo atraso no início da construção da barragem de Pitombeiras não foi a mesma dada pelo secretário de infraestrutura do município, professor de História José Avelar. Este realmente não tem formação adequada para atuar nesta função, mas poderia ser um excelente secretário de comunicação. Fica a pergunta por que o prefeito BJ não colocou um profissional adequado para a secretaria de infraestrutura?
O governador Ricardo Coutinho (RC)  autorizou na tarde de ontem quarta-feira (12), a abertura da licitação para construção da Barragem de Pitombeira. A obra, que vai beneficiar mais de 28.500 habitantes da cidade de Alagoa Grande, terá um custo de R$ 9,8 milhões e será executada pela Secretaria de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SERHMACT). Na ocasião o governo do Estado também assinou a ordem de serviço da praça do conjunto Vera Cruz.
A barragem vai reter as águas do Rio Pitombeiras e terá a capacidade para armazenar 3 milhões de metros cúbicos, ocupando uma área de 69 hectares. 
O governador Ricardo Coutinho em seu discurso falou do compromisso que tinha assumido com o prefeito do município, falou das dificuldades para conseguir verbas para a construção da barragem, mas que hoje está assinando a abertura da licitação, e disse também que quer voltar a cidade em meados do ano vindouro para fazer a entrega dessa tão sonhada barragem.                                                                                                                                  A solenidade do Governo do Estado foi realizada ao lado da Prefeitura Municipal, com a presença de várias autoridades do estado e do município.


NO FINAL DA SOLENIDADE, O GOVERNADOR RC HOMENAGEOU ESTUDANTE DE ALAGOA GRANDE QUE OBTVE A PRIMEIRA COLOCAÇÃO NA II FASE DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2012

  O governador RC homenageou a diretora Bernadete (Beta) da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Demonstração de Alagoa Grande (EEEFDAG) e a estudante do 8o. ano Camila dos Santos Silva pelo excelente desempenho na II Fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), obtendo o primeiro lugar na etapa da Paraíba, realizada dia 11 de agosto, cujo resultado foi comunicado, por telefone,  dia 05 de setembro, pelo professor Pedro da UEPB, campus Patos, atual coordenador estadual da OBF. 



               Diretora Bernadete (Beta) e Camila da EEEFDAG com o governador RC

             Camila dos Santos, primeiro lugar na II Fase da OBF 2012, no âmbito estadual

Para ver a bela homenagem da EEEFMDAG para Camila, no dia 07 de setembro de 2012, 

       Professores Kristoferson e Gilberto do Estadual PHB cumprimentando Camila da EEEFDAG
Professor Rafael (UFCG-campus Cuité) parabenizando Camila, que aparece abaixo na frente da faixa

Favor clique em

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2012/09/alagoa-grande-desfile-civico-do-sete-de.html

Outras fotos de Júlio e Rildo registradas ontem, 12, na vinda do Governador para Alagoa Grande
            Professor Rafael, pastor Valério e Bibiu na chegada do governador RC.
               
Guimarins, Iêda Carneiro (mãe do prefeito Bosco Júnior), Zé Aurélio, professor Rafael e Bibiu

Nas duas fotos abaixo vemos Paulo e Agnaldo sendo entreveistados pelo secratário de comunicação Robson Filho

 




Digenilson e Rudnei Aaújo das rádios Rural e Cultura de Guarabira e outros reporteres entrevistaram o govenador RC.

                     Professor Rafael ao lado do governador RC, na chegada em Alagoa Grande
                 Professora Gisélia da EEEFDAG acompanhou o governado até o palanque
                  Senhora Iêda Carneiro, governador RC e o secretário João (SERHMACT)


                    Dr. Vanildo Pereira, presidente do sindicato dos produtores Rurais de Alagoa Grande

Senhora Iêda Carneiro, Dalva, governador RC, secretário João, secretário de educação Marcus Alves

                                  O bancário aposentado Marinésio também falou na solenidade
                      Professor José Avelar faz um breve histórico da água de Serra Grande














                              Comandante Iram do Tiro de Guerra de Alagoa Grande








                     Antônio Balbino, do site www.focandoanoticia.com.br, mais de 4 mil acesso diários.




                            Cirandeira de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, comandada por Dona Edite.













Veja o video no blog do Rildo, favor clique em


 
LINK PARA ESTA POSTAGEM, FAVOR CLIQUE EM




Blog rafaelrag


Ricardo Coutinho recebe título de cidadão alagoa-randense
Ricardo Coutinho recebe título de cidadão alagoagrandense
O governador Ricardo Coutinho é o mais novo cidadão da cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano. O título foi entregue na noite desse sábado (27 de agosto de 2011), pelo vereador Fabiano Luz, durante sessão especial na Câmara Municipal do município, com a presença de lideranças políticas e a população. Durante o ato, ele assinou ainda o decreto de desapropriação de três áreas no município para a construção da barragem Pitombeiras/Serra Grande.

Ricardo abriu o discurso agradecendo a homenagem citando uma passagem do livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que diz: “Tu te tornas responsável por aquilo que tu cativas”. E acrescentou: “Depois desse ato, que me torna irmão de terra e de compromisso com essa parte da Paraíba, a minha responsabilidade é ainda maior”.

Ele destacou que Alagoa Grande é a cidade paraibana que mais acessou recursos dentro do Pacto pelo Desenvolvimento Social – um total de R$ 1,6 milhão, para a construção de três escolas e a reforma do hospital Oswaldo Trigueiro do Valle. “Isso se deve não à qualidade dos projetos apresentados pela prefeitura. Neste dia, em que me torno cidadão alagoagrandense, tenho a honra de assinar um convênio para obras importantes na saúde e na educação”, destacou.

Desapropriação – O governador também enfatizou o fato de, na mesma ocasião em que recebe o título, assinar o decreto de desapropriação de três áreas para a construção da barragem de Pitombeiras. Ele ressaltou que o investimento é a concretização de um sonho da população, que é sanar o problema do abastecimento de água no município. “Essa é uma conquista do governo, do prefeito João Bosco e do povo, dentro da perspectiva de recuperar Camará e da instalação das adutoras, cujos recursos estão garantidos pelo Ministério da Integração”, disse.

Na sessão especial, o governador Ricardo Coutinho esteve acompanhado da primeira dama do Estado, Pâmela Bório, e do filho Henri. Participaram da sessão o prefeito de Alagoa Grande, João Bosco Carneiro Júnior, o secretário de Desenvolvimento dos Municípios, Manoel Ludgério, o presidente da Câmara, vereador Josildo Lima Oliveira, e os vereadores Gilberto Marques, Jomerson de Vasconcelos, Marcos Antônio, Marcelo Santos, Fabiano Luz, Duca Chaves e Maria Alves Cavalcanti.

O vereador José Fabiano Luz, autor da propositura em 2009, disse que esse título é um reconhecimento da trajetória política de Ricardo Coutinho como líder sindical, vereador, deputado

Secom PB
Blog do Cristiano Alves

Governador assina decreto que desapropria áreas para construção da barragem de Pitombeiras

O governador Ricardo Coutinho assinou decreto de desapropriação de três áreas com total de 69 hectares no município de Alagoa Grande para a construção da barragem Pitombeiras. A assinatura aconteceu na noite desse sábado (27 de agosto de 2011), na Câmara Municipal de Alagoa Grande, onde recebeu o título de cidadão alagoagrandense.

Ricardo reafirmou que os recursos para a construção da barragem Nova Camará (R$ 29 milhões), das adutoras (R$ 39 milhões) e da barragem de Pitombeiras (R$ 7 milhões) estão garantidos pelo Governo Federal, assim como mais R$ 4 milhões de recursos do Estado para a implantação dos sistemas de abastecimento de água. “Essa é uma conquista do Governo do Estado e do povo paraibano, dentro da perspectiva de levar água às cidades da região, como Esperança, Remígio, Alagoa Grande e Alagoa Nova”, ressaltou.

De acordo com o decreto assinado pelo governador, são três áreas particulares que medem, cada uma, 23,04 hectares, 35,48 hectares e 10,46 hectares, na zona rural de Alagoa Grande. As áreas ficam declaradas de utilidade pública para fins de desapropriação após a publicação no Diário Oficial do Estado.

Para o prefeito da cidade, Bosco Carneiro, a construção da barragem Pitombeiras será um marco para a resolução definitiva da falta de água no município. “Agradeço a sensibilidade e o empenho do Governo do Estado no intuito de viabilizar a liberação de recursos no Ministério da Integração”, destacou o prefeito de Alagoa Grande, Bosco Carneiro.

Participaram da sessão o prefeito de Alagoa Grande, João Bosco Carneiro Júnior, o secretário de Desenvolvimento dos Municípios, Manoel Ludgério, o presidente da Câmara, vereador Josildo Lima Oliveira, e os vereadores Gilberto Marques, Jomerson de Vasconcelos, Marcos Antônio, Marcelo Santos, Fabiano Luz, Duca Chaves e Maria Alves Cavalcanti.

Com/Secom PB
Blog do Cristiano Alves
  
Adendo. Recebemos a informação de que o professor Zé Avelar,  secretário de infraestrutura, pagou com cheque da prefeitura o concerto da bomba do posto artesiano da Vila São João, a pedido de Haroldo, prefeito da Vila. Mas, a comunidade da Macaíba continua sem água. Fica a pergunta por que não colocar uma caixa d´água no alto do morro da macaíba e encher com carro pipa, enquanto não for construído a barragem de Pitombeira? 

Blog rafaelrag fazendo o social, em defesa do povo que sofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário