quinta-feira, 6 de junho de 2019

Calorímetro com material de baixo custo, na disciplina de Instrumentação II, Licenciatura em Física da UFCG campus Cuité, período 2019.1

O professor Rafael Rodrigues UFCG campus Cuité está ministrando a disciplina de instrumentação II do curso de Licenciatura em Física. Nesta disciplina, no momento,o estudante está planejando e executando um projeto sobre Calorimetria.


O calorímetro serve para medir o calor específico de uma substância. O método da mistura da água com um sólido quente, em um recipiente isolado.

Material utilizado: termômetro, haste para agitar a mistura até atingir a temperatura de equilíbrio (Lei zero da termodinâmica). Isopor, algodão, lata, equipamento de aquecimento, água, etc.

O calor recebido é igual ao calor da água mais o calor do calorímetro.

O calor cedido é o calor do sólido quente que queremos saber o calor específico.

Considerando o sistema isolado, sem perda de energia para o meio exterior, de acordo com o princípio da conservação da energia, temos:

Calor recebido=Calor cedido.
Leia mais






Veja um trabalho sobre o Calorímetro



Este trabalho sobre a construção de um calorímetro com material de baixo custo, por Carlos Eduardo e Rogério Rodrigues, UEL, Londrina- PR, foi apresentado no XIII Simpósio nacional de ensino de Física (SNEF), em Brasília. O professor Rafael Rodrigues, participou deste evento, com dez trabalhos desenvolvidos com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências do então campus V da UFPB, em Cajazeiras, em  1999. O trabalho do calorímetro foi publicado no caderno Catarinense de ensino de Física também  1999.
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário