Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Por causa da greve, ano letivo nas universidades deve avançar até o início de 2013

Blog do professor Rafael Rodrigues 

(UFCG, campus Cuité)

greve dos professores das universidades federais já dura 72 dias e aumenta a probabilidade de que o calendário letivo de 2012 tenha que ser estendido até o início de 2013. Na maioria das 57 instituições, a paralisação teve início antes do encerramento do primeiro semestre. Com isso, quando a greve terminar, será necessário concluir as atividades para só então dar início ao segundo semestre de 2012.

O reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo, explica que, quando a greve for encerrada, o calendário deverá ser reorganizado. “O semestre letivo não coincide com o ano fiscal. É provável que a gente entre [com as atividades letivas] em 2013 com a reposição. Mas já vivemos experiências de outras greves em que foi possível organizar isso de modo qualificado”, disse.

A Agência Brasil entrevistou reitores de instituições das cinco regiões do país. Eles descartam a possibilidade de cancelar o semestre e apostam na reposição. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os professores encerraram as atividades antes da paralisação, mas o semestre não foi oficialmente finalizado porque a maioria não lançou as notas no sistema. Como as aulas foram concluídas, o reitor Carlos Alexandre Netto acha que não será necessário comprometer as férias de janeiro com a reposição – isso se a greve não se prolongar por muito tempo.

Além dos professores, os técnicos administrativos das universidades federais estão em greve desde 11 de junho. Em algumas universidades, a paralisação dos servidores também atrapalha o calendário, já que serviços como o lançamento de notas e matrículas podem ficar comprometidos. O governo espera resolver a situação com os professores para depois iniciar a negociação com os técnicos.

“Assim que os professores retornarem, nós vamos tentar corrigir o calendário. Mas, se não for resolvida a questão dos técnicos, nós não temos como começar o semestre seguinte. Nossa expectativa é que haja logo uma negociação também com essa categoria”, disse o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho.

Até segunda-feira (30), professores se reunirão em assembleias para deliberar sobre o fim da greve. Ontem (26), docentes de pelo menos 12 universidades federais já rejeitaram a proposta apresentada pelo governo na terça-feira (24) e mantiveram a paralisação. São elas as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Santa Maria (UFSM), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Espírito Santo (Ufes), de Uberlândia (UFU), de Brasília (UnB), da Paraíba (UFPB), da Bahia (UFBA), de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPel) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os docentes aceitaram a proposta do governo, mas o fim da paralisação ainda depende da aprovação em um plebiscito.

(Agência Brasil)

Justiça Eleitoral barra mais uma candidatura a prefeito na região do Sertão

A Juíza da 37ª Zona Eleitoral de Pombal, Isa Mônia Vanessa Paiva, indeferiu nesta segunda-feira (30), o pedido de registro de candidatura da atual prefeita Yasnaia Polyana (PT).
Isa acatou os pedidos de impugnações de autoria do Ministério Público, através da promotora Lívia Vilanova e da candidata oposicionista Mayene Van (PMDB), onde alegaram que petista estaria disputando a segunda reeleição, por ter assumido o mandato do seu ex-marido, Jairo Feitosa, falecido seis meses antes do final do mandato e ter se reelegido em 2008.
"A circunstância do falecimento ter ocorrido antes dos seis meses do fim do mandato não tem relevância jurídica, já que se equipararia o óbito à desincompatibilização, desnecessária para reeleição e ineficaz para um terceiro mandato no mesmo cargo", Frisou a magistrada.
No Tribunal Superior Eleitoral, a prefeita está inapta e não pode concorrer ao cargo de prefeita nas eleições deste ano.
Pollyana vai recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 Fonte: paraiba.com
Blog rafaelrag 

OPERAÇÃO OÁSIS INICIOU ONTEM E VAI ATÉO DIA 02 DE AGOSTO.

ADENDO DO BLOG RAFAELRAG. NO DOMINGO, 29, DURANTE O PROGRAMA DE NEL SANTOS DA RÁDIO PIEMONTE FM, ÀS 9:30h, EM ENTREVISTA A ROBSON FILHO,  SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE, O CORONEL FIDELIS CONFIRMOU QUE NESTA, QUARTA, 01 DE AGOSTO, O EXÉRCITO BRASILEIRO FORNECERÁ UM SERVIÇO GRÁTIS A COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE,  EMISSÃO DE DOCUMENTOS, CORTE DE CABELOS,  CONTEMPLANDO TAMBÉM CONSULTAS MÉDICAS COM ESPECIALISTAS DE RECIFE-PE, ENTRE OUTROS. ESSAS INFORMAÇÕES  JÁ TINHA SIDO DIVULGADAS PELO SUBTENENTE IRAN E REGISTRADA NESTE BLOG PELO PROFESSOR RAFAEL.


Segue abaixo as fotos registradas pelo PORTAL DO JULIO E O BLOG DO RILDO, que  visitaram a sede do Exército instalada temporairamente no Centro de Treinamento   de Alagoa Grande.  





















O Comando da 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército (7ª RM-7ª DE) está realizando, no período de 30 de julho a 02 de agosto de 2012, a Operação Oásis (Op Oásis). Essa operação, realizada pela primeira vez no Estado da Paraíba, abrange os municípios de Alagoa Grande, Araçagi, Alagoinha, Guarabira, Gurinhém,Itapororoca, Mongeiro e Sapé. Nunca o Exército realizou uma operação deste tamanho no Estado da Paraíba. O Exército tem a finalidade de adestrar as tropas quanto ao planejamento, a preparação e a execução de operações de Garantia da Lei e da Ordem e, em caso de eleição, de Garantia da Votação e Apuração.
Nesta operação, estão sendo empregados as 7ª e 10ª Brigadas de Infantaria Motorizada e o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada. O exercício ainda conta com a participação da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Companhia de Defesa Química, Biológica, Nuclear e Radiológica do Rio de Janeiro e do 2º Batalhão do Exército de São Paulo, totalizando um efetivo de mais de 2,300 militares.
Em complemento as ações operacionais, o exercício também desenvolve atividades cívico-sociais, voltadas para as comunidades locais, tais como atendimento médico-odontológico, corte de cabelo, emissão de documentos, limpeza e reformas de escolas públicas, apresentação da banda de música, entre outras. Nos dias 31 de julho e 1º de agosto ocorrerá o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (CAM) com universitários de Campina Grande (PB) e Olinda (PE).
Para o adestramento da tropa serão simuladas mais de 600 situações - como escolta e proteção de autoridades, operação de busca e apreensão, segurança de pontos sensíveis, entre outras - cenários estes compostos por militares que também atuarão como força adversária, exigindo do efetivo empregado tomadas de decisão nos diversos níveis de comando.
Outras informações:

  • 30/07 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Mongeiro
  • 31/07 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Araçagi
  • 01/08 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Alagoa Grande
  • 01/08 - 8h as 17 h - Ação cívico-social em Alagoinha
Major Benevides
Seção de Comunicação Social da 7ª RM-7ª DE
Major Benevides e Sargento Rivaldo
Sub Tenente Iran e esposa

 Centro de Operações de Alagoa Grande - 7ª Divisão de Exército (7ªDE)
 Mapa dos Municípios envolvidos na Operação
 Painel de toda Operação
 Viatura blindada do Exército
 Helicópteros utilizados nas operações
  Helicóptero utilizado nas operações
 Helicóptero saindo para operação
Viaturas do Exército
BLOG RAFAELRAG
CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

ADVOGADO VANILDO PEREIRA É REELEITO NO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ALAGOA GRANDE

Blog do professor Rafael Rodrigues 

(UFCG, campus Cuité)

Fonte: www.culturadealagoagrande.blogspot.com.br
















Realizou-se no Sábado, dia 21, mais uma eleição para a Diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande.
Concorrendo em chapa única, o advogado Vanildo Pereira mais uma vez, foi aclamado Presidente pela maioria absoluta dos associados. “Dr. Vanildo é uma pessoa que continua detendo todas as qualidades que nosso Sindicato precisa de um gestor: CAPACIDADE, COMPETENCIA e AMOR Á CAUSA; Ninguém mais do que ELE abre tantas portas e carreia tantos benefícios para o Sindicato e muitos deles, também servem diretamente para a comunidade alagoagrandense”. Assim resumiu  WELLINGTON a pessoa de  Vanildo Pereira.
 
Titular de vários mandatos á frente deste importante Sindicato do Municipio de Alagoa Grande, Dr. Vanildo Pereira é um dos mais prestigiado e solicitado articulador de nossa terra. Querido por todos, é também um exímio conciliador. Advogado da FAEPA/PB, Dr. Vanildo é daqueles que define sua alegria de viver afirmando que “DEDICA SUA VIDA APENAS Á UMA ATIVIDADE: SERVIR”.
 
PARABÉNS AO ADVOPGADO VANILDO; Alagoa Grande se sente feliz em ter um filho assim e nós, seus amigos, nos sentimos mais seguros ao vosso lado. Parabéns!
Blog rafaelrag 

Os 15 engodos do PROIFES e a GREVE continua.

Recebi e repasso a análise dos "15 pontos inarredavéis" do PROIFES
feito por Docentes da UFRGS, considerada uma das 7 bases do PROIFES 
(UFG, UBA, UFRGS, UFC, UFMS, UFRN e UFSCar). 

Os 15 engodos do PROIFES-Federação

A lógica da falácia do Proifes: construir uma falsa pauta em cima do 
que o governo apresenta. Tudo foi atendido!  

A diretoria da Adufrgs/Proifes fez em junho uma enquete: “considerando que o governo está 
disposto a negociar, você acha que deveríamos deflagrar uma greve?” Claro que
todos já sabiam de antemão o resultado. 

Algumas semanas mais tarde, no dia 10
de julho, a Assembleia convocada pela Adufrgs, decidiu 
pela deflagração imediata da greve. 

Agora, antes mesmo de saber a segunda proposta do governo, a
carta do Presidente do Proifes já antecipava, 
“aceitaremos”. Após a divulgação
da segunda proposta do governo, sem ouvir suas bases, o Presidente 
fundador do Proifes declara: “considerando que os 15 pontos de pauta foram atendidos”,
aceitaremos a proposta do governo. 

A UFBA (uma das 7 bases do Proifes), em
Assembleia, anunciou o fim do repasse ao Proifes e iniciou 
a campanha “Não em nosso nome!”. 

A Assembleia da UFG (outra base do Proifes) tomou a mesma
decisão, aderindo também à campanha. 

Os professores perceberam como a pauta do
Proifes mudou ao longo do tempo, sem discussão com as bases.
Mas, afinal, quais são os 15 pontos da pauta do Proifes que foram “amplamente
atendidos pelo governo?” 

Vamos mostrar a seguir como se constrói uma pauta de
reivindicações em sintonia com a pauta do governo.


QUESTÕES RELACIONADAS À CARREIRA


1.
Remover as barreiras de progressão na carreira de Ensino Básico, Técnico e
Tecnológico (EBTT). 
O governo aceitou, diz o Proifes!

Falso! As barreiras estão mantidas, como
são hoje. Vangloriam-se de que a CCT (Certificação de 
Conhecimento
Tecnológico), que vai ser instituída “no futuro”, permitirá a progressão dos
professores do EBTT. 

Os documentos anteriores do Proifes apontavam que a CCT
era vaga e que não correspondia à realidade. 
E agora? Continua a CCT sem
definição e jogada para o futuro.  Só a confiança cega no futuro e no 
governo sustenta a mudança de posição do Proifes.

2.
Remover as barreiras de progressão na carreira do Magistério Superior (MS); 
O governo aceitou, diz o Proifes!

Falso! O ANDES-SN tem como pauta a
incorporação do Titular à Carreira. O Proifes era contra! Sempre foi. 
Vejam os
documentos do Proifes anteriores à proposta do Governo. Defendia 16 níveis na
carreira e que o 
cargo de titular se mantivesse como está. Aceitou a mudança
depois que o governo anunciou. Agora, 
graças à greve, temos uma carreira com
início e fim, mas foram mantidas barreiras e uma organização 
“artificial” em
classes. Ainda não sabemos, de fato, como vai ser a progressão/promoção. Um
grupo de 
trabalho (GT), pela proposta do governo, vai decidir (no futuro) sobre
as regras de progressão. 

Foi exatamente a intransigência do governo no GT
anterior, que nos levou à greve. Que garantia tem o 
Proifes de que “as
barreiras” serão removidas? Fé no governo, mais uma vez. 

3.
Eliminar a restrição de vagas para promoção à Classe de Titular; 

Aceitaram, diz o Proifes!

Falso! O Proifes mesmo argumenta: “os
critérios para a promoção serão debatidos no mesmo GT 
descrito acima”. E a fé
no governo não para.


4. 
Manter o cargo isolado de titular, para possibilitar a absorção de professores
qualificados de outras instituições; Aceitaram, diz o Proifes!

Mentira! Essa novidade do governo apareceu
na proposta do dia 24 de julho. Teremos dois ingressos para 
titular, um “por
dentro” e outro “por fora”. O Proifes, como se fosse sua proposta, justifica:
“para possibilitar 
a absorção de professores qualificados de outras
instituições”. Não teriam as instituições, capacidade e 
autonomia, para decidir
onde “enquadrar” na carreira um docente/pesquisador de outra instituição? Isso
nunca 
foi central na discussão. Torna-se agora, para o Proifes, um dos 15
pontos pelos quais vale a pena fazer greve. 
Você teria entrado em greve por
este ponto?

5. 
Estabelecer critérios de transição para os atuais titulares; 
Aceitaram, diz o Proifes!

Engodo! Faltou criatividade na elaboração
dos 15 pontos “inarredáveis” do Proifes. Esse é de novo uma maneira 
de dizer
“estamos de acordo de que no futuro, um GT coordenado pelo governo, discuta um
assunto para o qual 
não temos proposta”.  O Proifes, como não admitia
mudança na classe Titular, não tem propostas sobre o 
reenquadramento.


 Este é
outro ponto utilizado para justificar o GT: “evitar quaisquer prejuízos aos
atuais titulares”.

6.
Publicar imediatamente decreto regulamentando a progressão dos atuais docentes
titulados de D1 para 
D2 e D3, conforme compromisso já assumido pelo governo na
Mesa de Negociação; 
Aceitaram, diz o Proifes.

