Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

O PT vai as ruas comemorar a vitória de Lula. Nunca se viu uma disputa tão acirrada no Brasil

Lula recebeu os parabéns de Líderes internacionais. Ele celebrou a vitória com o povo na Avenida Paulista. Nunca se viu uma disputa tão acirrada no Brasil, parabéns pela festa da democracia brasileira. Esperamos que seja colocado ministros honestos, para garantir o desenvolvimento do Brasil.

 Em São Paulo, Tarcísio(partido Republicano), ex-ministro do governo Bolsonaro,  venceu Haddad com 55, 27% dos  votos válidos e irá governar o maior colégio eleitoral do Brasil.





Será o terceiro mandato de Lula do PT no comando do Brasil. Com certeza Bolsonaro será um grande Líder da oposição, no caso do resultado contrário seria Lula.

Resta cada Brasileiro fazer a sua parte e não deixar somente por conta do presidente.  Professor Rafael Rodrigues. 

Lula recebeu os parabéns de Líderes internacionais pela vitória contra Bolsonaro.

Veja os números do segundo turno, para presidente da República do Brasil.



Veja mais

Reeleito, João agradece votação e diz que momento é de unificar o estado: “Somos o governador de todos os paraibanos



Reeleito com 1.221.904 votos neste domingo (30), o governador João Azevêdo (PSB) agradeceu à população da Paraíba pela campanha alegre e verdadeira que tomou conta das ruas de todas as regiões. O gestor estadual também afirmou que este é o momento de unificar o estado e o país.


“Vamos unir a Paraíba e o Brasil porque somos um único estado e um único país. Pregamos a harmonia e a união. Somos o governador de todos os paraibanos, pensamos de forma coletiva, pregando a paz e esse é um momento de serenidade e de continuar fazendo política de forma coletiva”, disse.

Ele também destacou o papel dos prefeitos e das lideranças políticas na consolidação da reeleição. “Eu agradeço aos prefeitos e prefeitas que foram a minha voz, os meus ouvidos e a cada partido aliado, que levou a nossa mensagem. Fizemos uma campanha alegre e harmônica e minha palavra é só de muito obrigado”, falou.

João ainda comemorou a vitória do presidente Lula (PT) e projetou parcerias com o novo governo do país a partir de 2023. “O Nordeste mostrou que é a solução e não o problema e vamos fazer parcerias para resolver as grandes questões do estado. Lula já mostrou que quer construir parcerias para ampliar o Tá na Mesa, fazer o Ramal Piancó, trazendo a esperança de volta ao Brasil”, acrescentou.




Com informações da assessoria 

Blog rafaelrag 

O Radialista Sátiro Ayres de Alagoa Grande merece os parabéns em dose Dupla

Lidiane Evillyn parabenizando seu esposo Sátiro Ayres, 30-10-22.

Felicidades, paz e saúde.

O Radialista Sátiro Ayeres merece os parabéns em dose Dupla, por ter feito uma excelente cobertura do resultado das eleições 2022 e por ter completado uma idade nova, paz e saúde.

Registrado ontem com os ouvintes enviando mensgens de feliciatações no proograma informativo GEMAG, apresentado pelo professor Rafael.

Blog rafaelrag

A amiga alagoagrandense Maria Lúcia Norembeg hoje, 31 de outubro, está de idade nova, parabéns.



Membros do Clube SI Curitiba Batel em reunião festiva! Realmente foi uma boa reunião! Tão orgulhosa de todos vocês!!!

Feliz aniversário, paz e sa;ude.

Graduação de Administração de Empresas, em João Pessoa, pela UFPB. Pós graduação na FAE, em Curitiba, na área de Recursos Humanos. Trabalhei na SANEPAR, Companhia de Saneamento do Paraná, na função de Administração de Recursos Humanos. Participei da diretoria do Sindicato de Administradores de Empresas do Paraná. Fiquei encantada pelos trabalhos desenvolvidos pela Soroptimist, empresa sem fins lucrativos, presente em mais de 25 países, que trabalha pela melhoria da vida de mulheres e meninas. Estive em vários cargos no Brasil. A sede da federação das Américas fica na Filadélfia. Tenho muito orgulho de ser um membro da organização. Para conhecer melhor visite a website www.soroptimist. org

