sexta-feira, 5 de junho de 2020

Proprietária do Restaurante quilombola Rita de Chicó, em tempo de Pandemia, da COVID-19. Hoje é o dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho

Veja um vídeo com a quilombola Ednalva Rita, presidente da associação quilombola de Caiana dos Crioulos, cantando com sua filha e o esposo Abdo, no restaurante quilombola Rita de Chicó, em Alagoa Grande, nesse tempo de pandemia do novo Coronavírus. Ela disse que sofreu muito com o preconceito e racismo, principalmente na época em que estudava no ensino médio, em escolas estaduais, no centro da cidade de Alagoa Grande, distante 14km do Quilombo Caiana dos Crioulos.

Hoje, 5 de Junho, é o dia Mundial do Meio Ambiente, um dos temas, que será destaquee no programa informativo GEMAG, nesta sexta-feira, 5, das 12h às 13:30h, na rádio PeimonteFM.

Veja o vídeo com a família de Ednalva, em quarentena em Caiana dos Crioulos.

 

Veja Três Matérias relacionadas.

Professor Rafael e a professora Dourinha e Ednalva Rita.
 
A professora quilombola Maria das Dores(conhecida por Dourinha e Neide), professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) e a agente de saúde quilombola Elza participam de uma  palhinha sobre o potencial de Atletas quilombolas de Caiana dos Crioulos, no Restaurante Rita de Chicó de Alagoa Grande-PB. A proprietária do restaurante Rita de Chicó  é a quilombola Ednalva Rita,  ex-atleta de atletismo e presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos. Ela disse que sente saudades da época em que competiu com sua amiga Pretinha, que se destacou nas corridas de ruas da região. Ednalva encerrou sua participação nas competições de atletismo  em 2008.
Link desta matéria,

 

Veja agora Ednalva Rita se emocionando ao falar do racismo e preconceito, na época da visita do escritor Laurentino, colocou a história de Caiana dos Crioulo no seu livro  sobre escravidão.
LInk,
 


No dia 20 de novembro, é comemorado o dia da consciência Negra, em homenagem ao aniversário da morte do guerreiro Zumbi do Quilombo Zumbi dos Palmares de Pernambuco. Zumbi é o símbolo do movimento negro de resistência. O dia 20 de novembro, é feriado São Paulo e no Rio de Janeiro. Outra data importante na história do movimento negro foi a lei Áurea, decretando o fim da escravidão, assinada pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888. Depois de muito tempo, deixaram de comemorar porque a lei Áurea foi a consequência do movimento negro contra a escravidão e não um toque de mágica da princesa Isabel.
Linkn,  

Veja o vídeo.


 

Blog rafaelrag



Nenhum comentário:

Postar um comentário