Falso! O Proifes, como o governo, é
contra a proposta de Carreira Única dos dois sindicatos nacionais (ANDES e 
SINASEFE). Em 2008, o Proifes assinou unilateralmente a proposta de carreira
para o EBTT, onde essa “barreira” 
para progressão foi criada, desconsiderando a
titulação dos docentes. Agora, para “mostrar serviço”, quer reverter a 
situação, através de um decreto específico. No entanto, não há nenhum decreto
concreto publicado ou enviado pelo 
governo. 

É um compromisso do governo,
se houver acordo. No entanto, seria melhor respeitar os professores do
EBTT, que 
querem Carreira Única.

7.
Eliminar todos os entraves à definição autônoma, pelas universidades e
institutos federais, de regras de 
progressão, tais como o estabelecimento de
limites mínimos de horas-aula (12h semanais no MS e índice a ser 
definido pelo
MEC, no caso do EBTT) e de pontuação (setenta por cento do máximo
estabelecido); 
Aceitaram, diz o Proifes!

Falso! Isso será definido no futuro, por
um GT. Nada agora. As 12h feriam a LDB. Grande vitória fazer o governo 
cumprir a Lei! 
E mais: 70% na pontuação é a redação que havia na GED. Uma gratificação
de estímulo à docência. Lembram? O Proifes 
quer discutir isso, em breve, num
GT. Só faltava essa! Precisamos de um GT para isso? Precisamos de um GT para
reafirmar e defender a Autonomia das universidades?

8. 
Corrigir distorções ocorridas quando da criação de professor associado e que
prejudicaram, à época, 
professores mais antigos, ativos e aposentados, com
reenquadramento que resgate sua trajetória histórica; 

Aceitaram, diz o Proifes!


Falso! O reenquadramento proposto é para
ativos. O caso dos aposentados, pela proposta do governo, será discutido 
no futuro, no tal GT. 
A proposta de remuneração com a atual malha salarial
proposta pelo governo e defendida pelo Proifes, coloca os 
professores que se aposentaram como Adjunto (antes da criação da classe de
Associado) 48,14% abaixo do topo. 
A proposta da greve nacional é mudar a
malha salarial. Colocar steps de 5% entre os níveis e reenquadrar pelo
topo, na posição na época da aposentadoria. 

Se o governo não aceita isso numa
greve, vai aceitar num GT? Acordos de gabinete, como o Proifes fez em 2008 com 
a criação da RT, só agravaram as distorções que temos hoje na carreira.


9.
Retirar da proposta temas não relacionados às carreiras, como a retribuição por
projetos, a gratificação 
de preceptoria e outros; 

Aceitaram, diz o Proifes!

Falso! Diz o Proifes: “Foram retiradas
as duas propostas, que serão debatidas em outro espaço negocial”.
Ou seja, num GT, 
novamente, no futuro. 

Se este assunto não é importante para
discutir agora, porque ganharia importância para se tornar um “ponto vitorioso” 
do Proifes e motivo para “encerrar” a greve?

10. Criar
programas de capacitação docente para permitir a titulação de professores das
redes de MS e de 
EBTT e estimular a implantação de programas de pós-graduação
específicos para a realidade e vocação 
dos Institutos Federais; 

Aceitaram, diz o Proifes!

Engano! Será que o MPOG já ouviu falar
no programa de capacitação docente da CAPES? Será que o MPOG sabe 
que quem
cuida da implementação e avaliação de programas de pós-graduação no país é a
CAPES? Tratarão disso, 
mais uma vez, no “famoso” GT.

11.
Corrigir os valores propostos nas tabelas, de forma que nenhum docente tenha
perda do poder 
aquisitivo de seus salários em março de 2015, em relação ao que
recebia em julho de 2010. 
Aceitaram, diz o Proifes!


Mentira! Para começo de conversa, a
inflação projetada com base no ICV/DIEESE (entre julho de 2010 e março de 
2015)
não é de 24, 71% e sim, 35,55%. O Proifes faz a apologia a um suposto “aumento”
afirmando que é o maior 
desde o plano real… 

Todos nós, professores, já fizemos
as contas: com esta proposta do governo não teremos aumento, apenas 
minimizaremos as perdas. 

Além disso, a malha proposta mantém as distorções: os
professores aposentados (como Adjunto) ficam mais 
afastados do topo salarial. 

Também não atende os degraus constantes de 5% como propõe o ANDES-SN, nem mesmo
os degraus 
regulares do Proifes (2,5% entre os níveis e 5% entre as classes)
que constam na Proposta divulgada em maio deste ano. 
Talvez o Proifes tenha
abandonado essa proposta por que lá também constava 25% na passagem para Associado
1 e 0% na passagem para Titular. 

Em síntese, dizer que a proposta do governo
atende a reivindicação do Proifes é uma mentira escancarada! A não ser 
que eles
admitam que um dos pontos de pauta era excluir ainda mais os aposentados. Será?

12.
Antecipar as parcelas a serem implementadas para janeiro de 2013, janeiro de
2014 e janeiro de 2015; 

Aceitaram, diz o Proifes!