Principais notícias de alguns jornais brasileiros, nesta segunda, 31




- Folha: Lula é eleito pela terceira vez
- Globo: “Não existem dois Brasis”
- O Estado de S. Paulo
“Não existem dois Brasis; é hora de baixar as armas”
- Valor Econômico (SP)
Lula é eleito presidente
- O Dia (RJ)
Lula lá de novo!
- Estado de Minas
“É preciso reconstruir a alma deste país”
- Correio Braziliense
Lula tem vitória inédita e quer pacificar o Brasil
- Zero Hora (RS)
Lula é o presidente
- Diário de Pernambuco
Nordeste dá vitória a Lula e Raquel faz história
- Jornal do Commercio (PE)
Lula presidente, Raquel governadora
- Diário do Nordeste (CE)
Lula é eleito presidente do Brasil
- A Tarde (BA)
Jerônimo cá e Lula lá

Transposição do Rio São Francisco Ramal Piancó ainda não começou



O candidato a deputado estadual Libório Lacerda pelo AGIR36 acionou a Polícia Federal para investigar a obra da transposição do Rio São Francisco Ramal Piancó e saber quando vai começar as obras.


Blog rafaelrag 

 

Vivi Menezes.recebendo os parabéns de seu irmão Prof. Dr. Roberto Menezes

 Felicidaddes, paz e sa;ude.

Vivi Menezes.recebendo os parabés de seus pais e  seu irmão Prof. Dr. Roberto Menezes da UFPB.

Blog rafaelrag

domingo, 30 de outubro de 2022

Bolsonaro é o 1º presidente a perder reeleição no Brasil desde a redemocratização


A vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marca algo inédito desde a redemocratização: Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente a perder a disputa à reeleição.

O próximo dia 31 de dezembro, data em que se encerra oficialmente o mandato, marcará sua saída do cargo, mas não da cena política.

Bolsonaro permaneceu atrás do rival nas pesquisas de intenção de voto ao longo de toda a corrida, mas demonstrou força no primeiro turno, ficando a uma diferença de apenas cinco pontos percentuais do petista em votos válidos (48,4% a 43,2%).

Depois de uma campanha de segundo turno acirrada e sem grandes oscilações no humor do eleitorado, o presidente de direita não conseguiu uma virada.

Assim, Bolsonaro, um político de perfil popular e avesso às formalidades e à institucionalidade do cargo, terminará o mandato sem igualar o feito de todos os presidentes que concorreram à reeleição desde a abertura dessa possibilidade, em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Além do próprio FHC, que foi reconduzido pelos eleitores em 1998, conquistaram um segundo mandato consecutivo: Lula, em 2006, e Dilma Rousseff (PT), em 2014.

A disputa de 2022 opôs dois líderes de altíssima popularidade, que polarizaram a eleição com um enfrentamento baseado em acusações mútuas, ataques pessoais e disseminação de notícias falsas, numa guerra para além da oposição tradicional entre ideários de esquerda e direita.

O clima hostil se estendeu à população, com casos de violência envolvendo apoiadores de ambos os lados.

A derrota de Bolsonaro do ponto de vista eleitoral não significa, contudo, seu fracasso em termos políticos. O presidente sai fortalecido e já é automaticamente considerado pré-candidato à sucessão de Lula, em 2026, dada a solidificação do bolsonarismo, corrente por ele iniciada.

O movimento, que combina conservadorismo nos costumes, traços nacionalistas e, ao menos no discurso, liberalismo econômico, assegurou nas eleições deste ano amplo espaço no Congresso e nas Assembleias Legislativas, além de presença em governos estaduais.

A onda de uma direita radical foi iniciada em 2018 justamente com a eleição de Bolsonaro, que inaugurou um novo ciclo no poder brasileiro.

Sua ascensão se deu no momento em que líderes autoritários e populistas também despontavam em outros países com agendas de tom reacionário e nacionalista.

Mesmo fora da Presidência, Bolsonaro manterá influência sobre uma base de eleitores insuflada por ele ao longo dos últimos anos na direção de uma adoração fanatizada, impermeável a críticas e por vezes sectária.

O apelo é reforçado por políticos aliados que ganharam assentos no Executivo e no Legislativo, com capilaridade territorial espalhada por estados e municípios.

Além disso, os três filhos do presidente com mandato eletivo, moldados como seus legítimos representantes, dão suporte ao discurso paterno.

Dois dos herdeiros têm cadeira no Congresso: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) ocupa vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro enquanto dá as ordens na comunicação digital do pai.

As redes sociais, usadas para disseminar narrativas favoráveis e desconstruir adversários, são parte do núcleo central bolsonarista.

A tendência agora é que o grupo minimize o inédito fracasso de um incumbente e busque liderar a oposição ao novo governo, para pavimentar o caminho para o eventual retorno da direita no futuro.

