Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

O POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL MANUEL RODRIGUES DA SILVA RECEBERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA,28, A VISITA DO CONSULTOR DA DED/CAPES.



O polo da UAB Manuel Rodrigues está funcionando temporariamente em parte do CAIC e, no próximo ano, terá novas instalações que poderá ser na Creche do CAIC. Há outras possibilidades para serem analisadas pelo prefeito Júnior, afirmou o prof. Marcus Alves Pedrosa,  secretário de educação.

UAB: consultor do MEC visita nessa segunda-feira os polos de Araruna e Alagoa Grande

Estamos alertando aos secretários de Educação dos municípios sede da UAB que a avaliação é criteriosa e transparente, cujos relatórios dos respectivos polos serão baseados no que foi previamente combinado nos termos de compromissos dos mantenedores dos polos, informou o Prof. Rafael Rodrigues (UFCG-Campus Cuité e um dos incentivadores da UAB na PB). Segue abaixo o roteiro atualizado referente às visitas aos 10 polos da Paraíba.

 Para ver a matéria completa Clique em




       POLO  DIA DA SEMANA     HORA

ARARUNA2ª feira9h30        ÀS12h00

ALAGOA GRANDE2ª feira14h1017h00

CAMPINA GRANDE3ª feira08h4012h00

CABACEIRAS3ª feira14h0016h30 

LIVRAMENTO4ª feira09h3012h30

TAPEROÁ4ª feira14h0016h30 

SÃO BENTO5ª feira08h5012h00

POMBAL5ª feira14h2017h00

COREMAS6ª feira07h4010h00

ITAPORANGA6ª feira11h1013h00





CURSO DE LICENCIATURA FORMA O PROFESSOR PARA ATUAR EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Cresce a procura por cursos presenciais de licenciatura


No percurso da década 2000-2010, as matrículas em cursos de licenciaturas presenciais tiveram um crescimento expressivo entre os anos de 2003 e 2008, quando passaram da casa de um milhão de ingressos, segundo dados do censo da educação superior coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Em 2000, o censo registrou 836,1 mil matrículas e, em 2003, esse número alcançou 1,1 milhão. O pico do crescimento aconteceu em 2005, com 1,2 milhão de ingressos na modalidade. Nos anos seguintes, o censo mostra um decréscimo lento, mostrando o ano de 2010 com 928,7 mil ingressos nas licenciaturas em todo o país.

Entre as cinco regiões, o maior crescimento ocorre no Norte, com quase o dobro das matrículas no período de dez anos. Nessa região, o censo registra 50,5 mil matrículas em 2000 e 97,5 mil em 2010. O Nordeste também apresenta crescimento expressivo na década, passando de 177,8 mil matrículas em 2000 para 237,4 mil em 2010.

O oposto acontece na região Sul. Das 164,6 mil matrículas realizadas em 2000, a região sofre queda para 131,5 mil em 2010. Apenas o Paraná apresenta crescimento no final da década – de 55,7 mil matrículas (em 2000) para 56,8 mil (2010). O Rio Grande do Sul é o estado com maior redução de matrículas no período, passando de 73,2 mil (em 2000) para 51,8 mil (2010).

Em 2010, o estado campeão em número de matrículas em licenciaturas presenciais foi São Paulo, com 194 mil ingressos. Considerando o mapa das regiões, o Paraná é destaque no Sul, com 56,8 mil; a Bahia, no Nordeste (48,2 mil); Goiás, no Centro-Oeste (32,6 mil), e o Pará, no Norte (30,2 mil).
(MEC)

DISSERTAÇÃO SOBRE TELEPORTE QUÂNTICO, REALIZADA NA SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO, POR ANTONILDO DA UFCG. BANCA EXAMINADORA: PROFESSORES DOUTORES AÉRCIO, ELÁDIO E RAFAEL.

NA  SEXTA-FEIRA, 25, FOI DEFENDIDA A DÉCIMA SEGUNDA DISSERTAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA DESSE ANO, NA UNIDADE ACADÊMICA DE FÍSICA DO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UFCG.

Os computadores do futuro se parecerão com aquela xícara de café que hoje esquecemos ao lados dos teclados. Isaac Chuang (1998).

Com a defesa da dissertação do mestrando Antonildo, a Unidade Acadêmica de Física do Centro de Ciência e Tecnologia chegou em média a uma por mês. A dissertação versou sobre a utilização do Teleporte Quântico na Computação Tolerante a Falhas. Este tema foi proposto pelo orientador. O teleporte quântico é uma técnica fundamental na área de informação quântica segura com aplicação, por exemplo, em Criptografia. Nesta dissertação foi proposto  um esquema que generaliza o teleporte quântico com dois qubits para construir uma porta quântica (CNOT) tolerante a falhas.  Esta generalização é baseada em estados quânticos que gera o espaço de Hilbert d-dimensional, os quais são denominados de qudits.
No esquema investigado foi considerado um canal de comunicação entre o receptor e o transmissor, mostrado várias figuras e detalhes técnicos, para uma melhor compreensão de futuros leitores que se interessar pelo estudo de computação quântica e informação quântica.
 