Engano! Mais uma vez, faltou
criatividade para inventar este ponto de pauta.  Diga-se de passagem, que
parte do adicional que se concedeu (de 3,9 bi para 4,2 bi) foi exatamente para
adiantar o reajuste e “perfumar” a 
proposta para os mestres com DE. Outra
coisa. O Proifes sempre está preocupado com o impacto financeiro 
para o Governo. Por esta mesma razão, posicionou-se, em julho de 2011, pelo adiamento
da incorporação da 
GEMAS. Aqui não é um caso de fé, mas de adesão completa.

13.
Explicitar as tabelas de 2013 e 2014; 
Aceitaram, diz o Proifes!

Conversa fiada! Isso nem
é ponto de pauta. Faltou imaginação na hora  de inventar este ponto. O governo 
divulgou uma tabela salarial para março de 2015, anunciando verbalmente que 40%
do reajuste seria pago 
em 2013 e mais duas parcelas de 30% em 2014 e 2015. 

O Proifes  transformou isso em ponto de pauta inarredável – saber quando vai
ser  em 2013 e 2014. Ou seja, pedir 
ao governo que explicite mais a sua
proposta. 
Que ousadia do Proifes! Mais surpreendente: o governo aceita
explicitá-la!

 QUSTÕES RELATIVAS À EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, COM QUALIDADE

14. 
Aumentar o quantitativo dos Bancos de Professor Equivalente, tanto para o MS
quanto para o 
EBTT (constituindo, neste último caso, banco específico para as
Universidades); 
Aceitaram, diz o Proifes!


Que mentira! Quem não
sabe do aumento de vagas já aprovado no Congresso? Exatamente para, num
primeiro 
momento, complementar as vagas prometidas para o REUNI. A greve
nacional tem força, mas isso foi aprovado antes. 
Mentir para os colegas é feio.

15. Criar
Grupo de Trabalho, com a presença do PROIFES, para debater as condições de
trabalho e de 
infraestrutura nas Universidades e Institutos Federais, com os
seguintes objetivos: 
a. analisar de forma sistemática as hoje existentes, com
diagnóstico e avaliação crítica do atual quadro; 
b. encontrar soluções para os
problemas existentes, com a implementação de pertinentes políticas. 


Aceitaram, diz o Proifes!

Parabéns ao Proifes. Eles pedem para, num outro momento, num outro cenário, 
discutir os problemas de 
infraestrutura das Universidades e Institutos. Que coragem! E mais uma vez,
surpreendentemente, o governo aceita.


EM RESUMO, 

TODAS as reivindicações do
Proifes (as de
Maio deste ano) NÃO FORAM ACEITAS:

Malha salarial com steps de 2,5% (entre os níveis) e 5% (entre as classes); 
Carreira docente com 16 níveis e separada do Titular; 

Valorização fixa sobre
titulação e regime de trabalho. Nada disso foi aceito. 

No entanto, eles
continuam lutando lado a lado com o governo, contra a incorporação da RT (uma
gratificação 
que continua sendo mais de 60% da nossa remuneração) e contra a
unificação das carreiras dos docentes 
federais. Reivindicações de suas bases.


A direção
do Proifes entrou contrariada nesta greve, sob pena de perder lugar na mesa de
negociação. Agora, para 
sair, inventou os “15 pontos inarredáveis”. 

Mente descaradamente
para tentar convencer da “vitória” do Proifes. 

O pior é que todos os pontos de
vitória estão condicionados ao GT, 
exatamente o mesmo artifício que o governo
usou para não resolver os problemas da Carreira e 
que nos levou à greve
nacional.

 
Blog rafaelrag

segunda-feira, 30 de julho de 2012

É FANTÁSTICO: Prefeitos embolsam R$ 60 milhões com eventos superfaturados em Sonânea, Sapé e Alhandra na Paraíba.

ADENDO DO BLOG RAFAELRAG. O procurador geral do estado da Paraíba, Dr. Oswaldo Trigueiro Neto, informou também que estão em investigação 13 prefeituras da Paraíba e logo em breve todos os prefeitos envolvidos serão denunciados.

O Fantástico exibiu no último domingo, 29,  uma matéria que mostra a manipulação de licitações de shows e eventos no interior da Paraíba com o intuito de embolsar recursos públicos.O negócio e o seguinte: Prefeitos de cidades muito pobres da PB são acusados de promover eventos superfaturados e botar no bolso mais de R$ 60 milhões, que deveriam ser usados pra beneficiar a população.


Muita gente estava envolvida neste esquema milionário de desvio de dinheiro público. Ao todo, 27 pessoas foram presas. A quadrilha agia em 30 cidades paraibanas e também no RN e PE.

O esquema foi desvendado pelo Ministério Público da Paraíba e pela Polícia Federal. O foco da quadrilha era o dinheiro de festas populares, como Carnaval e São João. Os prefeitos envolvidos tinham uma missão: fraudar contratos para que empresas de amigos conseguissem os serviços. Na prática, estas empresas só existiam no papel. O endereço de todas era falso. Segundo o Ministério Público, prefeitos e empresários se uniam para combinar o valor do desvio.

Em Solânea, o filho do prefeito participava diretamente das contratações e negociava uma margem de lucro, que ficava com ele mesmo, segundo os promotores.

Em Sapé, a polícia diz ter encontrado provas de que o pagamento para as empresas de eventos ficava com o próprio prefeito.

“O pagamento era feito ao empresário, mas o empresário imediatamente remetia esse cheque ao prefeito”, diz o procurador-geral de Justiça da Paraíba.

A primeira dama de Sapé também lucrou com a festa de São João deste ano. Segundo os promotores, era ela quem vendia os camarotes montados em uma praça, em local publico. Só que o dinheiro nunca foi parar na prefeitura. Foi direto para o bolso dela.

Em Alhandra, o patrimônio do prefeito chamou a atenção da polícia. Renato Mendes declara possuir R$ 189 mil em bens. Mas as investigações mostram que ele tem carros importados e uma casa avaliada em R$ 1,5 milhão em um condomínio de luxo de João Pessoa, capital paraibana.

De acordo com as investigações, Renato também emprestava um cartão da prefeitura a uma amiga, ela tinha liberdade pra gastar o quanto quisesse. Os bens de todos os prefeitos envolvidos estão bloqueados pela Justiça. O esquema funcionava havia pelos menos quatro anos. Quanto mais a quadrilha atuava, mais festas aconteciam.

alugado. “É um quartinho, mas é grandinho. Tem três repartições, tem um banheiro, tem um murinho, tem tudo. Isso aí ele pagou R$ 80 por mês”, afirmou o dono do local, Antonio Miguel da Silva.

Todos os investigados ganharam o direito de responder em liberdade. O Fantástico procurou os prefeitos acusados. O único que nos atendeu foi João Clemente Neto, de Sapé, que segundo a polícia, ficava com os cheques que deveriam ir para as empresas de eventos.

O Ministério Público Estadual pediu o afastamento dos três prefeitos, o que ainda não foi julgado. Até o fim do processo, eles não receberão repasses do governo federal, o Ministério do Turismo, que financiou parte das festas das cidades investigadas, disse que novos recursos estão suspensos. Além disso, os prefeitos podem ser obrigados a devolver o dinheiro que, segundo a investigação, foi desviado. “A lei diz que são criminosos, e, assim, eles devem ser confrontados”, avalia o superintendente da Polícia Federal da Paraíba.


PARA VER A MATÉRIA EM VÍDEO CLIQUE AQUI
Blogs rafaelrag  e cbmsousa.com

Brasileiros trabalham para tornar tecnologia nuclear mais segura

Blog do Professor Rafael Rodrigues
(UFCG, campus Cuité)
Melhorias na saúde, preservação do meio ambiente e produção de energia elétrica são os pontos positivos de uma área da Física que ainda provoca temor em boa parte da população
angra1Radiação e radioatividade tornaram-se palavras malignas em nossa sociedade. Analfabetismo científico, sensacionalismo em coberturas jornalísticas de acidentes nucleares, além de mutantes e outros exageros inventados pela ficção científica contribuíram para criar uma visão apocalíptica da Física Nuclear.

A energia nuclear é controversa desde o seu início. Chernobyl e Fukushima são exemplos de como a radioatividade pode ser perigosa. Até o Brasil, em proporções bem menores, já teve seu acidente nuclear. Foi em 1987, quando a curiosidade e ignorância de dois catadores de lixo expôs centenas de pessoas à radiação emitida por uma única cápsula que continha césio-137, encontrada numa máquina de radioterapia de um instituto médico desativado.
No entanto, se utilizada de forma controlada, segura e para fins pacíficos, a Física Nuclear torna-se benéfica e muito importante em nosso cotidiano.

Atualmente, 30% da energia consumida no estado do Rio de Janeiro é gerado pelas usinas nucleares Angra 1 e 2. Com a instalação de Angra 3, espera-se que esse valor alcance 60% do consumo. Comparada com outras usinas de energia térmica, o custo do combustível nuclear em relação à quantidade de energia gerada é quatro vezes mais barato que o carvão ou o gás. Outras vantagens é a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e menor impacto ambiental, em comparação com as usinas hidrelétricas.

Em hospitais, os raios X, traçadores radioativos em diagnósticos e a radioterapia para a cura do câncer têm salvado vidas há décadas.

Já na área experimental, físicos brasileiros já dispõem de aceleradores de partículas em nosso território para estudos sobre a natureza do átomo. Com a presença de nosso país na IUPAP (International Union of Pure and Applied Physics), o Brasil passa a contribuir também internacionalmente para desmistificar e criar novas aplicações para a Física Nuclear. E principalmente, torná-la mais segura.

“Com a minha participação na IUPAP, posso defender a posição de nosso país, que mesmo não tendo grandes instalações, nem muitos recursos, possui material humano valioso", afirma Alinka Lepine-Szily, um dos membros da C12 (Comissão sobre Física Nuclear) da IUPAP.