Caso o cenário se confirme daqui a quatro anos, será a cristalização da polarização das duas últimas eleições, que substituiu a dicotomia entre PT e PSDB vigente no período pós-redemocratização até o impeachment da petista Dilma Rousseff, em 2016.

A deterioração de Bolsonaro, eleito no segundo turno de 2018 com 55% dos votos válidos na disputa contra Fernando Haddad (PT), resultou de uma combinação de fatores: imagem pessoal desgastada, estagnação da economia, ameaça à estabilidade democrática e fragilização de políticas públicas em áreas como educação, saúde, proteção ambiental e cultura.

Capitão reformado do Exército e deputado do chamado baixo clero da Câmara por 28 anos, ele galvanizou na eleição passada sentimentos como antipetismo, antipolítica e antissistema e foi impulsionado na reta final daquela campanha pela sobrevivência a um atentado a faca.

Uma vez no cargo, o mandatário se associou ao centrão, o bloco fisiológico do Congresso, que ganhou protagonismo, cargos e verbas.

O presidente derrotado se notabilizou também por promover uma escalada autoritária e golpista, com afrontas à Constituição e às instituições do Estado Democrático de Direito.

Além de episódios de insultos a outros Poderes, sobretudo o Judiciário, Bolsonaro atacou sem provas o sistema eletrônico de votação, estimulando mentiras em série e alegando fraudes jamais confirmadas.

Por outro lado, conquistou a adesão de parcela significativa da sociedade com um discurso conservador, baseado em princípios como Deus, pátria, família e liberdade.

A retórica atraiu grupos como evangélicos, militares, empresários, ruralistas, armamentistas e refratários de modo geral a agendas progressistas, como o combate à crise climática e a luta por direitos iguais para mulheres, negros e pessoas LGBTQIA+.

Encarnando o papel de uma figura messiânica escolhida para comandar o país, Bolsonaro montou uma base de apoio em parte radicalizada, que associa Lula a forças do mal. No pano de fundo, está uma luta para supostamente livrar o Brasil do risco de se afundar no comunismo.

A derrocada momentânea é o desfecho de uma trajetória de quatro tumultuados anos de governo, cujos pontos fracos foram evidenciados na campanha.

O período foi marcado pela pandemia de Covid-19, que foi recebida por Bolsonaro com negacionismo científico e balançou os mercados globais. Sob sua gestão, o Brasil passou da nona posição entre as maiores economias do mundo, em 2018, para a 13ª, em 2021.
Leia mais

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba com 52,51% dos votos


                                                          Foto: Ascom

Com 100% das urnas apuradas, o governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho (PSB), de 69 anos, foi reeleito governador da Paraíba neste domingo (30), segundo turno das eleições 2022, com 1.221.904 (52,51%) dos votos.

No primeiro turno das eleições, realizado no dia 2 de outubro, João obteve 863.134 (39,65%) dos votos válidos.

João, que já exerceu os cargos de secretário de Infraestrutura e de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, exerce o mandato de governador da Paraíba deste 2019, quando foi eleito no primeiro turno das eleições de 2018.

Azevêdo é natural de João Pessoa, na Paraíba, engenheiro civil e já foi filiado ao Cidadania. Hoje, ele é membro do Partido Socialista Brasileiro.

O adversário de João, Pedro Cunha Lima (PSDB), obteve 1.104.963 (47,49%) dos votos.

Blog rafaelrag/Paraibaonline

Segundo turno: brasileiros aguardam até quatro horas para votar no exterior

                              Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Assim como aconteceu no primeiro turno, muitos brasileiros encontraram filas longas para votar em várias cidades europeias nas eleições deste domingo (30).

Em Paris, houve pessoas relatando até 4 horas de espera, enquanto em Zurique esse tempo chegou a 3 horas. Lisboa e Milão também são cidades que apresentam filas.

Nas redes sociais, uma brasileira chegou a filmar a aglomeração que se formava em Zurique, na Suíça, e afirmou que, apesar de ter levado 3 horas para votar, a organização estava melhor que a do primeiro turno, quando levou 4 horas na fila.

Em Genebra, o segundo local de votação na Suíça, no entanto, o movimento é mais tranquilo neste domingo.

Em Milão, a fila para votar às 8h30 (horário local, 3h30 no Brasil) dava a volta na quadra do centro de eventos Milano Luiss Hub, onde

aconteceu a votação. Uma eleitora que votou nesse horário esperou 1 hora e 15 minutos para entrar na seção e mais meia hora para votar.