Dissertação de Mestrado
Candidato: Antonildo Santos Pereira
Título: Portas Quânticas Tolerantes a Falhas
Data: 25.11.2011
Local: Iquanta-Bloco CZA, Auditório - 15:00h

Banca Examinadora

 Aércio F. de Lima (UFCG-Presidente)
 Eládio Góes Brennand (externo-UFPB)
Rafael de Lima Rodrigues (UFCG-Examinador interno)
José Suassuna Filho (suplente)



                     Gonzales, primo de Antonildo, Igor, Antonildo, Eriverton e Paulo
Prof. Rafael, Antomnildo, Gonzales, Igor e prof. Miguel.

                 Entrada do IQUANTA, na UFCG, campus Campina Grande-PB.

No dia 16 de dezembro será a defesa de dissertação de mestrado de Eriverton da Silva Rodrigues, às 10h, no IQUANTA. A banca examinadora será composta por: Aércio de Lima Ferreira (orientador), Rafael de Lima Rodrigues (co-orientador) e Ronaldo Thibes (examinador externo-UESB)                                 























































sábado, 26 de novembro de 2011

ENCERRA NESSE DOMINGO, 27, A APRESENTAÇÃO DE MINI-MÍDIA DIGITAIS EM ALAGOA GRANDE.

Confira detalhes da proposta do 1º Festival de Mini Mídias Digitais Mercicleide Ramos em Alagoa Grande.
O cine clube Alagoa Grande foi criado no ano de 2010 logo após o termino do curso do projeto Paraíba cine senhor, Projeto esse voltado para o audiovisual. O cine clube Alagoa Grande é formado por jovens do município de Alagoa Grande com o objetivo de divulgar o audiovisual brasileiro focando a cinematografia paraibana, oferecendo a oportunidade à sociedade Alagoa-grandense o poder de prestigiar obras audiovisuais nacionais.

O cine em apenas um ano realizou mais de 80 sessões e com o publico em média por sessão de 50 pessoas. Mais de 3.500 pessoas já passaram pelo cine clube Alagoa Grande. Mais de 100 filmes brasileiros com sessões abertas para debate, o cine vem inovar esse ano com o 1º festival de mini mídias Mercicleide Ramos.

Objetivos

O 1º Festival de Mini mídias Mercicleide Ramos tem por meta incentivar a produção independente em novas mídias, conscientizando a importância do registrar, valorizando ainda mais o audiovisual nacional em nosso município. E muito importante à realização desse festival para a nossa querida Alagoa Grande, resgatando e renascendo das cinzas como a Fênix o cinema em nossa cidade, que ressurgiu com força total levando a chance para os jovens do município de estudarem o cinema, de conhecer e valorizar o cinema regional e nacional.

Objetivos – gerais

• Realizar festival de curta-metragem durante 5 (cinco) dias na cidade de Alagoa Grande, com foco no publico adolescente.

Objetivos – específicos

• Realizar mostra de filmes produzidos em mídias digitais (celular, comera digital, webcam, etc.).

• Realizar oficinas com grandes nomes do audiovisual da Paraíba enfatizando as produções independentes em mídias digitais.

• Realizar palestras com produtos de audiovisual paraibano.

Justificativa

O festival é um projeto pioneiro na Paraíba, o 3º no nordeste e o 6º no Brasil, essa ideia inovadora traz para Alagoa Grande a oportunidade de mais uma vez fazer história na Paraíba. Esse projeto surgiu logo após o termino do projeto paraíba cine senhor, com a finalidade de incentivar produções independentes em novas mídias conscientizando a importância do registrar, valorizando assim o audiovisual em nosso município.

A realização deste projeto para Alagoa Grande é muito importante para nós Alagoagrandeses fazer ressurgir o cinema em nossa cidade, levando o audiovisual para a sociedade no nosso município trazendo para a juventude local o despertar para a 7ª arte, estudar, conhecer, valorizar o cinema regional.

CRONOGRAMA
De 23 a 27 de Novembro de 2011


Por Marilene karla Juvino, divulgado em 14 de setembro de 2011, em www.focandoanoticia.com.br

POLO DA UAB NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE JÁ FOI AVALIADO EM SETEMBRO DESSE ANO, SEGUE ABAIXO A MATÉRIA COM A OPINIÃO DA PROFESSORA ELIANE DE PAULA, COORDENADORA DE INFRAESTRUTURA DE POLOS.