Brasil na IUPAP

Alinka, eleita em 2011 por unanimidade, é a única representante da América Latina na C12. Além da visibilidade brasileira na comissão, ela também participa do grupo de trabalho da IUPAP chamado de WG9 (Working Group 9), desde 2005. O grupo tem a finalidade de debater as questões da Física Nuclear para as próximas décadas e fazer um levantamento das instalações experimentais existentes ao redor do mundo. Com esse estudo, busca-se projetar novos instrumentos para serem utilizados em trabalhos de cooperação internacional.

A brasileira defende que nossos físicos não podem transformar-se em fornecedores de mão de obra barata para as grandes colaborações internacionais. Segundo Alinka, devemos manter nossas instalações locais, como é o caso do acelerador de partículas Pelletron, e o RIBRAS, um equipamento único no Hemisfério Sul, utilizado para produzir feixes de íons. Ambos estão instalados no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, na capital paulista. Instrumentos como esses são essenciais para a formação dos futuros físicos nucleares, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento da ciência, mesmo localmente, acredita.

Com o apoio da WG9, foi fundada em 2010 a ALAFNA - Associação Latina Americana de Física Nuclear e Aplicações, durante o Simpósio Latino Americano de Física Nuclear, em 2010, em Santiago de Chile.

A ALAFNA pretende contribuir para a educação da comunidade científica e do público em geral. Além disso, a associação pretende fortalecer vínculos entre as comunidades latinas americanas para realizarem pesquisa em física nuclear e suas aplicações em problemas mais urgentes nas áreas de saúde, meio ambiente e energia.

Alinka Lepine-Szily é um dos 11 brasileiros escolhidos como membros de comissões da IUPAP. Confira abaixo a lista completa dos eleitos, em Assembleia Geral realizada no ano passado.

Vanderlei Salvador Bagnato
C2 - Comissão sobre Símbolos, Unidades, Nomenclatura, Massas Atômicas e Constantes Fundamentais

Ronald Cintra Shellard
C4 - Comissão sobre Raios Cósmicos

Rita Maria Cunha de Almeida
C6 - Comissão sobre Física Biológica

Belita Koiller
C8 - Comissão sobre Semicondutores

Sergio Ferraz Novaes
C11 - Comissão sobre Partículas e Campos

Alinka Lepine-Szily
C12 - Comissão sobre Física Nuclear

Paulo Murilo de Castro Oliveira
C13 - Comissão sobre Desenvolvimento da Física

Roberto Nardi
C14 - Comissão sobre Educação na Física

Ricardo Magnus Osorio Galvão
C16 - Comissão sobre Física de Plasma

Sérgio Carlos Zilio
C17 - Comissão sobre Eletrônica Quântica

Ronald Dickman
C20 - Comissão sobre Física Computacional

BLOG RAFAELRAG
CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

Botafogo vence o Figueirense e respira no Brasileiro após quatro jogos de jejum



Por Rafael Max do reporter.com

Wagner Meier/AGIF
Seedorf e Andrezinho comemoram o gol da vitória do Botafogo

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Após uma série de quatro jogos, finalmente o Botafogo voltou a vencer. Neste sábado (28), o alvinegro passou pelo Figueirense por 1 a 0, no Engenhão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Andrezinho fez o gol da vitória.
Com essa vitória, o Botafogo sobe para vinte pontos e aparece na sexta posição, seguindo na briga por uma vaga na Taça Libertadores da América. O Figueirense é o lanterna. com oito pontos.
No próximo sábado (4/08), o Botafogo terá pela frente o Atlético-GO. No mesmo dia, o Figueirense pega a Portuguesa.
A partida
O Figueirense deu um sufoco no Botafogo durante os momentos iniciais de partida. Aos quatro, Aloísio mandou um forte chute para a defesa do goleiro Jefferson. O mesmo jogador reapareceu aos 12, quando invadiu a área e quase marcou, mas o guarda-redes alvinegro não deixou a bola entrar.
Já o Botafogo não conseguia se encontrar no ataque. As esperanças vinham nas bolas paradas e o holandês Seedorf comandava as jogadas, mas a equipe pecava bastante na hora das conclusões.
O decorrer da segunda etapa foi repleta de faltas e as duas equipes não criavam mais jogadas para o ataque. O Figueirense tentava ficar em vantagem ao buscar manter a bola no campo de ataque.
Aos 41, o Botafogo ganhou outra chance de marcar quando Seedorf cruzou para Rafael Marques, que não aproveitou a jogada e furou o lance. Um minuto depois, Elkeson conseguiu mandar uma bola na trave.
O alvinegro voltou para o segundo tempo com uma alteração. Oswaldo de Oliveira tirou Rafael Marques e colocou Vitor Júnior em campo.
A partida seguiu em muita movimentação e o melhor lance veio aos 15, quando o Botafogo conseguiu abrir o placar. Andrezinho chutou rasteiro e a bola bateu em um defensor antes de invadir o gol.
O Botafogo se animou e passou a ir mais ao ataque. Aos 26, Seedorf tentou de longe e a bola passou por cima do gol.
As duas equipes ficaram com dez jogadores no decorrer da segunda etapa. Pablo deu carrinho em Elkeson e levou o vermelho no lado do Figueirense. Já o Botafogo ficou sem Vitor Júnior, que colocou a mão na bola após jogada de ataque de Márcio Azevedo.
A segunda alteração do alvinegro veio aos 37 minutos. Saiu Fellype Gabriel e entrou Jadson no meio de campo do Botafogo.
O Botafogo manteve as investidas para a área, apostando nos cruzamentos, principalmente com Márcio Azevedo, mas nos minutos finais o Figueirense voltou a crescer. Aloísio invadiu a área aos 44, mas o goleiro Jefferson evitou o gol de empate.
Aos 46, o Botafogo ficou perto outra vez de ampliar. Seedorf mandou um forte chute que foi rebatido pelo goleiro. O holandês deixou o campo em seguida, dando lugar a Rodrigo Dantas.
O Figueirense se manteve no campo de ataque, enquanto o Botafogo buscava se segurar defensivamente. Sendo assim, a vitória foi garantida pelo alvinegro carioca.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 FIGUEIRENSE