Eleitores de Lula e Bolsonaro cantavam slogans de suas campanhas de preferência, mas não havia discussões nem tumulto.

No primeiro turno, Lisboa, Londres, Paris, Milão e Berlim registraram espera de mais de uma hora. Cidade com maior número de eleitores brasileiros no exterior, a capital portuguesa ainda registrou tumulto entre grupos que apoiam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Nas capitais francesa, britânica e alemã, o tempo de espera chegou a ser de três horas no primeiro turno. Quando o horário de votação se encerrou em Paris, às 17h (12h em Brasília), cerca de 2.000 senhas foram distribuídas pelo consulado brasileiro para dar conta das pessoas que ainda seguiam na fila. Com isso, a votação seguiu até as 19h (14h em Brasília).

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) –

Blog rafaelrag

Principais notícias de alguns jornais brasileiros, neste domingo, 30


- A União: SEGUNDO TURNO
Paraibanos vão às urnas escolher governador e presidente do Brasil
- Folha: Na véspera, Datafolha indica Lula com 52%; Bolsonaro tem 48%
- Jornal do Commercio (PE)
A hora da escolha
- Correio Braziliense
Eleição polarizada define o futuro da democracia
- Tribuna do Norte (RN)
Brasil define seu futuro
- Extra (RJ)
Eu tri amo, Mengão!
- O Estado de S. Paulo
Um Brasil fraturado vai hoje às urnas
- O Dia (RJ)
DONO DA AMÉRICA
Mengão tricampeão da Libertadores
-  Globo: A HORA DO VOTO.
Eleitores tomarão decisão inédita hoje
- Estado de Minas
As duas vias de uma avenida chamada Brasil
- Correio do Povo (RS)
A votação decisiva
- Diário do Nordeste (CE)
Brasil define hoje próximo presidente
- A Tarde (BA)
Baianos vão às urnas com PT à frente nas pesquisas eleitorais




Flamengo vence Athletico Paranaense e conquista sua terceira Libertadores


(Reuters) - Otem, sábado, 29 de outubro, o Flamengo conquistou a terceira Copa Libertadores de sua história neste sábado ao derrotar o Athletico Paranaense por 1 a 0 no estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador. O gol do Flamengo foi marcado por Gabriel Barbosa nos acréscimos da primeira etapa, após boa jogada de Everton Ribeiro pela direita.

Diante de 55 mil torcedores, "Gabigol" foi novamente o herói, como na Libertadores de 2019, quando o Flamengo virou o jogo contra o River Plate com dois gols seus nos minutos finais da partida e voltou a erguer o troféu após 38 anos. "Estamos muito felizes porque nunca é fácil ganhar uma Copa", disse David Luiz à TV local, destacando o feito de ganhar por duas vezes em quatro anos. O Athletico lutou para se recuperar da expulsão de Pedro Henrique aos 43 minutos do primeiro tempo, o que desarmou a estratégia defensiva de Luiz.

Felipe Scolari. "Temos um sentimento de muito orgulho, mostramos caráter nesta final e disciplina tática, mas o jogo foi decidido em detalhes e não alcançamos o objetivo", disse o meio-campista Fernandinho, do Athletico, após a derrota. O Flamengo representará a Conmebol no próximo Mundial de Clubes, que ainda não tem data definida devido à disputa entre novembro e dezembro da Copa do Mundo no Catar.

(Por Ramiro Scandolo, em Buenos Aires).

Blog rafaelrag

Deputado Bosco Júnior e outros alagoagrandenses votando no segundo Turno em Alagoa Grande-PB, neste domingo, 30



Eleições 2022 do segundo Turno, hoje será definido quem será eleito, para governador João ou Pedro e presidente Lula ou Bolsonaro. O deputado Bosco Júnior votará hoje em Alagoa Grande-PB.

O professor Rafael conversou com ele, neste domingo, 30, por volta das 11:40h, na Vila São João. Bosco Júnior comentou sobre o segundo turno em Alagoa Grande, dizendo que está torcendo para que o eleitor saiba escolher o melhor. O professor Rafael deu a sua opinão dizendo que nenhum dos dois merece está na reta final no segundo turno. Ambos canidatos mostraram muito ataques e poucas propostas, tanto no guia eleitoral como nos debates. O povo vai ter escolher o menos ruim.

Esperamos que esta polarização, em que desde o início Lula esteve na frente das pesquisas de opinião, que após o resultado final não haja violência. Indepenente de quem seja eleito, o importante é cada um continuar fazendo a sua parte. A soma das partes faz o todo.


Veja outras imagens do segundo turno em Alagoa Grande, neste domingo, 30.


Escola municipal da Vila São João.



                     Diana, esposa do professor e historiazdor José Avelar.



                 Iranir, esposa do professor Valter Félix da escola estadual  PHB.

                    Fisioterapeuta Manuella, indo votaar na escola municipal Josué.
                             Escola estadual  do ensino fundamental e médio  PHB


Esola municipal Geraldo Costa.



Blog rafaelrag

Deputado Bosco Júnior votando em Alagoa Grande será um dos Destaques do Programa informativo GEMAG apresentado pelo professor Rafael, neste domingo, 30


Entre neste blog todos os domingos,  das 12:30h às 14h, para acompanhar o Programa informativo GEMAG .

Contato 83996151111 professor Rafael ou 83991719637-rádio Peimento FM

O povo brasileiro humilde está sendo enganado. O sistema favorece ao surgimento dos piores candidatos a presidente. Essa polarização proporcionará uma elieção no segundo turno sem um favorito, numa disputa muito acirrada. As pesquisas apontam um empate técnico. 

Lula e Bolsonaro só pensam no poder. No último debate na TV Globo, ambos candidatos não responderam satisfatoriamente as perguntas. Nenhum falou que é preciso mais verba para a educação.

Sendo que um dos dois será eleito, a gente deve torcer para quem for eleito presidente  colocar ministros honestos. Outra coisa, o fundo partidário usando a máquina pública e o povo passando necessidade é uma contradição.

Aliás, os políticos brasileiros têm muita mordomias. Ess legislação precisar mudar.

Em Alagoa Grande-PB continua a segunda gestão do prefeito Sobrinho, mais conhecido por Dr Chibata, sem um titular para a pasta da secretaria de cultura e turismo.

O povo não é bobo maís cultura para o povo.

O polo universitário MRS-UAB de Alagoa Grande-PB está com 12 cursos de graduação sem ter uma emenda de bancada de deputado federal para construir uma biblioteca decente, para os discentes e docentes. Por que nem o prefeito e nem os vereadores se interessam?

Segue algumas do professor Rafael Rodrigues, em frente a casa alugada que mora em Cuité-PB e também na sala de aula da disciplina de Física Geral e Experimental I da UFCG, campus Cuité-PB.

Pauta

- Eleições 2022 do segundo Turno, hoje será definido quem será eleito.  Deputado Bosco Júnior votará hoje em Alagoa Grande-PB.


- Esporte: Flamengo vence pela terceira vez a copa  libertadores da América. Real Madrid FC jogou contra a equipe Athenas de futsal feminino, em Mulungu.
A equipe  Real Madrid Futebol Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande.  O primeiro tempo terminou em empate, tendo o placar de 1x1. A goleira Rosileide jogou descalça.

A equipe  Real Madrid Futebol Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande. A goleira Rosileide jogou descalça. Jogaram também da esquerda para direita Adriana, Marcilene, Magda, Daiane, Raiane e Kassandra. Esta foto foi registrada no final do jogo.

Link com mais informações desse jogo amistoso:




- Padre Bosco, administrador da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem de Alagoa Grande-PB, incentivando as jovens quilombolas para ingressarem em uma universidade federal.

O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité) ao retornar do jogo amistoso do último domingo, entre Real Madrid Futebol Caina e Athenas de Mulungu, ao chegar em Alagoa Grande-PB ele viu o padre Bosco, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na ocasião, eles conversaram com as irmãs jogadoras quilombolas Adriana e Kassandra. Elas foram selecionadas para estudar na UFCG, campus Cuité e desistiram porque conseguiram emprego de babá, sendo o primeiro trabalho. 

Veja o vídeo. 

 

- Educação: sede própria para o polo universitário de Alagoa Grande-PB MRS-UAB.

- Cultural. Secretário de cultura e turismo de Alagoa Grande-PB

- Estudantes universitários quilombolas precisando de ajuda.

- Aniversariantes. O radialista Sátiro Ayeres de Alagoa Grande  hoje, está de idade nova,  parabéns, paz e saúde. 
                       Sátiro Ayres e o deputado Bosco Júnior.

- Informes gerais

Veja o professor Rafael, em frente a sua casa alugada, em Cuité. Ele está divulgando as candidaturas a governador e presidente de João 40 e Lula 13.







Blog rafaelrag