Cumprindo o termo de compromisso assinado pelo Prefeito Municipal de Marcelino Vieira, José Ferrari de Oliveira, a Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES realizou uma visita a sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira com o objetivo de verificar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e, principalmente, vistoriar o andamento das obras da nova sede do Polo UAB de Marcelino Vieira

Todo o monitoramento foi realizado pela professora Eliane Cristina de Paula, Coordenadora de Infraestrutura de Polos, que veio acompanhada da professora Célia Maria de Araujo, Coordenadora UAB da Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Na visita foi realizada uma reunião com o Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, onde contou com a participação do assessor do gabinete do prefeito municipal, José Jilsemar, a jornalista. Ivanúcia Lopes e o secretário de obras do município o Sr. Aluzio de Souza. Na reunião ficou acordado que a inauguração da nova sede do Polo UAB de Marcelino Vieira ocorrerá dentro das festividades alusivas à emancipação política do município - 24 de novembro - e que a oferta de cursos para o Polo de Marcelino Vieira seria autorizada pela UAB/CAPES/MEC.

Segunda a professora Eliane de Paula, é perceptível os esforços que estão sendo feitos pelo mantenedor do polo e que a nova sede dará mais identidade ao polo, mais conforto aos alunos e acesso as melhores ambientes  acadêmicos. Para o professor Romualdo Carneiro, a visita de monitoramento da CAPES é positiva, uma vez que, vem a comprovar que os recursos que são fomentados para a educação a distância no Polo de Marcelino Vieira estão sendo empregados, com vistas para melhor receber o alunado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte; e que a Prefeitura Municipal vem, dentro de seus limites, atendendo os compromissos exigidos pelo Ministério da Educação. 


com informações do Polo UAB/MV 
Veja as fotos em

CUIDADO PARA NÃO SER ENGANADO POR CURSINHO PICARETA, TEM UM EM CAMPINA GRANDE QUE DEPOIS DE RECEBER O PAGAMENTO (R$600), APÓS 3 SEMANAS DE AULA SUMIU COM O DINHEIRO DOS ESTUDANTES.

POR QUE A EXISGÊNCIA DE CURSO DE INFORMÁTICA NO CONCURSO DA UEPB?
Concurseiros reclamam de exigência de curso de Informática
Muitos interessados em fazer as provas do concurso público da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para o cargo de técnico administrativo, no nível de ensino médio, estão insatisfeitos com a exigência do curso de Informática.
“Hoje em dia grande parte das pessoas já têm conhecimento de Informática, devido ao acesso diário ao computador, o que torna a gente capacitado a manusear as principais funções, mesmo sem ter tido aulas para isso”, disse a jornalista Isabela Zacarias, 29 anos, que vai se submeter ao processo seletivo.
Além disso, outro fator que tem preocupado os candidatos é a questão financeira, já que alguns cursos chegam a custar até R$ 699, em Campina Grande.
De acordo com as informações do edital, o candidato deve ter o curso de Informática, totalizando no mínimo 80 horas aula.
Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos da UEPB, Sandy Gonzaga, a exigência é necessária porque evita que a instituição absorva profissionais que não tenham habilidade neste setor, que é fundamental para o exercício das funções.
http://jornaldaparaiba

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VISTORIA DO MEC AOS POLOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) NO NORDESTE.

CURSOS DA UFPB, NA PARAÍBA: ARARUNA E ALAGOA GRANDE SERÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 28.

 Visitas de Monitoramento aos Polos da UAB

A Coordenadora Geral de Infraestrutura de Polos e Núcleos – CGIP, Eliane Paula, enviou um comunicado recente para todos os polos Paraibanos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com cursos da UFPB, comunicando que a Diretoria de Educação a Distância (DED) estará no mês de novembro e dezembro realizando visitas de monitoramento aos polos do Sistema UAB e precisará do apoio logístico da UFPB, disponibilizando um carro para o deslocamento nos dias em que o consultor da DED/Capes estará realizando o monitoramento.

A coordenadora geral da UAB no âmbito da UFPB é a professora Renata Patricia Lima G. M. Pinto (renata@de.ufpb.br), que assumiu os trabalhos de coordenação no início desse ano, substituindo o Prof. Lucídio Cabral, que fez um excelente trabalho na frente da coordenação e saiu para fazer um estágio de pesquisa de pós-doutorado.

 Estamos alertando aos secretários de Educação dos municípios sede da UAB que a avaliação é criteriosa e transparente, cujos relatórios dos respectivos polos serão baseados no que foi previamente combinado nos termos de compromissos dos mantenedores dos polos, informou o Prof. Rafael Rodrigues (UFCG-Campus Cuité e um dos incentivadores da UAB na PB). Segue abaixo o roteiro atualizado referente às visitas aos 10 polos da Paraíba.

O processo de monitoramento in loco será realizado por um
Analista da Diretoria de Educação a Distância-DED/CAPES, no período de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em polos do estado da Paraíba: Araruna, Alagoa Grande, Campina Grande, Cabaceiras, Livramento, Taperuá, São Bento, Pombal, Coremas e Itaporanga.

A visita de monitoramento in loco tem por objetivo:

 1.  Verificar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e
tecnológicos do polo e se o mesmo oferece condições adequadas, atendendo ao Referencial de Qualidade para Educação Superior a Distância do MEC;
 2.  Informar aos mantenedores e coordenadores de polos sobre o modelo exigido para seu funcionamento;


Abaixo seguem os endereços dos polos a serem visitados, nome do Consultor que realizará as visitas e o roteiro.


 1.  Araruna/PB - dia 28/11/2011
 Logradouro: RUA PADRE TARJINO SOBRINHO. Nº: 22
Bairro: CENTRO
Complemento: polo presencial araruna/pb
CEP: 58233000
Município: ARARUNA-PB
Telefone:(83) 3373-1010 r23 Celular:(83) 9137-2092

 2.  Alagoa Grande/PB - dia 28/11/2011
Logradouro: Rua Francisco Carlos da Silva.
Bairro: Conjunto CEHAP I
Complemento: CAIC
CEP: 58388000
Município: ALAGOA GRANDE-PB
Telefone:(83) 3273-1299 Telefone alter.:(83) 3273-2006 Celular:(83) 9183-8699
Fax:(83) 9955-3930

 3.  Campina Grande/PB - dia 29/11/2011
            Logradouro: Rua Joaquim Pereira do Santos. Nº: 185
Bairro: Bairro universistário
CEP: 58429560
Município: CAMPINA GRANDE-PB
Telefone:(83) 3333-3831 Telefone alter.:(83) 3315-3300 r3431 Celular:(83) 9927-9402
Fax:(83) 3315-3398

 4.  Cabaceiras/PB - dia 29/11/2011
Logradouro: Rua Manoel Martins Pereira de Barros. Nº: S/N
Bairro: Centro
CEP: 58480000
Município: CABACEIRAS-PB
Telefone:(83) 3356-1165 Fax:(83) 3356-1165

 5.  Livramento/PB - dia 30/11/2011
            Logradouro: RUA ARNALDO GUILHERME DOS SANTOS. Nº: S/N
Bairro: SANTO ANTONIO
Complemento: PRÉDIO
CEP: 58690000
Município: LIVRAMENTO-PB
Telefone:(83) 3477-1263 Fax:(83) 3477-1263
alter.:gloria_nunes_@hotmail.com<mailto:gloria_nunes_@hotmail.com>

 6.  Taperuá/PB - dia 30/11/2011
            Logradouro: Rua Coronel Dorgival Vilar Filho. Nº: 287
Bairro: Alto da Conceição
Complemento: Prédio
CEP: 58680000
Município: TAPEROA-PB
Telefone alter.:(83) 3463-2264 Celular:(83) 8712-7735
Observação: A ampliação do Edifício Sede foi custeado através do Pré Projeto de Intervenção com o término das atividades previstas para o mês de outubro de 2011. O telefone alternativo é um orelhão da Telemar instalado no interior do Edifício Sede.
O celular é do Coordenador do Polo Vamberto Flávio Teófilo de Oliveira.

 7.  São Bento/PB - dia 01/12/2011
      Logradouro: Rua Francisco de Paula Saldanha. Nº: 219
Bairro: Centro
CEP: 58865000
Município: SAO BENTO-PB
Telefone:(83) 3444-2869 Celular:(83) 9981-6305 Fax:(83) 3444-2869

 8.  Pombal/PB - dia 01/12/2011
      Logradouro: RUA MANOEL PIRES DE SOUSA.
Bairro: CENTRO
Complemento:
CEP: 58840000
Município: POMBAL-PB

 9.  Coremas/PB - dia 02/12/2011
       Logradouro: Rua Capitão Antônio Leite, . Nº: 83
Bairro: centro
CEP: 00000000
Município: COREMAS-PB
Telefone:(83) 9914-5132 Celular:(83) 9914-5132

 10.  Itaporanga/PB - dia 02/12/2011
        Logradouro: Avenida Padre Lourenço. Nº: 328
Bairro: Centro
CEP: 58780000
Município: ITAPORANGA-PB
Telefone:(83) 3451-3558 Celular:(83) 9962-2303
Observação: O Polo não tem celular institucional, foi indicado o telefone da
Coordenadora do Polo.

O consultor que irá monitorar os polos acima citados é:
      Frederico Batista Nepomuceno
             Contato: (61) 2022-6434        E-mail: fredericon@capes.gov.br