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Altemir Haussmann (Fifa-RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos: Lucas, Vitor Júnior (BOT); Pablo, Ronny (FIG)
Cartões vermelhos: Pablo (FIG); Vitor Júnior (BOT)
Gol: Andrezinho (BOT)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato, Fellype Gabriel (Jadson), Seedorf (Rodrigo Dantas) e Andrezinho; Elkeson e Rafael Marques (Vitor Júnior). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
FIGUEIRENSE: Ricardo; Pablo, Anderson Conceição, Fred e Guilherme Santos; Jackson, Túlio, Doriva (Pittoni) e Almir (Guilherme Lazaroni); Ronny (Deretti) e Aloísio. Técnico: Hélio dos Anjos.


O São Paulo goleia o Flamengo na volta de Rogério Ceni. Pela Terceirona, Salgueiro aplica 6 a 2 sobre o Luverdense e entra no G-4 do Grupo A



Campeonato Brasileiro Série C 2012 (Primeira Fase - 5ª rodada)
Campeonato Brasileiro Série D 2012 (Primeira Fase - 6ª rodada)
Blog rafaelrag

domingo, 29 de julho de 2012

Inscrições para Vestibular 2013 da UEPB começam nesta segunda, 30

Blog do Professor Rafael Rodrigues
(UFCG, campus Cuité)
Nesta segunda-feira (30), serão iniciadas as inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este ano estão sendo oferecidas 2.856 vagas, sendo 50% das vagas destinadas ao sistema de cotas de inclusão, que envolvem alunos oriundos da rede pública de ensino, e as outras 50% para o sistema de cota universal. A inscrição poderá ser feita pela internet e custará R$ 90. As inscrições vão ocorrer até o dia 15 de agosto e os estudantes vão ter 41 cursos de graduação entre as opções.
Além das vagas destinadas ao processo seletivo tradicional da instituição, também estão sendo ofertadas 2.856 vagas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes serão analisados mediante a prova do Enem. “Este ano decidimos aumentar em 50% o número de vagas destinadas ao Sisu”, afirmou a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Ana Alice Sobreira.
A presidente da Comvest disse que a expectativa é o número de inscritos seja semelhante ao de 2011, quando se inscreveram 31 mil candidatos. No dia 18 de agosto, após o fim das inscrições, será preparado pela Comvest o esquema operacional para que o vestiular seja realizado sem qualquer imprevisto.
Para se inscrever no vestibular, o candidato deve acessar o site da Comvest, 

http://comvest.uepb.edu.br/concursos/vestibulares/vest2013/Vest2013.htm
para preencher o formulário eletrônico e imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90, que poderá ser quitado até o dia 17 de agosto. As provas do processo seletivo serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8h às 13h. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013.
No ato da inscrição, o candidato optará por apenas um curso de graduação no seu respectivo turno e uma língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final do preenchimento de todos os campos obrigatórios, o sistema emitirá o número do protocolo de inscrição.
G1 PB

Blog rafaelrag

ANTÔNIO BARBEIRO DE ALAGOA GRANDE ESTÁ COM UMA GELADEIRA PARA VENDER



Ao visitar Antônio barbeiro de Alagoa Grande-PB  fiquei sabendo que ele está com uma geladeira para vender. Quem estiver interessado deve ligar para o número do celular dele  99324499-tim e, inclusive, para agendar o seu corte de cabelo.  A geladeira da foto abaixo ele já vendeu e agora está vendendo uma geladeira branca.
                                              Professor Rafael e seu filho Renan.
Blog rafaelrag